15/10/2014

Resenha - Até Que Eu Morra


Nome: Até Que Eu Morra
No Original: Until I Die
Autor (a): Amy Plum
Tradutor (a): Martha Argel
Páginas: 432
Editora: Farol
Comprar: Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Nesse segundo livro da trilogia Revenants, Kate e Vincent estão finalmente juntos em Paris, a cidade das luzes e do amor. Mas esse amor carrega uma questão que não pode ser ignorada: como eles poderão permanecer juntos se Vincent não resistir a se sacrificar para salvar outros mortais? A promessa de levar uma vida normal com Kate significa deixar que pessoas inocentes morram? Quando um novo e inesperado inimigo se revela, Kate descobre que há muito mais coisas em risco... e que até mesmo a imortalidade de Vincent pode estar ameaçada. 

Antes de a Farol lançar a trilogia aqui no Brasil era curiosa a respeito da história apresentada por Amy Plum apenas pela ambientação, mas depois de ler o primeiro livro me apaixonei não só pela mitologia da trama como também pelo casal de protagonistas e seu romance. Amy Plum retorna nessa continuação com uma história ainda mais gostosa, que surpreende o leitor com viradas inesperadas e a expansão do universo dos Revenants. Conheçam.

Kate não poderia estar mais feliz ao lado de Vincent, desde de que derrotara Lucien vinha treinando lutas e combate com Jules, Charlotte e os outros. Finalizando mais uma das sessões Vicent conta que ela terá sempre um deles a acompanhando. Desde que o líder dos Numa foi morto o silêncio tem sido total. Nenhum ataque, nenhum avistamento. Jean Baptiste estava precisando de Vicent mais do que nunca, ele é o braço direito do líder dos Revenants e com o silêncio dos Numa os dois estão estudando todas as possibilidades. Quando Vicent conta que Jean Baptiste convidou dois dos mais antigos Revenants que existe, e profundo conhecedores dos Numa, Kate fica apreensiva. É estranho lidar com Arthur e Violette, os dois parecem novos, mas têm séculos de vida e viviam isolados, falam e agem de um jeito antiquado, e para piorar Arthur tem antipatia por humanos, e Kate não consegue perdoar a grosseria que sofre. Já que não pode mais frequentar as reuniões estratégicas graças a Arthur, Kate começa a pesquisar na biblioteca do avô e na biblioteca de Jean Baptiste livros que falam sobre os Revenants e se algum dia existiu um que tenha voltado a condição de mortal. Desde que o marido de Geneviève morreu, Kate está com a sensação de algo preso na garganta. As fotos dos dois jovens e as fotos que se seguiram, com Geneviève com a mesma aparência e o marido dela cada vez mais velho assustou Kate, trazendo a triste realidade que ela e Vincent veem evitando encarar. Ela é mortal e ele não, ela vai envelhecer, não importa o tanto que eles se amem. Atrás de respostas Kate encontra poucas passagens e um conto interessante sobre um revenant que encontrou uma solução, mas tarde demais. Seguindo as poucas pistas, Kate encontra em Paris algo animador, e ela sabe que Vicent está tentando a semanas algo perigoso e por isso vai lutar pela própria ideia. Porém ao chegar perto Kate terá de encarar uma traição perigosa, o ressurgimento dos Numa e o risco de perder tudo.

É a partir dessa premissa que a história se desenrola e ainda estou sem palavras com o final do livro. Eu sabia que esse livro seria assim, um daqueles impossíveis de ler sem ter o terceiro em mãos, por isso quando recebi o livro de surpresa fiquei triste e feliz ao mesmo tempo. É uma história que vai deixar o leitor com o coração na mão. A narrativa continua deliciosa de se acompanhar e através da voz de Kate acompanhamos suas buscas por respostas. Não consigo nem imaginar está na situação em que ela se encontra e também faria todo o possível e o impossível para encontrar uma solução. Amy Plum mais uma vez me surpreendeu com os rumos perspicazes que a história toma. Enquanto o leitor segue Kate nas entrelinhas se desenvolve uma trama de traição reveladora e somos pego de surpresa com a trama intricado ao final pela autora.

Adorei ao final ver como Plum montou a trama preparando o terreno para o terceiro e último livro. Deixando o leitor em suspenso com a trama de Kate e com a trama dos Numa. Preciso saber o que vai acontecer! Estou curiosíssima para ver como as tramas vão se ligar e o que vai acontecer com Vincent e Kate. Os dois como casal são ótimos e mesmo eu, que não gosto de história com muito foco em um casal estou apaixonada com a história dos dois. É impossível não ser cativado pelos dois, em plena Paris, com belas descrições a ambientação é vívida, tornando impossível não sorrir com o casal. Todo o clima da história tornou o final ainda mais doloroso do que seria. Como a autora vai sair da situação eu não sei, mas estou morrendo pelas respostas. Será isso? Será aquilo?

Leitura rápida, instigante e gostosa. Uma história de premissa única, com uma mitologia própria criativa e rica, com foco não só no romance, mas também nos conflitos dos dois grupos. Amy Plum criou uma história apaixonante, que mostra como dramas de amor ainda podem ser ricos e bem construídos. Adoraria ver a história de outros Revenants ganhar livros, trilogias próprias. É um mundo muito rico para só aparecer uma vez. A edição da Farol está ótima, fonte agradável, e capa bem adaptada. Uma pena que não fizeram a jacket como fizeram no livro um. Adoraria ver os três livros com a jacket do primeiro. A história ficaria linda no cinema, possível até imaginar o clima da história. Recomendado a todos que procuram uma trilogia jovem adulto de história rica, interessante e apaixonante. Seja pelo casal de protagonistas, seja pela mitologia dos revenants, que é única e inovadora. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Revenants - Amy Plum
1- Morra Por Mim
2- Até Que Eu Morra
3- If I Should Die

2 comentários:

  1. Gosto de livros assim que não são tão focado no romance e mais no relacionamento dos personagens.

    P de Paranoia

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu não curti muito o primeiro livro? Teve muito romance, e eu queria saber mais sobre ação e a mitologia da trama, como você disse. Não achei o livro ruim, mas só me decepcionei um pouco mesmo. Espero que esse segundo me anime mais! Pois achei interessante o que a autora criou, sabe?
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.