09/12/2012

Resenha - Inverno do Mundo


Nome: Inverno do Mundo
No Original: Winter Of World
Autor (a): Ken Follett
Páginas: 880
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Retoma a história do ponto exato em que termina o primeiro livro. As cinco famílias – americana, alemã, russa, inglesa e galesa – que tiveram seus destinos entrelaçados no alvorecer do século XX embarcam agora no turbilhão social, político e econômico que começa com a ascensão do Terceiro Reich. A nova geração terá de enfrentar o drama da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial, culminando com a explosão das bombas atômicas. A vida de Carla von Ulrich, filha de pai alemão e mãe inglesa, sofre uma reviravolta com a subida dos nazistas ao poder, o que a leva a cometer um ato de extrema coragem. Woody e Chuck Dewar, dois irmãos americanos cada qual com seu segredo, seguem caminhos distintos que levam a eventos decisivos – um em Washington, o outro nas selvas sangrentas do Pacífico. Em meio ao horror da Guerra Civil Espanhola, o universitário inglês Lloyd Williams descobre que tanto o comunismo quanto o fascismo têm de ser combatidos com o mesmo fervor. A jovem e ambiciosa americana Daisy Peshkov só se preocupa com status e popularidade até a guerra transformar sua vida mais de uma vez. Enquanto isso, na URSS, seu primo Volodya consegue um cargo na inteligência do Exército Vermelho que irá afetar não apenas o conflito em curso, como também o que está por vir.

Recebi "Inverno do Mundo" da editora Arqueiro de surpresa mês passado, e como o mês foi apertado tive que lê-lo aos poucos. O melhor foi praticamente emendar a leitura do primeiro com o segundo. Ken Follett dá continuação de forma magistral à trilogia mais ambiciosa dos últimos anos. O século continua e acompanhamos ano a ano o sucessivo crescimento do nazismo até atingir seu ápice na mais trágica guerra já presenciada pela humanidade. Abordando pontos de vistas novos e a guerra por outro ângulo, a história segue com a segunda geração das cinco famílias que conhecemos em "Queda de Gigantes".

A história começa pouco mais de dez anos depois. Conhecer e ter pesquisado mais sobre o período abordado pelo livro influenciou no envolvimento com a leitura muito mais do que imaginei. Não estou dizendo que o início do século não foi importante e marcante, mas sim que o desenrolar dos fatos pós-primeira guerra é muito mais intrigante de se entender. Se no começo do século os grandes impérios com medo de cair começaram uma guerra aqui o que leva a guerra é um simples ideal. Ao contrário dos outros livros da época Follett investiu a maior parte do tempo no pré guerra. A ascensão dos nazistas e a transformação da Alemanha. A Guerra Civil Espanhola. O crescimento e as manifestações fascistas na Grã-Bretanha. O projeto Manhattan, o ataque a Pearl Harbor, e a frente americana no pacífico. O monstruoso crescimento do exército vermelho, seus espiões e a política extrema contra alemães de Stalin.

A narrativa continua com o mesmo ritmo intricado que desenvolve ficção e não ficção lado a lado. O autor não poupou nada em suas descrições, sempre precisas e diversas vezes nuas e assustadoramente cruas da realidade. Enquanto no livro um houve um maior investimento da trama diplomática e em negociações políticas aqui o foco é as consequências e as transformações geradas pelos movimentos fascistas por toda a Europa. Os contrastes entre as cinco famílias narradas pelo autor também se acentuam. Enquanto na Alemanha a decadência e a caçada aos que não aderiram ao partido Nazista estão cada vez pior, os americanos, os britânicos e até mesmo os russos sofrem menos com o período pré guerra. Um dos problemas de se narrar um período tão movimentado é escolher quais são os tópicos que vão ser desenvolvidos. Follett opta por dar cara ao período entre guerras. Eu particularmente muito interessante esse lado da história, mas senti falta, por exemplo, de alguma citação sobre a Grande Depressão e a crise de 1929, afinal foram fatores cruciais para a ascensão de Hitler.

Os personagens antigos estão todos presentes, mas dessa vez são seus filhos os protagonistas. Parece até piada que uma das minhas personagens favoritas deste livro seja filha do personagem que mais odiei no livro um. Daisy Peshkov é o toque leve do livro. Sua ingenuidade aliada à ambição rendera ótimos momentos. A trama de espionagem e contraespionagem de Volodya, Werner e Heinrich foi de longe a mais tensa e sombria. Aliás, seria melhor eu dizer que todos os personagens alemães da história causam grande impacto. Os Von Ulrich estão de volta. E pagam um preço alto por serem contra o nazismo. Mas nada marca mais em "Inverno do Mundo" quanto às páginas finais quando o exército vermelho invade Berlim. São fatos históricos que eu preferia esquecer. Os milhares de estupros e assassinatos de mulheres. Efeito da constante campanha de ódio contra o povo alemão. Os homens erraram ao seguir cegamente um lunático e as mulheres pagaram o preço. Na Alemanha pós-guerra havia muito mais mulheres do que homens. E as mais jovens carregaram o preço de sucessivos estupros. E com a fome que assolava o país milhares dos bebês indesejados acabavam por morrer congelados e famintos. É um final terrível e assustador. Tão real e doloroso.

