23/10/2013

Resenha - Os Adoráveis


Nome: Os Adoráveis
No Original: Adorkable
Autor (a): Sarra Manning
Tradutor (a): Ronaldo Luís da Silva
Páginas: 384
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Jeane é blogueira. Seu blog, o Adorkable, é um blog de estilo de vida — na verdade, o estilo de vida dela — e já ganhou até prêmios na categoria “Melhor Blog sobre Estilo de Vida” pelo e Guardian e um Bloggie Award. Adora balas Haribo, moda (a que ela cria, comprando em brechós) e colorir (ou descolorir totalmente) os cabelos... Cheia de personalidade e meio volúvel, ainda assim Jeane é bacana — mesmo nos momentos em que se transforma numa insuportável... Mas, certamente, ela não olharia duas vezes para Michael. Porque Michael é o oposto de Jeane. Ele é o tipo de cara que namoraria a garota mais bonita da escola. E compra suas roupas na Hollister, na Jack Wills e na Abercrombie. Além disso, diferente de Jeane, que é autossuficiente, Michael é completamente dependente do pai, o Clínico Geral que condena açúcar, e ainda permite que sua mãe compre suas roupas! (Embora, para Jeane, o pior mesmo sobre Michael é que ele baixa música da internet e nunca paga por isso.) Jeane e Michael têm pouco em comum, além de algumas aulas e uma maçante dupla de “ex” — Scarlett e Barney. Mas, apesar disso, eles não conseguem se desgrudar desde que ficaram pela primeira vez.

Desde que soube que a Novo Conceito lançaria o livro fiquei bastante curiosa com o tema do livro e com a versão de título que a editora usaria, afinal o original "Adorkable" não tem uma tradução oficial. Quando vi o livro entre os lançamentos de setembro fiquei bastante feliz com o resultado. A capa e o título sofreram apenas pequenas alterações e finalmente poderia conferir a escrita de Sarra Manning, que muitos elogiavam. A história é um jovem adulto diferente, com pitadas extras de criatividade e personalidades contrastantes, que conta uma história de amadurecimento, preconceitos e aceitação.

Jeane além de diferente leva uma vida que os que vem de fora pensa ser maravilhosa. Jeane mora sozinha desde que a irmã se mudou para os EUA e cuida de sua própria marca, a Adorkable. Além de gerenciar um blog e ter milhares de seguidores no twitter, Jeane é consultora de tendências e a Adorkable é uma marca que a cada dia ganha mais destaque na mídia. Mas por trás disso Jeane é sozinha. Com seu estilo que choca as pessoas tidas como normais Jeane não tem quase amigos nenhum e se não fosse pelo seu namorado Barney isso continuaria assim. Tudo porque Barney, recém tirado das sombras por Jeane está, por mais improvável que pareça apaixonado por Scarlett, namorado de Michael Lee, o atleta bonitão e clichê que todas as garotas querem ao seu lado. Michael Lee não quer nem conversa com Jeane, sempre a achara irritante, com seu olhar superior, suas roupas chamativas e seus cabelos horrendos. Ele não consegue acreditar no absurdo que é ser dispensado por Scarlett por alguém como Barney. Para piorar não consegue evitar Jeane e em uma sequência irritante de acontecimentos Jeane é obrigada a trocar cada vez mais palavras com Michael. Se odiando mutuamente e trocando farpas a cada encontro Jeanne e Michael verão a situação mudar depois de um mal fadado acidente. Michael começa a perceber que por trás da fachada durona e excêntrica de Jeane existe uma garota solitária e adorável assim como Jeane percebe que talvez haja esperança para Michael Lee, talvez ele não seja o atleta sem cérebro com roupas de marca que ela pensou antes...

Quando Michael e Jeane começam a se odiar de uma maneira nada convencional a trama muda e a partir daí mergulhamos na vida dessas duas pessoas tão diferentes e tão semelhantes ao mesmo tempo. Sarra Manning construiu uma história afiada e bem-humorada, com personagens vívidos e críveis, que desenvolvem uma história sobre o mundo difícil que os jovens vivem. Ao nos apresentar Jeane, uma garota que faz de tudo para ser diferente a autora nos mostra o outro lado da moeda. A diferença entre ser diferente e querer ser.

Jeane é inteligente e peculiar, mas em toda sua estranheza Jeane também é preconceituosa e tende a se achar superior aos outros. Ela representa o diferente, aqueles que não se encaixam no padrão, mas também cai no erro daqueles que tanto a olham torto. E com Michael Lee começa a se perguntar o quão diferente ela realmente é. Afinal os primeiros a serem julgados e tachados deveriam ser os últimos a apontar o dedo e torcer o nariz para os demais não é? Entre idas e vindas, diálogos ácidos e um humor depreciativo a autora consegue discutir um lado que muitos não enxergam. Só porque você é diferente, só porque você tem seu próprio estilo e não liga para o que os outros pensam pode julgar à revelia? E é ao desconstruir a vida que encontramos redenção, crescimento e respostas. Jeane vê sua vida desmanchar. A fachada de felicidade e adorkabilidade que ela cuidadosamente construiu começa a ruir quando dúvidas e acontecimentos inesperados tiram a estabilidade de sua vida. E a única pessoa que surge em meio a triste realidade é Michael Lee.

