28/03/2012

Resenha - Coração Ferido


Nome: Coração Ferido
No Original: Heartsick
Autor (a): Chelsea Cain
Páginas: 328
Editora: Suma de Letras
Comprar: Saraiva - Siciliano - Travessa - Cia dos Livros
Sinopse: O detetive Archie Sheridan passou dez anos perseguindo Gretchen Lowell, uma estonteante serial killer, mas foi ela quem o capturou. Dois anos atrás, Gretchen aprisionou-o e torturou-o por dez dias, mas, em vez de matá-lo, ela surpreendentemente o deixou partir, entregando-se à polícia. Agora ela está na cadeia pelo resto da vida enquanto Archie se vê em outro tipo de prisão - viciado em analgésicos, incapaz de voltar à sua antiga vida e sem forças para apagar aqueles dez dias horrendos de sua lembrança. Sua mulher, de quem se afastou, diz que o velho Archie não existe mais, e ele concorda. As visitas a Gretchen são semanais, com a justificativa de que só ele pode fazê-la confessar onde estão os corpos das vítimas. Mas Archie sabe qual o real motivo - ele simplesmente não consegue ficar longe dela. Quando outro criminoso começa a seqüestrar meninas em Portland, Archie tem que se recompor para liderar uma nova força-tarefa que investigará os assassinatos. Uma repórter jovem e determinada, Susan Ward, acompanha o trabalho do grupo, o que desencadeia um jogo mortal entre Archie, Susan, o novo serial killer e até Gretchen. Eles têm um maníaco para capturar, e talvez isso liberte Archie de Gretchen de uma vez por todas.

Primeiro livro da série e o primeiro para o tema do mês de março do Desafio Literário, Coração Ferido é descrito como um grande thriller psicológico e policial, contudo não concordo com o termo thriller. Realmente é uma trama intricada psicologicamente e repleta de descrições nuas e cruas dos personagens, do ambiente e das diversas cenas de crime. Archie Sheridan é um detetive que foi ao inferno e voltou ao passar dez dias nas mãos da serial killer Gretchen Lowell e dois anos após ter sido salvo pela própria assassina tenta retornar a rotina de trabalho. O livro abusa de cenas fortes e aspectos psicológicos para introduzir personagens interessantes e tramas surpreendentes.

Archie Sheridan dedicou toda sua carreira a capturar a serial killer mais infame do noroeste americano. Ele foi o primeiro a identificar um padrão entre os assassinatos e o único que esteve por dez anos na força tarefa "Beleza Mortal". O único padrão era o coração talhado no peito das vítimas e alguns métodos de tortura recorrentes. Sexo, classe social, idade e raça, tudo era diferente. Por vários anos eles pensaram que o assassino era um homem e depois de abandonar tudo para perseguir “Beleza Mortal” no final das contas foi Gretchen que pegou ele. Por 10 dias Archie ficou sob as torturas sanguinárias de Gretchen e por fim foi salvo da morte por ela, que não só ligou para emergência como também o manteve vivo até a chegada da ambulância. Dois anos após o acontecido Archie vive preso em seu apartamento à base de diversos comprimidos, viciado em Vicodin, incapaz de esquecer Gretchen e voltar à vida. Separou-se da esposa, mal vê os filhos e está anda no limiar da sanidade.

Quando um novo assassino em série começa a atacar garotas de 14 anos em Portland, Archie é convencido pelo amigo a retomar sua carreira na força tarefa. Ele precisa reunir forças para voltar ao trabalho sem deixar transparecer para seus colegas a confusão que está sua cabeça. Enquanto Archie estiver investigando o assassinato das garotas a repórter do jornal local Susan Ward vai acompanhá-lo dia e noite em busca de informações, detalhes para a reportagem sobre o “herói” que sobreviveu e colocou “Beleza Mortal” atrás das grades. É a partir desse contexto que acompanhamos uma narração cheia de viradas, onde nada é o que parece e coisas que pareciam não ter relação alguma estão completamente interligadas. Archie, Susan, o novo serial killer e Gretchen em uma trama sufocante de mentiras e manipulações.

Chelsea Cain conseguiu fazer uma bela estreia ao apresentar um livro tão cheio de nuances e com personagens tão reais, tão quebrados psicologicamente. O melhor que um romance policial pode apresentar é personagens que casem com a trama forte. Não adianta expor um enredo forte se os personagens não acompanham isso. A autora usa de descrições pontuadas de torturas e cenas de crime para completar o tom do livro. Não temos um policial herói, forte e de boa aparência como vemos em outros livros, mas um cara que não é nem um terço do que já foi um dia e está lutando para se livrar dessa prisão que Gretchen o colocou. Archie é só a sombra do detetive que ele foi, sente dores terríveis e está cada vez mais viciado nos remédios. Através de flashbacks revivemos tudo o que ele passou nas mãos de Gretchen e depois algumas páginas revirando o estômago posso afirmar sem dúvida que ela é o pior serial killer que já vi. Algumas partes das lembranças de Archie eram impossíveis de ler de tão doentias. O pior é que depois de tudo isso ele ainda a visita na cadeia. Os dois ficaram envolvidos nessa espécie de relação viciosa.

