01/05/2013

Resenha - As Aventuras de Pi


Nome: As Aventuras de Pi
No Original: Life Of Pi
Autor (a): Yann Martel
Tradutor (a): Maria Helena Rouanet
Páginas: 376
Editora: Nova Fronteira
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A vida é capaz de pregar cada peça... Tomemos o exemplo de Piscine Molitor Patel, também conhecido como Pi, sim, isso mesmo, igual a 3,14. Um menino indiano de dezesseis anos, filho do dono de um zoológico, vegetariano e... bom... hindu, cristão e muçulmano. Muito bem; pois esse jovenzinho absolutamente normal será lançado numa das maiores aventuras já idealizadas pelo homem moderno, uma luta pela sobrevivência em meio à natureza selvagem e imprevisível do Pacífico. Somos apresentados a esse cativante personagem que subitamente perde tudo - os sonhos, a família, um futuro - após o naufrágio de seu navio. Pois tudo que lhe resta são um vasto oceano, um bote e uma tripulação de sobreviventes composta de uma zebra, uma hiena, um orangotango e um tigre-de-bengala, animais do antigo zoológico. Animais selvagens, ferozes e letais, diga-se de passagem. É uma história e tanto, não é?

Quando recebi a notícia da editora que receberia um exemplar do livro de Yann Martel fiquei surpresa porque a princípio não tinha a menor ideia de conferia história. Sendo bastante sincera estava por conta pelo filme ter galgado um sucesso superestimado perto das outras produções que concorreram ao Oscar, mas segui em frente com a mente aberta. Tinha ouvido diversos comentários sobre como a obra era uma fábula de fé e sobrevivência, mas o que conquista de verdade na história de Pi são os animais e a jornada.

A maioria aqui já deve conhecer a história ou ter visto o filme, eu ainda não vi, e por isso minhas impressões se baseiam no livro sem comparativos. A história começa nos apresentando Pi, um garoto nascido e criado no zoológico da família. Seu nome incomum é graças a um amigo da família que era apaixonado por piscinas. Pi sempre foi diferente, e absorvia o mundo em torno de si. Os ensinamentos involuntários de se viver rodeado de tantos animais, ferozes ou não. Pi também sempre se interessou por religião e não satisfeito se considerava hindu, cristão e muçulmano, estudando e orando com cada uma delas. Mas a vida na Índia naquele período não era fácil e no fim da década de 70 a família Patel estava de mudança. Começariam uma nova vida no Canadá. O pai vendeu os animais e eles embarcaram junto com a maioria em um navio cargueiro. Pi estava inquieto na noite que o navio afundou e ele se viu sozinho, órfão em um bote com pouco suprimento, uma hiena, um tigre, uma orangotango e uma zebra ferida. Logo a cadeia alimentar venceu e restaram apenas ele, o tigre de bengala Richard Parker e infinito oceano pacífico. Lutando para manter a sanidade e a superioridade sobre Richard Parker essa foi a vida do improvável garoto indiano. Como sobreviver debaixo das intempéries do oceano, a um tigre de bengala, a fome, a solidão e as atitudes que precisamos tomar para tal?

A narrativa de Yann Martel é algo surpreendente, dando voz a um garoto incomum ele nos traz uma história que analisa e até mesmo filosofa sobre a coragem e a fé do ser humano. Não importando nossas religiões ou credos. Fé é uma coisa que vai além de um deus ou uma crença. O autor acerta o tom e com uma realidade crua e sensível nos mostra o estado de suspensão que o ser humano é capaz de viver e tolerar quando se trata de sobrevivência. Pi abdicou do sofrimento pela perda da família e dos animais para viver em um estado quase automático, que mesmo sem um horizonte definido, mesmo sem esperanças de mudanças não o fez perder a centelha do que podemos chamar de fé, e assim dia após dia Pi viveu uma existência miserável e cruel. E foi por apenas viver que ele sobreviveu.

Com descrições ora belas e ora terríveis o autor nos transporta para o bote e para a experiência de viver no estado que o protagonista viveu. Martel conseguiu construir um ambiente crível, e assim junto com o protagonista vamos aprendendo sobre a vida no mar e a vida de um náufrago. Não apenas as questões psicológicas e existências foram abordadas. A narrativa é repleta de curiosidades interessantes sobre navegação, sobre o mar e principalmente sobre animais. O final foi o esperado, mas agradou, ao mesmo tempo que deixou uma incrível sensação de desolação. E ainda é possível aos mais céticos a dúvida sobre o que a mente é capaz de criar para sobreviver.

Leitura cadenciada, que flui em um ritmo próprio e que deve ser lida sem pressa. Forte, triste, e ao mesmo tempo bela. Mas ainda assim acredito que teria sido melhor não terem adaptado para o cinema. A história de Pi é para ser lida e sentida. A edição da Nova Fronteira está muito boa, fonte agradável, tradução ótima que manteve a essência da história sem travas. Não gosto de capas de filme, mas até que com o tempo o tigre é aceitavelmente imponente. Recomendado a todos que procuram um romance diferente do que temos visto nos últimos tempos. Incomum e tocante. Merece ser descoberto. Leiam! Até mais!

