01/04/2013

Resenha - A Filha do Pastor das Árvores


Nome: A Filha do Pastor das Árvores
No Original: The Tree Shepherd's Daughter
Autor (a): Gillian Summers
Tradutor (a): Flávia Carneiro Anderson
Páginas: 280
Editora: Bertrand
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Com a morte da mãe, Keelie Heartwood, uma jovem de apenas quinze anos, é forçada a deixar sua adorada Califórnia para viver com o pai nômade no Festival da Renascença de Montanha Alta, no Colorado. Lá, coisas estranhas começam a acontecer — estranhas mas familiares. Keelie percebe que algumas pessoas do festival têm orelhas pontudas, incluindo o cavaleiro mais bonito do lugar, Lorde Sean do Bosque. Quando ela começa a ver seres estranhos e a se comunicar com árvores, descobre que existe um segredo a seu respeito e percebe que seu pai lhe deve explicações.

Quando a Bertrand anunciou o lançamento desse livro no ano passado fiquei bastante curiosa e relativamente feliz, porque adoro elfos e ainda que receosa quanto a possibilidade da autora chamá-los de fadas estava curiosa para ler. Lembro que comprei o livro pouco depois de ter lançado, mas só agora com o lançamento do livro dois pude finalmente ler. A história criada por Gillian Summers é rica e nos leva a um mundo único, inovador e curiosa, com uma mitologia cercada de mistérios.

Keelie Heartwood não acredita que sua vida possa mudar tanto do dia para a noite. Obrigada a mudar da Califórnia após a morte da mãe a garota mal acredita no ambiente que encontra quando chega ao Colorado acompanhada da advogada responsável por levá-la até o pai. Keelie acredita que o pai abandonou ela e a mãe dez anos atrás para ir viver aquela vida nada ortodoxa de festival em festival. Lá ela encontra de cavaleiros de armadura a piratas. Pessoas com os mais estranhos trajes, princesas, orelhas pontudas, tavernas. Todo o lugar parece ter saído das páginas de um livro antigo e os nomes remetem a obras conhecidas de fantasia. Keelie logo percebe que seu pai é respeitado pois só a menção de ser filha dele faz os engraçadinhos recuarem. Todos estão curiosos para ver a garota californiana se adaptar. O mundo de Keelie está em choque. Tudo o que a mãe sempre fez questão de frisar que não era real estava ali. E sua alergia estava pior. Keelie sempre acreditou que era alérgica a árvores, segundo a mãe, os delírios de que escutava as árvores falarem era causados pela misteriosa alergia. Mas Keelie logo sente a floresta, cada árvore e desde que chegou luta para entender tudo aquilo. A medida que respostas vão surgindo e segredos do passado são revelados Keelie já não tem tanta certeza se quer fugir.

A premissa é basicamente essa. Keelie perdeu a mãe e entra em conflito quando descobre que tudo o que sua mãe lhe contou é uma mentira. Ela vê tudo o que acreditava desaparecer e teme esquecer a mãe aceitando o pai e sua nova vida. Velhas lembranças de quando era criança surgem e Keelie luta para continuar vivendo para agradar sua mãe. E é esse conflito que a autora explora. Conhecemos o fascinante universo do Festival da Renascença, sua floresta e seus mistérios. O luto e o choque da protagonista se misturam a curiosidade e poucos aos poucos ela se vê afeiçoada ao pai, as árvores e a seus novos amigos.

A ambientação é perfeita e acompanhando Keelie temos personagens muito interessantes. Se por um lado as dúvidas e os receios de Keelie cansam os leitores por outro fazem a personagem crível. Afinal como você reagiria no lugar dela? Dos secundários o mais interessante é o Sir Davey. O anão é uma figura interessante e que gostaria de conhecer mais. Aliás o mesmo vale para Sean e os outros elfos. As peripécias do estranho gato preto Knot também são imperdíveis. Estou muito curiosa para saber como a autora vai desenvolver a mitologia dos elfos. Depois daquele final não sei o que esperar. A origem incomum de Keelie faz dela um mistério para os elfos. As cenas finais deixaram perguntas no ar. Em diversas cenas é possível ler as entrelinhas, e estou bem curiosa para saber o que era aquilo que foi destruído no final e qual o papel de Keelie e sua magia poderosa nisso tudo.