Leitura rápida e com uma história mais impactante do que a anterior. O livro encerra com o início da divisão que levaria o mundo a guerra fria. Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha unindo esforços para abastecer a parte oriental de Berlim para evitar que mais pessoas continuassem a morrer de fome. Estou ansiosa demais para o último livro da trilogia e mal posso acreditar que ele só vai sair em 2014. Follett é um contador de história nato e alia história a ficção como ninguém. A edição da Arqueiro continua ótima, fonte pequena, mas que passa despercebida por causa do ritmo da história. Trilogia mais do que recomendada. Não só aos que gostam de história, mas principalmente para os que conhecem pouco o século passado e suas atrocidades históricas. Leiam! Até mais!

13 comentários:

  1. Li a resenha de Queda de Gigantes aqui no blog e fiquei curiosa. Quase não encontro livros históricos que envolvam mais história do que romance.
    Concordo contigo sobre o que diz desse ser mais fácil de ler por ser a 2ª guerra algo que todo mundo conhece um pouco. Fiquei arrepiada com o que disse no fim do penultimo parágrafo. Quero muito ler. Ótima resenha, clara e objetiva como sempre. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho vontade de ler os livros do Ken Follett. Esse em especial não só por retratar um periodo que, queira ou não, foi crucial para a história da humanidade, como por tudo o que falam do autor.

    Contudo, ainda não li pois minha curiosidade ainda não é tanta se comparado a quantidade de outros livros que tenho para ler. Mas um dia vai...

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito chegada de livros grandões. Vergonha de dizer isso, mas não tenho tempo! Essa trilogia parece interessante. Li a outra resenha agora a pouco e apesar de nunca ter lido muito sobre as guerras fiquei com vontade.
    Amei a resenha. Toda a parte sobre as cinco famílias e os personagens me deixou com vontade de ler mesmo sendo grande. Quem sabe nas férias.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda estou lendo o primeiro e vou ver se agora nas férias termino ele de vez. Também penso que vai ser igual no seu caso. Gostarei mais desse do que do primeiro. Só pela sua resenha já deu para ver isso. Fiquei curiosa com a abordagem pré guerra e mais ainda sobre a parte alemã. Ótima resenha e não seria nada mal você fazer um sorteio. Haha =D

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha. Cada vez mais eu percebo que preciso ler essa série, tenho certeza de que vou adorar!! Tantos detalhes históricos e sociais que o autor aborda, com certeza é uma grande leitura.

    abraços!

    ResponderExcluir
  6. eu sou suspeita para falar de Ken Follet, adoro os livros dele, já estou com Queda de gigantes há meses para ler, mas primeiro tenho que terminar As crônicas de gelo e fogo, e o tempo tá muito curto, a sua resenha ficou perfeita, por sinal. Ah, quem me dera ganhar O inverno do mundo também, rs, vou ter que comprar, também não acredito que ele só lança o terceiro em 2014 - muito tempo para esperar, mas acredita que seja uma espera gratificante no final

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia essa séria ainda e fiquei bastante animada com o a história, tanto que apesar do pouco tempo que tenho para acessar o blog e ver a novidade fiz uma horinha extra no Cultivando a Leitura para poder ler a resenha dos livros anteriores e me contextualizar melhor com a trama toda.
    Essa série me chamou muito a atenção pela realidade misturada com ficção, sem falar que os anos por volta da Segunda Guerra Mundial sempre me atrae, adoro a história em volta deles.
    Estou curiosa para conhecer cada um dos personagens e como suas vidas são alteradas pelo eventos que ocorrem.
    Mais uma vez adorei a dica. Sempre que fico 2 ou 3 dias sem acessar o blog por falta de tempo quando volto sempre me deparo com dicas de leitura imperdíveis, acho que só tenho a agradecer.

    ResponderExcluir
  8. Muita vontade de ler esse livro. Não é o meu tipo de leitura, mas foram tantas as críticas positivas que me animei. Estou com Queda de Gigantes aqui, agora falta comprar O Inverno do Mundo.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  9. Apesar de nao ser meu tipo de leitura frequente, gostei demais do livro a narrativa dele é envolvente pelo que pude perceber, ja adicionei na minha estante sem duvida!!

    ResponderExcluir
  10. Nunca ouvi falar dessa série antes, mas pela sua resenha, deve ser um ótimo livro pra quem está no ensino média aprendendo sobre essa época. É diversão e conhecimentos juntos.

    ResponderExcluir
  11. Geente esse livro é muito grande. Sério!!! Vi ele na livraria e fiquei passada com o tamanho. kkkkkkkkkkkk! Apesar de amar livros muito grandes eu fiquei bem assustada kkkk. Mas é bom saber que ele é ótimo, afinal mereceu 5 estrelas. Com certeza vai entrar para a minha lista.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Curiosíssimas desde a resenha do primeiro livro...

    ResponderExcluir
  13. Achei a capa lindíssima. Ainda não li nenhum livro dessa série e como li os comentários daqui e em outros blogs, e estou sabendo que é muito bom, vou aguardar o lançamento do terceiro livro para poder comprar.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.