17/09/2013

Resenha - Livro Perdido


Nome: Livro Perdido
No Original: Shadowcry
Autor (a): Jenna Burtenshaw
Tradutor (a): Dilma Machado
Páginas: 296
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A história apresenta a corajosa Kate Winter. Disposta a arriscar a própria vida para resgatar seu tio da ilha de Albion, tomada pela guerra, a jovem heroína se defronta com o perigoso assassino Silas Dane. Ao descobrir que Kate é um dos Dotados – pessoas com a rara habilidade de ver através do véu que existe entre a vida e a morte – ele está determinado a usá-la para acabar com seu pesadelo pessoal. A única saída para Kate, para aqueles que ela ama e até mesmo para Albion, é encontrar um livro perdido chamado Wintercraft.

Soube que a Rocco lançaria a Wintercraft no começo do ano e desde então todo mês recebia ansiosa a lista de lançamentos da editora esperando pela história criada pela britânica Jenna Burtenshaw. Por isso fiquei imensamente feliz quando em agosto o livro surgiu na lista de lançamentos. Todos aqui já sabem que tenho uma coisa sincera por histórias criadas por autores britânicos. Tudo, desde as influências até os costumes, refletem na escrita e nas histórias. Com Jenna Burtenshaw não foi diferente. Um primeiro livro fascinante e envolvente, mais denso do que aparenta que vai conquistar os leitores.

A história começa nos apresentando Kate Winter e seu tio, Artemis Winter. Os dois vivem em Morvane na pequena livraria da família. Albion estava em guerra há tanto tempo que a população já não se lembrava do motivo. Todos viviam sobre a sombra constante do Conselho Superior, com medo de serem os próximos levados para lutar na guerra. Em Morvane fazia tanto tempo que os Guardas não apareciam que as pessoas começaram a ficar relaxadas, crentes que estava distante demais e a salvo. Mas não Artemis. Ele vivia tenso, com medo de que eles voltassem. Há dez anos os pais de Kate foram levados. Os Guardas não estavam apenas procurando soldados, a ordem do Conselho Superior era encontrar principalmente os Dotados. Pessoas com poder de enxergar através do véu que separa a vida e a morte, essas pessoas podiam curar, algumas prever o futuro, enxergar através dos olhos dos outros, reviver lembranças e o poder mais tenebroso de todos, reviver os mortos. A família Winters sempre foi uma das linhagens mais poderosas, e com os Dotados diminuindo a cada geração o Conselho quer pôr as mãos em Kate e em sua poderosa linhagem. A última Winter com o dom. Silas Dane é que a captura depois de destruir a livraria e levar seu tio. Silas é o homem mais temido de Albion, executa as ordens do Conselho, mas quer Kate pelos seus próprios interesses. Quer o livro que remonta a gerações da família, o Wintercraft, e não medirá esforços para consegui-lo. Contudo as intenções de Sila não são as piores que Kate terá de enfrentar em Fume, a tenebrosa e luxuosa capital de Albion...

A história de Kate se desenvolve a partir dessa premissa e um dos maiores méritos da autora é a ambientação da história, um cenário fascinante, rico em detalhes e elementos que transformam a história, que apesar de remeter a fantasia possui fortes elementos vitorianos que remetem ao steampunk. O ritmo narrativo fluido e pontuados por descrições precisas, que enriquecem o tom da história, tudo aliado a uma trama interessante e criativa, que instiga o leitor capítulo a capítulo atrás de respostas. Junto com Kate descobrimos novas perguntas e respostas em uma trama imersiva e sombria. A premissa desenvolvida pela autora é cheia de surpresas, e os elementos da mitologia são muito criativos me lembrando em alguns momentos da trilogia Abhorsen do autor Garth Nix, que está entre minhas favoritas.

