17/10/2013

Resenha - Liberta-Me


Nome: Liberta-Me
No Original: Unravel Me
Autor (a): Tahereh Mafi
Tradutor (a): Bárbara Menezes
Páginas: 448
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Liberta-me é o segundo livro da trilogia de Tahereh Mafi. Se no primeiro, Estilhaça-me, importava garantir a sobrevivência e fugir das atrocidades do Restabelecimento, em Liberta-me é possível sentir toda a sensibilidade e tristeza que emanam do coração da heroína, Juliette. Abandonada à própria sorte, impossibilitada de tocar qualquer ser humano, Juliette vai procurar entender os movimentos de seu coração, a maneira como seus sentimentos se confundem e até onde ela pode realmente ir para ter o controle de sua própria vida. Uma metáfora para a vida de jovens de todas as idades que também enfrentam uma espécie de distopia moderna, em que dúvidas e medos caminham lado a lado com a esperança, o desejo e o amor. A bela escrita de Tahereh Mafi está de volta ainda mais vigorosa e extasiante.

Desde que li o primeiro livro estava curiosa e temerosa pela continuação. Se por um lado a distopia criada por Tahereh Mafi tinha tudo para ser uma das melhores do gênero por outro corria o risco de cair no mesmo erro de tantas, investir mais em romance do que na própria distopia. Portanto assim que o segundo livro chegou comecei a ler e em menos de um dia tive a resposta. Já faz alguns meses que li, e me perdoem por ter protelado uma resenha que já estava pronta. Na continuação da história de Juliette a autora entrelaça a construção da trama ao desenvolvimento dos personagens, surpreendendo quem esperava por apenas um lado da história.

Já faz um tempo que Juliette está vivendo no subterrâneo, no Ponto Ômega, mas ela ainda não se sente totalmente à vontade. Ainda se ajustando ao seu novo traje Juliette ainda se sente deslocada, sem pertencer verdadeiramente ao lugar, ainda mais quando Adam começa a ter reações estranhas e sem causa. Juliette acredita que seu toque o está fazendo mal. Ele pode ser imune ao seu toque mortal, mas ainda assim Juliette o enfraquece. Lutando contra os próprios sentimentos ela precisa se afastar dele e focar em treinar, para poder ajudar na luta contra o Restabelecimento. Ao lado de Kenji precisa aprender a lutar e principalmente a confiar nas pessoas. Mesmo querendo ajudar Juliette sente que está tão presa quanto antes. Quando uma incursão ao exterior a deixa frente a frente com Warner, Juliette não entende bem a cena que presencia. Warner está a caçando pessoalmente. Ela precisa odiá-lo com todas suas forças afinal ele a queria como uma arma. Porém quando os planos de Castle trazem Warner para sua companhia ela acha difícil odiar a pessoa que começa a conhecer. E Warner tem muito mais do que aparenta. Seus segredos e as relações de seu pai podem mudar o rumo da vida de Juliette, Adam e todos os outros. Aaron Warner não é quem Juliette pensou que fosse, Adam também não é. As intenções de Castle a surpreendem. E em uma sequência de surpresas e reviravoltas Juliette precisa aceitar quem ela realmente é se quiser algum dia viver em paz. Ela precisa mais do que vencer o Restabelecimento.

A partir dessa premissa conhecemos mais do que o mundo criado pela autora. Mergulhamos na personalidade de cada personagem e na rede que Tahereh Mafi criou em torno deles. Ligando seus protagonistas de formas inesperadas e investindo em uma narrativa mais psicológica, carregada de tensão e suspense a autora desenvolve com um ritmo pulsante a história de Juliette. A garota que foi quebrada tantas vezes pela vida, mas que resistiu a todas as intempéries. A maneira como a autora conduziu as descobertas da personagem e sua relação com todos ao seu redor mostra que essa é uma distopia sustentada por personagens. Com um lado psicológico mais bem definido onde emoções e sentimentos podem definir o futuro de muitos.

