03/09/2012

Resenha - Jogador Nº 1


Nome: Jogador Nº 1
No Original: Ready Player One
Autor (a): Ernest Cline
Páginas: 464
Editora: LeYa
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Um mundo em jogo, a busca pelo grande prêmio. Você está preparado? O ano é 2044, e o mundo real está numa terrível situação! Como a maioria das pessoas, Wade Watts escapa de sua desanimadora realidade passando horas e horas conectado ao Oasis, que é uma utopia virtual que permite a seus usuários ser o que eles quiserem, um lugar onde você pode viver e se apaixonar em qualquer um de seus milhares de planetas. E, como a maioria da humanidade, Wade sonha em encontrar o grande prêmio que está escondido nesse mundo virtual. Em algum lugar desse playground gigante, o criador do Oasis escondeu uma série de enigmas que premiará com uma enorme fortuna e um poder muito grande aquele que conseguir desvendá-los. Durante anos, milhões de pessoas tentaram, sem sucesso, encontrar esse prêmio, sabendo apenas que os enigmas de Halliday se baseiam na cultura pop da época que ele adorava: o fim do século XX. E, durante anos nessa busca, milhões descobriram outra válvula de escape, estudando de modo obsessivo os símbolos de Halliday. Como muitas pessoas, ele discute os detalhes da obra de John Hughes, joga Pac-Man e canta as músicas do Devo enquanto ganha terreno no Oasis, assim encontrando o primeiro desafio. De repente, o mundo todo se volta para acompanhar seus passos, e milhares de competidores se unem na busca, entre eles, jogadores poderosos e dispostos a cometer assassinatos para tirar Wade do caminho. Agora, a única maneira de Wade sobreviver e proteger tudo que ele conhece é vencer, mas para isso, talvez tenha que deixar para trás sua perfeita existência virtual e encarar a vida e o amor no mundo real do qual ele sempre fugiu desesperadamente.

Desde que a LeYa anunciou o lançamento desse livro fiquei muito ansiosa para ler. Todo mundo que conheço falou muito bem do livro e fiquei imaginando como o autor integrou a década de 80 em uma história que se passa no futuro. Ou o autor era muito bom pesquisador ou o mais óbvio um nerd tradicional de primeira classe. Ernest Cline é roteirista e usa de todos os tipos de referências para construir uma história muito boa para um público específico, mas que sendo realista pode não agradar a todos os leitores.

Wade Watts é um garoto órfão que vive em um trailer encardido com a tia. São tempos difíceis, a crise dos combustíveis devastou a economia e levou junto o social. Emprego é coisa rara, carros são abandonados aos montes e o planeta terra está em uma decadência mascarada. O único refúgio seguro para Wade é o OASIS, um universo de imersão virtual que o mundo inteiro aprendeu a usar como um escape para a vida e para facilitar a vida em um planeta cada vez pior. O OASIS foi criado por Halliday em 2012 e rapidamente se tornou um novo conceito em tudo. As pessoas estudam, fazem negócios, compras, tem relacionamento, e vários planetas com corporações foram criados. É um novo mundo. Com avatares bem reais e recursos surpreendentes a experiência é assustadoramente próxima e até melhor do que a realidade. Wade estuda em Ludus, um planeta apenas de escolas. Estudo de graça. Ele está quase formando e usa o aparelho da escola para acessar o OASIS. A única coisa paga no OASIS é o transporte para outros países e como Wade não tem um tostão furado se contenta em passar longas horas em Ludus, na biblioteca, conversando com seu melhor amigo Aech ou se dedicando a busca do ovo da melhor maneira que pode: acumulando conhecimento sobre Halliday.

Quando Halliday morreu deixou um vídeo e um manual que instruíam a todos na busca pelo ovo. Não sei se todos estão familiarizados com o termo "easter eggs". É como chamam qualquer coisa oculta em um jogo, sistema, filmes. Por ex. uma foto que aparece no episódio daquela série de que você gosta muito pode ser um easter egg. Uma pista para o próximo episódio, ou o nome de um produtor. No livro Halliday escondeu um desses dentro do OASIS, e quem encontrasse ficaria com toda sua fortuna e o controle do OASIS. Seria o novo Halliday. Wade assim como muitos entraram na busca e por destino ou sorte Wade foi o primeiro a encontrar a chave de bronze. E é a partir daí que a trama começa a se desenvolver.

