11/03/2014

Resenha - Vortex


Nome: Vortex
No Original: Vortex
Autor (a): Julie Cross
Tradutor (a): Denise C. Rocha Delela
Páginas: 384
Editora: Jangada
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Jackson Meyer agora é um agente secreto da Tempest, a misteriosa divisão da CIA responsável por oferecer proteção contra todas as ameaças relacionadas a viagens no tempo. Preso no passado após a tentativa de salvar Holly, ele tenta apagá-la da sua vida para não colocá-la em perigo. Mas o Eyewall, um departamento rival da CIA, descobre sua antiga ligação com Holly, colocando novamente em risco a vida dos dois, assim como a de seus parceiros. Eles irão descobrir que a realidade em torno deles é muito diferente do que pensavam.

Quando li o primeiro livro minhas expectativas eram altas por causa da história que a sinopse prometia. Viagem no tempo é um dos meus temas favoritos e por isso quando li o primeiro livro fiquei muito surpresa com a forma que a autora desenvolveu a história e para este segundo estava esperando algo parecido. Porém mais uma vez a autora surpreende o leitor, mudando o tom da trama e alterando elementos Julie Cross mostra que sua trilogia é mais do que jovem adulta. Intrigas, mentiras e sacrifícios em meio a muita ação e tensão.

Jackson acaba de fazer um salto completo para outra linha temporal, sacrificando seu namoro com Holly e sua amizade com Adam para mantê-los a salvo de pessoas interessadas em usá-los contra ele. Depois de uma longa conversa com seu pai, Jackson está decidido a entrar no Tempest. Ele sabe do risco de ficar sob o comando do comandante Marshall, mas ele precisa fazer isso. Treinando com um grupo de agentes que não o respeita e pensa que ele só está lá porque seu pai é um dos agentes chefes, Jackson passa por seções brutais de exercícios e testes, enquanto mantém seu segredo de todos. O grupo não sabe que ele pode viajar no tempo e tudo o que Jackson sabe sobre os Inimigos do Tempo ele não pode compartilhar. Cada grupo de agente tem sua especialização e o comandante Marshall faz questão de manter todos no escuro. Depois de testes que provocaram suspeita no grupo de agentes e que também mostrou as habilidades de todos o Jackson com sua parceira Kendrick, junto de seu pai e mais dois agentes do grupo são designados para uma missão da Alemanha que quase termina em morte e quando todos são encaminhados a Nova York sob circunstâncias suspeitas, Jackson, Stewart e Kendrick precisam entender o que está acontecendo. Existe um traidor entre eles? E quem é esse novo grupo de agentes que estão contra eles? Até onde vão os poderes de viajante do tempo de Jackson?

É a partir daí que a trama desse segundo livro se desenrola. Partindo da entrada de Jackson no grupo de agentes Tempest a autora desenvolve a trama central da trilogia de forma fabulosa. Mudando o tom, Cross amadurece os personagens e o quadro geral, tornando-o mais intricado e cheio de meandros, conseguindo uma história mais focada nas viagens no tempo e nos problemas decorrente delas do que no romance e nas relações como muitas trilogias, mostrando assim que sua história é mais adulta do que aparenta. A narração em primeira pessoa é bastante fluida e ágil, sendo Jackson um narrador bem interessante, suas dúvidas e ânsias enriquecem a trama e a autora foi muito perspicaz ao unir esse lado emocional a uma trama de mentiras e luta por poder.

A reação do protagonista diante de alguns acontecimentos me conquistou, revelando mais do que eu esperava. Jackson melhora muito nesse segundo livro e o acréscimo de personagens como Kendrick e Stewart foi ótimo. O que mais gostei nessa continuação foi o quanto a trama ficou intricada e rica, Cross revela pistas interessantes, surpreende com reviravoltas e passagens imprevisíveis. Estou muito curiosa para saber o que acontece depois dos acontecimentos do final do livro. Fim que ao mesmo tempo que amarrou algumas pontas deixou mais desdobramentos inesperados no ar, que deixaram tanto Jackson quanto os leitores surpresos.

Leitura rápida, instigante e com trama que cresce a cada capítulo. Julie Cross consegue um segundo livro ainda melhor que o primeiro e uma história de viagem no tempo coerente, que explora detalhes pouco vistos na literatura. A forma que ela construiu as viagens no tempo me lembra séries que eu amo e estou ansiosa pelo último livro. A edição da Jangada está ótima, desde a fonte até a tradução. Recomendada a todos, é uma história que agradará aos jovens e surpreenderá os fãs de ficção-científica tradicional. Ação, elementos e mitologia bem construídos, bons personagens e trama intricada. Leiam! Até mais!

Trilogia Tempest - Julie Cross
1- Tempest
2- Vortex
3- Timestorm

6 comentários:

  1. Já estava louca pra ler agora quero mais ainda.
    Obrigada pela resenha!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, já tinha visto falarem do livro, mas nunca tive a chance de ler uma resenha, pelo jeito você gostou mais desse mesmo, eu gostei do que disse do protagonista e da história, não costumo ler muita coisa sobre viagem no tempo, mas me interessei, mais adulto e menos jovem é bem diferente de se ver. Gostei da resenha.

    Beijos, Camis

    ResponderExcluir
  3. A trilogia tá na minha lista de leitura urgente, preciso ler antes que saia o terceiro, e preciso comprar esse logo, eu adoro o tema e adorei saber que é mais adulto, que o protagonista não é adolescente, adorei saber que o segundo é melhor, geralmente não é, pena que as capas são diferentes mesmo. Adorei a resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler essa trilogia e espero poder fazer isso em breve, principalmente agora que li sua resenha e me deixou com muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  5. Quase nunca li viagem no tempo e adorei a resenha do primeiro, agora essa me deixou mais curiosa ainda, ainda mais que a trilogia parece mais série, achei bem legal o que disse na história. Tá na lista de desejados. Bjo para ti!

    ResponderExcluir
  6. Eu li tempest em pdf e amei, não parei até terminar, quando cheguei ao final foi um choque pra mim, não sabia que era trilogia, apenas imaginava que teria sequência sim , porém ainda não lançada no Brasil. O desespero agora é saber que não tenho dinheiro pra comprar ainda mais com tantos livros na lista de compras.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.