20 comentários:

  1. Eu assisti ao filme e estou doida para ler o livro tem uns três meses desde que vi o filme. Adorei sua resenha e o livro parece melhor do que o filme, acho que mudaram algumas coisas. A mensagem do livro pela sua resenha deve ser mais bonita do que a do filme. Livros sempre conseguem me emocionar mais. Ótima resenha. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Bela resenha, você captou tudo o que senti vendo o filme. Quero ver se confiro o livro. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Não assistir o filme ainda, mas preferia ler o livro e depois assistir o filme, gostei e amei a resenha, achei que o livro transmite uma mistura de aventura, fé, sobrevivência, coragem, maturidade, é tudo que gosto em um livro assim, acredito que seja uma leitura para todas as idades, vou ler esse livro com certeza.
    :)

    ResponderExcluir
  4. Deixa eu confessar:
    Eu amo essa historia de coração, choro todas as vezes que assisto o filme e é minha historia favorita, queria ver se no livro há uns detalhes mas deve ter poucos, adorei a resenha, mesmo sabendo da historia, porem eu fico fascinado todas as vezes. As Aventuras de Pi é uma historia fantastica e emocionante, quero muito ler o livro para ver se me envolvo mais e mais como no filme e derrame minhas lagrimas nas paginas rs.

    ResponderExcluir
  5. Não vou ver o filme antes de ler o livro. Ponto.
    Fico imaginando como o autor consegue sustentar uma história por tantas págs sendo q a maior parte dela se passa com o garoto em um isolamento total.
    O oceano. O tigre. E mais nada.
    Parece bem parado =X

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha.....e amo ler livro de aventura,pois é muito interessante.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assistir o filme, que emoção do inicio ao fim...Pi é um grande garoto...esse ano vou comprar esse livro...:D

      Excluir
  7. Assisti ao filme e gostei, agora veremos o livro. Metade da minha família já leu e disse que é muito melhor que o filme, mas tenho que ler eu mesmo para ter certeza.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não assisti o filme, mas gostaria.
    Não tinha muito interesse no livro, mas depois de ler sua resenha, consegui me sentir uma pouco atraída pela história. Leria sim!
    Não sei como é a capa original e eu também não gosto de capas de filmes, mas achei esse muito bonita!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Não assisti ao filme ainda porque quero ler o livro antes.

    Realmente é uma história bem diferente das que estou acostumada, mas a sua resenha me deu o empurrãozinho que faltava pra eu decidir de vez ler o livro.

    Também prefiro a capa original na maioria da vezes, mas realmente esse tigre é muito bonito.

    Abraço!
    http://oblogdazoey.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li o livro mas o filme não me empolgou muito não. Li tantas resenhas, comentários e avaliações sobre o filme, que fiquei super entusiasmada, mas quando o assisti fiquei sem entender o porque de tudo isso. É apenas mais um filme de aventura, sem nada de especial.

    ResponderExcluir
  11. Não assisti o filme, mas realmente achei um estardalhaço grande em relação a ele. Imaginava que era uma história de aventura, mas pelo que entendi, é bem diferente do que esperava. Apesar do autor ser ter sido acusado de ter plagiado essa obra, gostaria de lê-la.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Lendo a sua resenha eu imaginei o filme, agora fiquei com a sensação que PRECISO ler o livro antes de ver o filme mesmo!!! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  13. Por muito tempo evitei esse livro, mas decidi dar uma chance a ele depois de ouvir muitas críticas boas, e após a sua resenha eu realmente fiquei com vontade de lê-lo. É um livro surpreendente, que nos faz repensar o quanto devemos nos agarrar a nossa fé. O personagem passa por muitas dificuldades, algumas até inacreditáveis, e demonstra muita coragem. Quero muito lê-lo. Parabéns pela resenha, beijos

    ResponderExcluir
  14. não estava entedendo o filme mais depois que lie a historia fico bem claro pra mimmuito obrigada or me ajuda. valeu apena eu ler.beijos

    ResponderExcluir
  15. assisti o filme e gostei mt...<3

    ResponderExcluir
  16. ainda não assisti ao filme prefiro ler o livro e depois assistir ao filme

    ResponderExcluir
  17. Estou tão angustiada aqui com esse livro ao meu lado, comecei a ler duas paginas e parei, pensei que aquele não era o dia de ler o livro, eu geralmente amo livros de aventura mas esse me decepcionou já no começo. Eu sei que nem cheguei a ler mas nunca tive paciência pra rodeios, o livro parece ter uma historia incrivel mas é parado e as vezes confuso, foi como você disse é um livro pra ler sem pressa! mais no momento prefiro ver o filme e depois o livro para compara-los.

    ResponderExcluir
  18. a sua resenha esta deslumbrante amei.
    ja li o livro e captou todas as minhas sensações.

    ResponderExcluir
  19. Eu comecei a ler As Aventuras de Pi hoje e estou gostando. Particularmente acho que vou gostar da historia mesmo não sendo muito fã de livros que queiram mostrar a fé em algo. A leitura está sendo fácil e fluindo, espero gostar mesmo dele. Seu blog já está nos meus favoritos.

    Meu Blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.