A história possui uma narrativa muito bem trabalhada no lado visual, sendo a ambientação perfeita e muito criativa. A imersão que temos dentro do universo criado pelo autor é fantástica, uma qualidade que chama atenção e que deixou a leitura muito gostosa. O ritmo varia de acordo com as passagens e durante as descobertas de Wade senti como se estivesse assistindo a um filme. Cenas de ação bem elaboradas e um uso crível das referências. O autor deixa claro que é fã de muitos dos games, filmes e músicas usadas no livro e por isso as coloca muito bem na história. O grande x dessa questão é que nem todos os leitores vão reconhecer as referências, fazer a ligação com a história do livro e achar graça, encontrar a pista por trás daquilo. O ideal era ter colocado notas de rodapé em cada página, contextualizando a referência para quem não conhecesse. Eu não reconheci todas, mas não vi problema nisso até porque adoro quando um livro me faz ir atrás de algo novo, que não conhecia até o momento.

Games como Black Tiger, Dungeons of Daggorath, Joust, Tempest e Zork estão presentes na trama, assim como filmes são usados para várias coisas, de detalhes a citações relacionados à busca pelo ovo. De Volta Para o Futuro, Blade Runner, Laranja Mecânica, Os Caça-Fantasmas, Goonies, O Feitiço de Áquila, Monty Python em Busca do Cálice Sagrado, A Vingança dos Nerds e Negócio Arriscado são alguns deles. Diversos jogos do Atari também aparecem. O nome de Wade é uma referência, o nome dele dentro do OASIS, Parzival é uma referência, o nome de Art3mis idem. É possível obter bastante informação e entender bem as intenções do autor só prestando a atenção nessas referências. Por isso sugiro que pesquise tudo que estiver na dúvida, vale muito a pena mergulhar de vez na obra de Ernest Cline. E claro que tentei decifrar os enigmas para as chaves, bem legal essa possibilidade, de descobrir antes do personagem onde ele tem de ir.

Leitura rápida, bons personagens no geral e bastante criativo. Eu gostei muito do livro, e de tudo o que o autor fez. É uma história que ficaria perfeita no cinema se bem adaptada. O direito de adaptação foi comprado um dia antes de o livro ser publicado e o próprio autor está trabalhando no roteiro. Se sair vai ser coisa boa. A edição da LeYa está muito boa, a única coisa que senti e já ouvi outras pessoas falando é sobre a tradução. Alguns termos não precisavam ter sido traduzidos e pode parecer estranho, mas esse livro deveria ter sido traduzido por um nerd de primeira que não se importasse de acrescentar notas do tradutor falando das referências. Recomendado a todos. Um passeio diferente na ficção científica, algo plausível, personagens críveis, diversas "homenagens" e que deve ter deixado muita gente feliz. Um pouco de romance, mistério, ação e um cenário que me deixou sonhando com o dia que o Google ou qualquer outra empresa vai anunciar um projeto semelhante ao OASIS... Eu diria genial se não fosse parecer exagero, mas entrou para a lista de favoritos e estou esperando que o autor se aventura mais uma vez na literatura. Leiam, quebrem a cabeça e se divirtam com a caça ao ovo de Halliday. Até mais!

22 comentários:

  1. Simplesmente adorei a história desse livro! Não sou tão nerd, então acho que vou ficar meio perdida com esse tanto de referências. Mas como disse a Yasmin, é só pesquisar :)
    Passou na frente de muitos livros da minha lista de vou ler!
    Ótima resenha, como sempre :D

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. De primeira não me pareceu interessante, agora a sua resenha me fez mudar de opinião. Só lamento pelas referências não explicadas por uma nota de radapé...
    Se eu tiver "saco" para sair pesquisando, rsrsrs, posso dar uma chance ao livro.

    Bjs
    Pamela Chris
    www.pamelachris.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu confesso que achei interessante e um pouquinho confusa a história do livro, acho que no meu caso um filme seria mais tranquilo de assistir. Mas fiquei curiosa pelo OASIS e o modo como eles o acessam, assim como o transporte para os outros paises. Se tiver oportunidade, eu leio sim.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que baita enredo! Fiquei muito curiosa! Espero ter a oportunidade de ler um dia :) O livro é cheio de referências pop, que legal *-*
    ótima resenha, me cativou bastante.
    beijo

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Haha nerd como você é vou confiar no seu julgamento. Não conheço nem metade desses jogos que você citou, mas fiquei curiosíssima com esse visual matrix que você falou sabe o OASIS e tal. Quase não vi resenha desse livro quando lançou. Estou ansiosa pelo filme, pena que não vai sair quando estiver lendo, podia ler bem antes do filme e vice versa. Parece muito bom.
    Ótima resenha como sempre! Vou tentar comprar o livro. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi..

    Eu ainda não li esse livro, mas depois dessa fantástica resenha sua vai ser um prazer em ler esse livro.. Adorei a sinopsia, o enredo e a capa...