Burtenshaw é extremamente cuidadosa com a composição do mundo, detalhes como o trem Noturno, a cidade de Fume e suas características não ajudam apenas a compor o cenário, como a história de Albion, enriquecendo a história e revelando partes do passado que ajudam a entender a história de Kate, sua família e todos os outros. Os personagens é outro ponto que merece nota, Kate é inteligente e crível, fugindo do estereótipo que vemos muito em livros juvenis. Perdeu tudo o que lhe era caro e segue em frente para salvar o que restou. Já Silas é surpresa do começo ao fim, mesmo com tudo indicando uma coisa ainda é possível ver nas entrelinhas uma sutil ambiguidade. Sendo muito bem construído assim como os secundários. A medida que a história evolui a trama ganha em ritmo levando a um desfecho tenso, cheio de ação que vai surpreender o leitor.

Leitura rápida e instigante que entra para as favoritas. O mundo apresentado por Jenna Burtenshaw nesse primeiro volume do que deve ser uma trilogia é rico e marcante, cheio de boas surpresas e um ambiente imersivo, rico que utiliza elementos interessantes mesclados a personagens que vão conquistar e surpreender o leitor. A mitologia criada pela autora é criativa, mais densa e complexa do que pode parecer. A edição da Rocco está ótima, fonte agradável, diagramação bonita e capa mantida. Adoraria ver o mundo criado pela autora no cinema, renderia um filme lindo e muito bom já que a trama é bem criativa e interessante. Recomendado a todos que procuram uma trilogia com mitologia diferente, ótimos personagens, ambiente sombrio e rico. Leiam, se encantem e surpreendam com a história de Wintercraft e o véu que separa os mundos. Até mais!

Os Segredos de Wintercraft - Jenna Burtenshaw
1- Livro Perdido
2- Guardiões Sombrios
3- Legacy

35 comentários:

  1. O universo mágico é sempre encantador, quando bem construído e bem detalhado sem dúvida fica mais envolvente ainda. Pelo que li aqui o livro parece ótimo!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Literatura fantástica em regra é muito interessante! Quando é bem desenvolvida e com detalhes cuidadosos fica melhor ainda. Pelo que li aqui o livro é ótimo...

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! Tinha visto a capa e achado interessante, agora vendo o tema fiquei mais curiosa ainda, você ainda fala do Nix que é um autor que quero muito conhecer mais livros, concordo no que fala dos livros britânicos serem diferentes, adorei a resenha, o mundo e tudo, já na lista. Ótima resenha, beijo!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro encontrar novas séries de fantasia, seja juvenil ou não, e pela resenha essa é uma das que vai ser favoritas, gostei do que disse do cenário e do mundo, ótimo saber que é criativo e não repete o mesmo padrão, a personagem para ótima, gostei muito da resenha e a capa é linda. Abs!

    ResponderExcluir
  5. Ah, parece ser muito bom essa série. Espero que fique na trilogia, vou acompanhar em resenhas e assim que tiver no último livro começo a leitura, quem sabe a autora não pira e torna uma série de 10 livros, por isso vou esperar...

    ResponderExcluir
  6. Boa trama, já adorei ver só com a sinopse e pela resenha parece ser um livro bom. Se for de virar favorito mesmo então com certeza é uma ótima pedida. Queria ver mais dele.

    ResponderExcluir
  7. Vou seguir sua sugestão, pois gostei do enredo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha Yasmin..ja tinha lido a sinopse dele e achei bem interessante..mas sua resenha me convenceu. Mas acho que vou esperar o lançamento dos próximos livros..não quero correr o risco de morrer de catapora pela continuação ;)

    ResponderExcluir
  9. Adooooreeeiiiiiii, estou super curiosa e quero saber qual é o poder da Kate. Estou pensando em comprar e morrer de ansiedade pelo livro depois kkkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha. Eu adoro livros assim, e esse só pela sinopse já tinha me interessado, mas depois de ler a resenha já coloquei nos desejados do skoob ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha! Estava muito curiosa a respeito do livro e tudo que disse me deixou morrendo de vontade de ler, já tinha visto você falar da trilogia então adorei ver a resenha por aqui, o cenário é o meu tipo e a mitologia diferente me deixou curiosa. Adorei, bjo!