O que fica é a impressão de que é a partir do crescimento de Juliette que virá a resposta para derrotar o comandante Anderson. Depois de tanto sofrer na vida Juliette só será a força que seu poder sugere quando aceitar a si e durante o desenrolar da história fica claro que esse era um dos objetivos da autora. Entrelaçando um forte diálogo entre Juliette e Warner a autora pouco a pouco revelou pontos importantes da trama que fortalecem o universo criado, amarrando pontas e deixando no ar perguntas que vão deixar até o menos curioso muito ansioso pelo próximo livro. A prosa de Mafi é rica e cadenciada, precisamente intensa e fria. Sendo esse um dos pontos mais admiráveis da história, a tenacidade que a autora imprimi em cada passagem. O fim arrebata o leitor com uma sequência de fortes, e deixa o leitor com o ar preso até o próximo livro.

Leitura rápida, instigante, que surpreende e cativa o leitor. Tahereh Mafi sabe usar os sentimentos e suas variações na ambientação transformando a narrativa. Uma distopia que vai além do futuro de desesperança e usa a personalidade dos personagens para construir algo além. A edição da Novo Conceito está ótima, fonte boa, tradução com bom ritmo e capa que tenta ser coerente. Não é linda, mas ao menos casa com a primeira. Adoraria ver a trilogia nos cinemas, ainda mais agora com o grande jogo de palavras e sentimentos que a autora criou em torno dos protagonistas, com segredos impossíveis, mudanças drásticas e diálogos riquíssimos. Recomendado a todos que procuram uma distopia interessante, com personagens que surpreendem e universo rico. Ação, romance, segredos e um misturado de sentimentos pulsantes. Leiam! Até mais!

Shatter Me - Tahereh Mafi
1- Estilhaça-Me
2- Liberta-Me
3- Ignite Me

10 comentários:

  1. Eu gostei da série justamente pelo romance, que apesar de ser um triângulo como todas as outras, deu a impressão de os sentimentos serem mais verdadeiros, sei lá. Eu acho que as cenas de romance (hot) são muito bem escritas e os personagens tem química. Eu sou team Warner \o/

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei o livro também, mas infelizmente achei que a autora enrolou muito no enredo.

    Otima resenha =)
    bjs

    http://pensamentosdapoetisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já li várias resenhas e comentários sobre esse livro e sempre leio coisas positivas sobre a série e em espeial sobr esse livro. Pretendo ler esse e os outros livros da série.

    ResponderExcluir
  4. Não li ainda, esperando a série ser lançada toda para iniciar.
    Mas, tenho lido muitos pontos positivos da série até agora, e espero que tenha um final condizente. Estarei acompanhando as resenhas.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro a trilogia, ok só li o primeiro até agora, mas depois dessa resenha fiquei mais curiosa ainda para ler esse e confesso que desde o início eu preferi o Warner ao Adam portanto vou amar o livro dois com certeza! Ótima resenha, beijo!

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não comprei o Estilhaça-me para ler, mas quero muito! Mas estou achando que vou esperar o terceiro sair, pra comprei a trilogia de uma vez sabe hahaha, pra não ficar curiosa :P
    Ótima resenha

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho o livro e quero ler logo, já que Estilhaça-me é um dos meus favoritos.
    Mas vi alguns comentários negativos sobre a Juliete, do comportamento dela que metade do livro ela passa reclamando, kKKKK Então estou adiando mais um pouco, pois não quero me decepcionar com a leitura =/ Que eu tanto aguardei.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nenhum dos livros lançados, mas gostaria muito! O que não me agradou muito nos livros são suas capas, o primeiro nem tanto, porém o segundo. Fico contente que a capa tem alguma coisa a ver com a história e que a continuação continua boa e que te surpreendeu.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Quando vejo "Liberta-me" em qualquer lugar, só consigo pensar em: Warner, Warner, Warneeeer. Hahaha. Sério. Fiquei tão apaixonada pelo personagem nesse segundo livro, que por mim, Adam poderia explodir em mil pedacinhos e eu não ligaria nem um pouquinho (Amanda em versão má). Estou roendo todas as unhas aguardando o último volume da trilogia, e torcendo pra que a tia Tahereh dê um final feliz pra Juliette e Warner. Além do mais, super concordo com você: adoraria ver essa história nas telonas. Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler, mas também quero esperar o terceiro, desde que li o conto ando igual as outras leitoras suspirando pelos cantos pelos Warner, impossível não torcer por ele e ainda mais que cai na asnice de ler só o final de Liberta-me, que culpa eu tenho? Estava ansiosa e li só o fim, e apaixonei ainda mais! Espero que a NC lance o próximo logo e com uma capa bem bonita! Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.