    Bjinhos!!! =/

    Samira Chasez

    ResponderExcluir
  8. Que demais a sinopse. É a primeira resenha que leio e agora quero ler o livro; também gosto bastante quando um livro nos fazem pesquisar para saber mais aqui ou ali. Vou esperar mais um pouco para que eu possa adquirir o livro, mas não muito. A adaptação irá ficar incrível, já que o roteiro está sendo escrito pelo próprio autor. Estou ansiosa para que eu possa colocar as minhas mãos no livro e quebrar a cabeça na caça ao ovo.

    ResponderExcluir
  9. Bem legal esse livro. Quando ele foi lançado eu me interessei e queria ter comprado, mas fui arrastando e aí perdi o interesse. Agora mal vejo o pobrezinho aí nem me lembro. Ainda quero ler! Ah, gostei muito *-*

    ResponderExcluir
  10. Ah, esse é um livro que estou querendo muito! Mas não sei porque acabo nunca comprando. Já me falaram que a história é muito boa mesmo sem conhecer todas as referências, mas acabo deixando pra trás... Os filmes eu conheço, mas não sou muito fã de games. Realmente umas notinhas de rodapé ajudariam muito!!

    ResponderExcluir
  11. Esranho que um livro cheio de referências não tenha notas de rodapé. Já visto muito por ai desse livro (adoro essa capa) e a história parece muito legal.

    ResponderExcluir
  12. O livro em si não me chamou atenção antes, apos a resenha achei ele bastante interessante. A capa é simples, deve ser isso que não me chamou tanta atenção. Nao tanta como outros livros, mas chamou se eu ver o livro por ai pensarei em pegar para ler.

    ResponderExcluir
  13. Eu li esse livro, com muita expectativas, me decepcionou um pouco, porque tem muita referência dos anos 80 e eu não tenho muito conhecimento dessa época. A história é cheia de aventura, se virar filme quero muito ver ;)

    ResponderExcluir
  14. Ou seja,é um prato cheio para nerds de plantão, certo? O que significa que eu amei =D

    ResponderExcluir
  15. Sempre vi muita gente falando bem desse livro por aí, mas não sabia muito da história por vontade própria; acho legal ler algo sem saber muito sobre ele, tudo é surpresa. Eu aposto que vou amar o livro quando lê-lo, mas vou ficar bem perdida quanto as referências. Só pesquisando mesmo né. Mas a história em si é muito boa e até crível, quero ler logo HAHA ps: essa capa é muito linda!

    ResponderExcluir
  16. Oi1 Várias referências a games... eu não perceberia nada! Somente as referências a cinema... Parece bem elaborado.

    ResponderExcluir
  17. Tenho uma paixãozinha platônica pelas publicações da Leya. Nunca tive nenhuma obra da editora, infelizmente. =/ Mas enfim, sobre a obra:
    QUE LOUCA!
    Nunca tinha ouvido falar dela em lugar nenhum, e pelos comentários desse post que li, ando muito mal informada viu! Uma galera já conhecia.
    Nem gosto muito de games, mas a história me pareceu muito envolvente, principalmente por mostrar numa história de 2044 uma realidade bem atual de gente que vive mais virtualmente que na vida real. Uns mais, e outros menos, mas hoje todo mundo se protege um pouco da vida real conhecendo-a através da internet.
    "talvez tenha que deixar para trás sua perfeita existência virtual e encarar a vida e o amor no mundo real do qual ele sempre fugiu desesperadamente"
    Disse tudo.

    ResponderExcluir
  18. Nossa, nunca tinha ouvido falar sobre o livro e adorei.

    Uma trama intrincada com um toque de ficção, tudo isso com um quezinho de vida real. Deve ser ótimo.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa, posso dizer que pelo título e pela capa nao me empolguei muito.. mas uau *--*

    Que estória incríveel mermãao, haha! Fiquei fascinada por todo esse universo criado, por toda essa busca atras de pistas, gostei mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha,não conhecia esse livro.
    Por acaso o filme "Tron- o legado" é baseado nesse livro?Achei parecido o enredo....enfim,quero ler sem dúvida,pois achei mto criativo.Bjos.

    ResponderExcluir
  21. Estou lendo diversos comentários sobre esse livro e percebo que ele está simplesmente agradando e surpreendendo a todos. Já estou ficando muito curiosa com esse livro e logicamente vou querer ler.

    ResponderExcluir
  22. Só pela sinopse me interessei bastante pelo livro, com a sua resenha então...
    Vou gostar mais do livro pelo fato de ter tipo uma caça ao tesouro, e já assisti aluguns filmes que você mencionou.
    Vou ler com certeza!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.