    ResponderExcluir
  12. Maldição, mistério... adorei!!! Fico muito empolgada quando leio resenhas positivas sobre trilogias, séries e sagas, curto muito. Fico achando que falta estória quando é um livro só e acabou, haha... Este já está na lista!!!

    ResponderExcluir
  13. Queria muito saber mais sobre o livro e tenho lido resenhas sobre ele, enquanto não o compro para ler.

    ResponderExcluir
  14. Pena que a Rocco demora lançar a sequência dos livros, há livros que já até desisti de comprar em português.
    Quando ela lançar, todos dessa série eu leio, até então só acompanho resenhas. Mas, é um livro que quero ler, não o conhecia, obrigada por apresentar.

    ResponderExcluir
  15. É uma trilogia né? gostei muito da resenha desse livro, e quero muito ler ele, parece ser muito bom mesmo, espero ter a oportunidade, e que dom é esse hein, eu não sei se iria querer ter ele não, adorei a resenha e já estou ansiosa pela leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. A Rocco parece que é profissional em criar fantasias espetaculares.
    Pela resenha e sinopse já me despertou bastante interesse.

    @GlaucioMarcos
    facebook.com.br/glauciocesarmarcos
    glauciocesarmarcos@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. estou bem curiosa e super doida pra ter esse livro.

    ResponderExcluir
  18. Gostei bastante que ele quando você disse que ele vai conquistar os leitores, pois eu só gosto de livro assim, que eu leio por prazer e me deixar com um gostinho de quero mais, espero realmente que este livro me conquiste e me deixe preso do começo ao fim, a capa é bem misteriosa, é bem legal e bonita. A sinopse também ficou bem bacana, espero lê-lo futuramente!

    ResponderExcluir
  19. Parece ser muito bom. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  20. Nossa, esse livro deve ser perfeito ! Deve ser bem interessante, e aquele que vs não consegue esperar até amanhã para ler o próximo capítulo .

    ResponderExcluir
  21. Não tinha lido nada a respeito desse livro ainda, mas sua resenha me interessou...
    O livro parece ser bem legal, cheio de aventura e ação...

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha. Ainda não li o livro e estou pensando em comprar. Fiquei bastante interessada na história.

    ResponderExcluir
  23. Heeey
    Adorei a resenha, parabéns :)
    Achei uma historia bem interessante e diferente, to ansiosa para ler o livro!
    <3

    ResponderExcluir
  24. Adoro livro Fantasia, e esse me parece uma boa saga! Eu achei envolvente só pelas resenhas que já li, acredito que vou amar e estou muito ansiosa para começar a ler *_*

    ResponderExcluir
  25. 1°: adoro livros de fantasia escritos por mulheres
    2° adoro livros de fantasia protagonizado por mulheres
    3° tá na minha lista de desejados antes mesmo de terminar de ler a resenha :)

    ResponderExcluir
  26. É tão bom quando aguardamos ansiosamente por um livro, e quando temos oportunidade de lê-lo, ele consegue não apenas atingir, mas superar nossas expectativas, né?!?!
    Eu gosto bastante de steampunk, e se ele for narrado de uma maneira equilibrada, melhor ainda. Gosto também quando os autores criam seus mundos e mitologias, e nos fazem acreditar que é tudo real. Creio que isso acontece com esse.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  27. Adorei a resenha, o livro parece ser realmente bom, adoro livros com esses temas, fantasias, mitologias, podres, não que não goste também dos que relatam histórias mais reais, enfim, adoraria lê-lo, e gostei por ser uma trilogia, porque se acontecer de eu me apegar muito, ao menos não vai acabar tão rápido, shaush.

    ResponderExcluir
  28. Amei sua resenha, vc conseguiu nos instigar a ler não só esse livro, mas a série toda...adorei a capa, muito linda.. Adoro livros de estilo Fantasia, então esse com certeza vai pra lista dos desejados.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  29. Gostei muito da ideia do livro. De início, imaginei que era algo mais infanto-juvenil, o que não teria problema algum, pois quando as histórias são interessante não importa a faixa etária, então me surpreendi por saber que é algo mais adulto, que tem um enredo mais denso. Como eu gosto de fantasia então é um livro que já está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.