04/04/2013

Resenha - Departamento 19


Nome: Departamento 19
No Original: Departament Nineteen
Autor (a): Will Hill
Tradutor (a): Ana Death Duarte
Páginas: 516
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A vida de Jamie Carpenter nunca mais será a mesma. Depois de perder o pai e ter a mãe sequestrada por estranhas criaturas, Jamie Carpenter é levado por um ser gigantesco e estranho chamado Frankstein para o Departamento 19, uma organização secreta responsável pelo controle de atividades sobrenaturais fundada há mais de um século que tem entre seus membros nomes como Van Helsing. Contando com a ajuda de uma bela vampira, do monstro Frankstein e outros membros da agência Jamie parte para tentar salvar sua mãe de um vampiro terrivelmente poderoso. Departamento 19 nos leva através da história, pela Europa, de uma Londres vitoriana a Nova York na era da proibição. Das geladas planícies da Rússica ártica para as traiçoeiras montanhas da Transilvânia. Une referências dos mais aclamados clássicos do terror num thriller cheio de ação.

Quando vi esse livro dentre os lançamentos da Rocco fiquei bastante animada pelo simples fato de ele ser a melhor oportunidade que teria de dar uma chance aos vampiros. Primeiro porque Will Hill traz uma história completamente diferente do que tem surgido nos últimos anos e logo de cara percebemos que o enredo é algo novo. 516 páginas depois posso dizer que Will Hill consegue uma história equilibrada, rica, sombria, assustadora e que surpreende com diversos elementos.

Faz dois anos que o pai de Jamie foi assassinado no jardim da casa deles. Desde então eles tem se mudado para lugares cada vez piores. Segundo as notícias o pai dele era um terrorista. A mãe de Jamie vive arrasada e ele tenta segurar as pontas, sempre se perguntando porque o pai tinha feito aquilo com eles. Tudo muda quando ele estava no parque e sofre o ataque de uma vampira. Uma garota que de longe parecer normal, mas que logo mostra ao que veio. Sua missão era matar Jamie, mas ela não consegue. Correndo para casa receando que as palavras da estranha garota seja verdade Jamie encontra tudo revirado e sua mãe desaparecida. Pego de surpresa por um novo vampiro Jamie estava pronto para morrer quando um homem gigantesco, esverdeado, com dois parafusos na lateral da cabeça e o cabelo milimetricamente partido chega em seu regaste. Jamie então é levado a um complexo gigantesco escondido nas florestas do interior onde conhece o surpreendente e super secreto Departamento 19, que de geração em geração passa para os filhos dos seis fundadores originais. Julian, pai de Jamie era um deles. Um departamento criado há mais de cem anos com o intuito de caçar os descendentes de Drácula. Lá o garoto descobre parte da verdade sobre o pai, mas muitos mais segredos estão sendo guardados dele. Por que o nome Carpenter desperta aquela reação em todos na base? E principalmente como conseguirá informações para encontrar sua mãe se ninguém além de Frankstein parece disposto a ajudá-lo?

A premissa é base é essa, mas ao longo da história os capítulos se alternam para apresentar o começo do Departamento 19 no final do século XIX. Essa alternância enriqueceu o universo da história já que o autor assim teve mais espaço para desenvolver os vampiros, seu mundo e sua origem. Will Hill constrói uma história fabulosa, com elementos muito bem pensados e uma nova forma de ver os vampiros. Casando dois grandes clássicos da literatura com a trama de seu enredo o autor com grande destreza recria os vampiros e a forma como vemos esses seres. A ambientação sombria e as descrições precisas dão o toque final. Da Londres do final do século XIX a Nova York de 1930 até os dias atuais.

As descrições não só do ambiente, mas como de armas, equipamentos e seres é um dos diferenciais do livro que aliado a narrativa em terceira pessoa dá um ritmo forte a esse primeiro livro da série. A escrita é fluida e o protagonista conquista por sua personalidade e força. E os pensamentos em itálico aqui e ali de um e outro personagem também surpreendem pela precisão do momento. Dos personagens secundários Frankstein é sem dúvida o que desperta mais curiosidade assim como a vampira Larissa.  Will Hill merece todo o mérito por seus personagens. Jamie e companhia transpassam verdade e muito sentimento. Cada pequena expressão era carregada de sentido e força. Por isso Jamie marca tanto. Ele é crível.