Leitura rápida, de ritmo agradável e fluida. A narrativa da autora é muito boa de acompanhar e o enredo é interessante e foi bem desenvolvido. Dosando o amadurecimento da protagonista e as informações que começam a formar o pano de fundo da trilogia. A edição da Bertrand está ótima, fonte boa, diagramação e marcação bonitas. Uma história que sem dúvida seria muito bom ver nos cinemas. Já disse que adoro elfos? Recomendado a todos que gostam de uma boa fantasia, diferente, criativa e que traz seres ricos, pouco vistos e retratados de uma forma nova. A autora conseguiu dar uma nova cara aos elfos sem misturar "fadas" no meio. Leiam e se surpreendam! Até mais!

O Povo das Árvores - Gillian Summers
2- No Coração da Floresta
3- The Secret Of The Dread Forest

16 comentários:

  1. Que capa é essa. Muito linda mesmo.
    Desde que vi que ia ser lançado já despertou em mim a vontade de ler. O único problema e porque é uma série.
    Ultimamente ando fugindo de séries, ainda nem completei as minhas, muito menos terminei de ler as que eu quero.
    Mais mesmo assim gostei do livro. Não sei se o leria agora, mais futuramente com certeza.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. OI Yasmim, confesso que não conhecia a autora, mas vi que a personagem vai ficar surpresa com o que irá descobrir na cidade nova né.

    Gosto de livros com elfos e magia.

    ResponderExcluir
  3. Eu também adoro elfos desde O Senhor dos Anéis, e também fico injuriada quando os chamam de "fadas". Então esse livro faz o certo? Bom saber porque eu estou doida atrás de livro com elfos, mas não tem muitos por aqui, como você mesmo disse. E pela sua resenha parece interesse esse lance de árvores, magia e tudo. Ótima resenha como sempre! Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Adoro essa fantasia toda que aparece nessas história. Fiquei com bastante de vontade de ler :) Ainda não conhecia o livro, mas a resenha é bem instigante. Também me empolguei bastante com a avaliação. Ah, e por ser uma trilogia hehe

    ResponderExcluir
  5. Queria ler esse livro, agora fiquei mais afim ainda. *-*
    A capa é mt linda!
    E que bom que a leitura flui, odeio livros que parece que não acabam nunca...

    @hey_deeds

    www.apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Aaaah, preciso muito ler esse livro! Também adoro elfos! *O*

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  7. Estou com esse livro pra ler, mas não estava animada nem um pouco, pensava que não poderia ser grande coisa, mas até que a resenha me animou um pouco, pena que é uma trilogia, cara, eu tô ficando irritada com essas trilogias sem futuro, não precisa de três livros quando a autoria poderia contar a história toda em um único volume #mercadologia

    ResponderExcluir
  8. Eis um livro que quero muito ler. Já resenhas e comentários sobre ele e sempre fico mais e mais curiosa e com mais vontade ainda de ler. Gostei muito da sua resenha e achei a capa do livro linda.

    ResponderExcluir
  9. Achei bem interessante e como eu adoro fantasia acho que vou amar. Achei legal essa nova "cara" dos elfos.
    A Keelie parece um pouco mimada, mas acho que mesmo assim eu vou adorar esse livro.

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito da capa desse livro e também acho legal elfos, mas por causa dos filmes de O Senhor dos Anéis, hehe. Eu tenho o livro e quem sabe leio agora que saiu o dois. Adorei o que falou sobre a mitologia do livro. Ótima resenha. Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Eu conheci esse livro de maneira bem curiosa, em um post relacionado a moda e gostei bastante. Fiquei bem curiosa e agora que vi a resenha, mais ainda. A capa é lindíssima.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Nossa, isso é muito estranho! Ontem mesmo eu li uma resenha desse livro em outro blog, e ele foi avaliado com 2 estrelas! E você deu 5! haha
    Acho que só lendo pra ver se ia gostar. Apesar dos elfos não serem minhas criaturas preferidas, adoro qualquer coisa que tenha uma boa magia no meio.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Nossa...Esse livro tem uma temática que muito me agrada. Mas porque sempre tem que ser adolescentes?? ahauhauhuahau
    A capa do livro é lindíssima! A sinopse não vendeu pra mim, mas sua resenha sim!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Um livro que quero muito leer! Pra falar mesmo o título não me agradou de início, mas depois de ler a resenha e sinopse deu pra entender o porque dele. (:

    ResponderExcluir
  15. Amo elfos, acho as capas lindas e adorei a resenha. Quase nunca vejo elfo reais por aqui e adorei tudo o que disse, parece ser bem criativo, fiquei com muita vontade de conferir, e espero ler em breve. Ficaria mesmo ótimo no cinema. Ótima resenha, bjo!

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia bem a história e pela resenha vejo que devia ter visto antes, elfos, eu adoro desde O Senhor dos Anéis e a história parece ótima. Adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.