Leitura rápida, que ensinará ao leitor que quase nunca somos aquilo que pensamos ser. Sarra Manning tem uma prosa deliciosa e cortante, a narração é dividida em dois pontos de vistas, que mesmo com suas diferenças soam tão afiados quanto. Descrições precisas compõem o cenário e a evolução cadenciada permite uma imersão completa nos meandros da vida de Jeane. A edição da Novo Conceito está ótima, fonte boa e capa adaptada com fidelidade. Se adaptado a história renderia um filme único, com um visual bastante inovador. E em tempos de divergências e bullying nos colégios um filme tratando de diferenças e aceitação da forma leve como a história de Jeane seria perfeito. Recomendado a todos que procuram um jovem adulto diferente, que impressiona e diverte. Uma escrita forte e ótimos personagens, que cativam os mais variados sentimentos no leitor. Leiam e se surpreendam! Até mais!

16 comentários:

  1. Vi muita gente reclamando da capa, mas eu pessoalmente não achei tão ruim assim.
    Estou doida para ler, pois já vi várias resenhas positivas! A sua é mais uma!!

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu estava bem curiosa para ler o livro, mas nem sabia ao certo do que se trava e lendo a resenha a história pareceu diferente do que eu esperava. Não sei sabe, gostei do que disse da Jeane e do Michael e de como tudo acontece, mas ainda esperava mais romance nerd do que tudo. Ótima resenha, quem sabe leio um dia. Beijo para ti!

    ResponderExcluir
  3. Esse é outro livro que quero muito ler, deve ser divertido ver toda essa problemática e o desenrolar dela e solução, entre os personagens.

    ResponderExcluir
  4. Que sensação boa foi ler essa resenha por que realmente mostrou o seu ponto de vista e mais sobre o livro. Essa capa é super doce e o livro me da expectativas muito boas, quem saiba eu o ganhe no meu niver que está chegando.

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Uma leitura muito gostosa, que nos diverte e nos faz refletir. Um casal apaixonante, que me conquistou.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Não gostei da capa... :\
    Seria interessante uma adaptação para o cinema.

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Achei a capa bem simples mas é bonitinha. a história me parece ser bem leve e bem humorada. Espero ter a oportunidade de vir a ler. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  8. Vi algumas resenhas positivas do livro e outras negativas, e confesso que ainda não me decidi sobre ler ou não ler :S
    Quem sabe né...

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. A capa não é ruim =/ Acho que combina com a proposta.
    Eu tenho o livro aqui e lerei em breve, pois li a sinopse e achei bem simpática a história em si. Enfim, li várias resenhas positivas e que citam o quão divertido é, gosto de livros assim depois de uma leitura mais intensa. Lerei =D

    ResponderExcluir
  10. Parece ser uma historia bem divertida e engraçada, com algumas pitadas de romance não muito meloso, que é do jeito que eu gosto. Me interessei pelo o livro a partir do momento em que vi sua capa tão criativa, e pelo estilo da menina, que parece não ligar para nada mesmo, pois não é todo mundo que sai na rua com umas roupas dessa. Em resumo o livro parece ser bem bacana, ainda não conheço nenhum trabalho da autora, mas espero realmente futuramente conhecer melhor.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Sabe quando vi que esse livro eu não senti nenhum interesse, achei que era mais um entre tantos, depois que li sua resenha penso em dar uma chance.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu não gostei da capa e quando li a sinopse não me interessei muito, mesmo lendo sua resenha, que está ótima, não me apeguei ao livro, penso que se eu encontrar que alguém que tenha emprestarei.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá, Yas! Mais uma resenha positiva que vejo em relação a "Os Adoráveis", e mais uma vez, minha curiosidade só aumenta. A única coisa que me desagradou um pouco foi a capa (pois prefiro a original), mas a história aparenta ser super divertida e nos faz perceber que ser você mesmo é sempre a resposta. Beijocas.

    ResponderExcluir
  14. Amei a resenha, não curti muito a modelo da capa, mas gostei de tudo o que disse, parece super divertido e bem atual, cansada de histórias YA que não são com cenários atuais. As editoras precisam correr para lançar os livros ou então os temas vão ficando tudo desatualizados. A NC acertou em cheio com esse. Adorei tudo o que disse e amei a resenha! Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu sempre tenho minha opinião de que os livros da Novo Conceito são ótimos, e pela tua resenha, Yasmin, parece que mais uma vez ela atende minha expectativas. A capa não é A Capa,. mas acho que condiz com a história diferente, autentica, e com a personagem. Eu ia gostar se tivesse continuado o titulo original da obra, seria bem interessante. É um livro jovem adulto que parece ser completo, romance, drama, comédia, seriedade, abordando assuntos sérios de uma forma gostosa, pois por trás de uma pessoa triste ou de uma pessoa feliz sempre há alguém escondido, e esse livro parece revelar por trás de cada um, e claro que com um casal fofo envolvido. Acredito que os dois se ajudem nessas descobertas. Com certeza é uma leitura que eu apreciaria,e o livro está na minha listinha de quando eu ficar rica e poder comprar todos os livros divos :*

    ResponderExcluir
  16. Apesar de achar o povo da capa horroroso resolvi dar uma chance porque desde que soube que o livro seria lançado aqui no seu blog fiquei muito curiosa, o tema que a autora aborda é super atual e pelo que disse super bem desenvolvido e as personagens perfeitas. Adorei a resenha e estou super curiosa para ler. Beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.