É impossível prever o desenrolar da trama, e essa imprevisibilidade prende o leitor a cada novo detalhe, a cada nova posta dos mistérios que constrói a história de Jamie e do Departamento 19. O final foi o auge perfeito para a história e estou muito ansiosa pelo próximo. Jamie é um daqueles personagens que marcam e mal posso esperar pela continuação. A dualidade nas características e personalidade dos vampiros promete render, ainda mais depois da bomba jogada no final. Existe apenas violência nos vampiros ou poderá haver convivência pacífica entre os seres humanos?

Leitura rápida, de ritmo agradável e com mistérios interessantes. Will Hill acerta o tom da trama e do protagonista para apresentar uma mitologia interessante, com novos contornos e que traz o algo novo que faltava em se tratando de vampiros. A edição da Rocco está ótima. Fonte muito boa, diagramação bonita e tradução excelente. Se eu que sou eu que não gostava de vampiros adorei, imagina quem gosta. O livro possui bastante força visual, tanto pelas descrições como pelos personagens vívidos, e ficaria perfeito no cinema. Recomendado a todos que gostam de uma história interessante, criativa e com enredo mais intrigante. A história de Jamie e do Departamento 19 vai conquistar você quando você menos esperar. Leiam! Até mais!

Departamento 19 - Will Hill
1- Departamento 19
2- The Rising
3- Battle Lines

13 comentários:

  1. Ótima resenha como sempre!
    Eu achei bem interessante ver uma pessoa que não gosta de vampiros gostar da história, porque quer dizer que deve ser muito bom mesmo. Adoro protagonistas com sentimentos e que eu começo a gostar logo de cara. Agora fiquei com vontade de ler, só olhando nem quis ler, mas pela resenha espero encontrar o livro barato igual você sempre acha porque só assim para eu ler. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Francamente, que resenha incrível! Flor, adoro livros de vampiros e não conhecia seu blog... Acabei de conhecê-lo porque a Ed. Rocco retweetou você sobre este livro *3* E adorei! Você praticamente resenhou sobre todos os livros que tenho interesse (rs).
    Enfim, sobre Departamento 19 só posso dizer que parece muito diferente do que lemos sobre o tema. E fiquei super curiosa!!! Estou ansiosa para ler... Já marquei como desejado em meu Skoob para não perder de vista. Não conheço esse autor, mas sua opinião sobre o livro dele me conquistou, hoho.
    Parabéns pela resenha e pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro essa capa, mas não tinha animado a ler porque achei que era infanto juvenil. Mas não é... Adorei a resenha, fala de tudo o que gosto de saber e ainda me deixou curiosa. E o melhor é os personagens bons, isso é fundamental. Ótima resenha. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ah, nao sabia do que se tratava o livro. Adorei a resenha, me deixou com mta vontade de ler *-*
    é página branca né? não gosto dos livros da rocco pelo preço e página. Mas eles tem ótimos títulos que acabo esquecendo disso hueheuhue

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia esse livro, mas já de cara adorei a capa. Gostei bastante da história, cheia de ação e fantasia. Parece bem original e interessante de ler, sem dúvida vou conferir.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  6. A capa é bem louca, pela capa tive a impressão de que contava algo sobre robôs ou universo e olha só sobre vampiros, sou apaixonada por vampiros, mas bonzinho como do livro.

    ResponderExcluir
  7. Achei a capa esquisita, hahahaha. Eu também tive a mesma impressão que a Kelry. hahahaha! acho que vou gostar do livro.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um livro muito bom, fiquei bem curiosa depois de ler a sua resenha. Não gosto muito de vampiros, mas, vou confiar em você e dar uma chance ao livro.

    ResponderExcluir
  9. Quando vi a capa do livro pensei tratar-se de um romance policial futurista. Nunca iria imaginar que se tratava de uma história de vampiros.Adorei sua resenha e quero ler a série.

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha! A capa é bem masculina e nem tinha lido direito do que era, mas sua resenha me deixou curiosa sobre a mitologia da série porque adoro vampiros, de todos os tipos e é sempre bom conhecer novos. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Que criativa a história!
    Não conhecia o livro, mas me interessei bastante, e, apesar do livro ser bem grandinho, eu leria com certeza!
    Também estou meio cheia de vampiros, mas nesse caso o conceito deles é tão diferente que eu gostaria de ler...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Vampiros de forma diferente? Esse foi um que não prestei muita atenção e a sua resenha é a primeira que vejo. Também gosto bem de livros narrados por meninos de vez em quando, concordo que são diferentes e pelo que falou da história parece uma mitologia vampírica bem criativa e diferente. Sua resenha despertou minha vontade de ler. *=*

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.