Depois que o caso do assassino das garotas se resolveu ficou mais nítido ainda que Gretchen está manipulando um plano muito maior e mais ardiloso. Ela não se entregou por acaso. Espero sinceramente que Archie mude, enfrente a vida e esqueça essa doida. Nenhuma beleza vale uma relação dessas. A autora conseguiu criar uma história instigante, personagens ótimos e tal, mas com tudo isso em mãos eu acredito que ela pode desenvolver mais o lado psicológico. Eu sei que já está demais, mas acredite em mim, pode melhorar e muito. Não basta descrever cenas de torturas que dão arrepio, não basta a assassina ser bonita e inteligente. Espero que nos próximos volumes o foco da narração se divida entre Archie e Gretchen. Ao mesmo tempo em que acompanhamos o caso do livro espero que Gretchen entre em cena, dando uma dimensão maior do que se passa na cabeça dela. Uma personagem como ela não pode ser desperdiçada em pequenos diálogos e cenas de tortura, afinal ela tem uma história por trás dos assassinatos. Os diálogos entre os dois foram um dos pontos altos do livro, mas não é o suficiente. Aliás, todos os diálogos são muito bons, a única coisa que faltou mesmo foi um pouco de reflexão, pensamentos, chame do que quiser dos personagens.

A edição da Suma de Letras segue o mesmo padrão da editora, folhas brancas bem grossas e fonte agradável. A capa também ficou bem legal, o efeito, a cor, combinou com a história. Ficou melhor do que a original em minha opinião. Está ai um livro que daria uma ótima série. Poderia até virar filme se tivesse encerrado como trilogia, mas como virou série eu acho difícil que aconteça. Enfim! É um ótimo livro, uma história densa e viciante. Está a procura de algo impactante dentro do gênero policial leia essa série. É uma leitura rápida e imprevisível. Recomendado a todos que gostam mesmo do gênero e para aqueles que querem começar com o pé direito. Agora se você tem estômago fraco para cenas com sangue e corpos mutilados eu sugiro que passe longe desse livro. Até mais!

Archie Sheridan & Gretchen Lowell - Chelsea Cain
2- Coração Apaixonado
3- Coração Maligno
4- The Night Season
5- Kill You Twice

16 comentários:

  1. Coração Ferido já está na minha lista de desejados faz um tempo, e ainda não tinha lido nenhuma resenha dele.Sua resenha está perfeita demais , parabéns !!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha mesmo, mas eu sou meio covarde quando tem muiti sangue e tortura. :x Passo mal quase, com o exagero e tudo, mas vai ficar para a lista dos "se ganhar leio". Hahah. Muito boa sua análise sobre os personagens. É uma pena que eu tenha pavor de ler certas coisas, mas aqui dá para pular a parte dos flashbacks sanguinários? Bjos! E mais uma vez ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaissa, até dá para ler sim pulando as partes que ele lembra das torturas, contudo fica um pouco estranho. Não sei, falta não faz, mas ver ele sofrendo por ela sem o contexto, sei não.

      Excluir
  3. Eu gostei de Coração Ferido. Comprei e li todos da continuação. :)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Yasmin.
    Gosto de romances policiais (tudo bem que este está além disso) mas não tenho um estômago muito forte, então vou seguir sua recomendação de passar longe. Partes de outros livros policiais já me causam certa repulsa, nem imagino como este me deixaria. Mesmo que eu não vá ler, sua resenha ficou ótima e valeu muito para conhecer este livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha, mas entro no time da Rose e da Thaissa. Gosto de ficar pensando em coisas assim depois de ler. É o que aconteceria. Podia ser só psicológico. Adorei a descrição de Archie. Ótimo livro pelo visto, mas não dá.

    ResponderExcluir
  6. Eu pensei em ler esse pro desafio, mas sou muito fraca...pra falar a verdade, esse tema eu quase pulei, pq tb fico pensando em tudo depois e não tenho um estômago muito bom...aushaushau

    ResponderExcluir
  7. Ah não, este nem chego perto, não sei mas alguma coisa nele eu não gostei...

    ResponderExcluir
  8. pelo oque eu li ate agora , não gostei miuto não so gostei da capa mesmo que é muito linda, mais a sua resenha foi realmente otima

    ResponderExcluir
  9. Ah,

    E gostei muito da sua resenha.. O livro parece ser interessante... Vou procurar comprar para ler...

    ResponderExcluir
  10. Deve ser eletrizante!!! Livros policiais, com muita ação e suspense psicológico são uma delícia. Quero demais ler esse livro, me parece perfeito.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  11. Amo os livros da Chelsea!!! Vc não saberia informar por qual editora serão lançados Night Season e Kill? Consigo ler em inglês (ebook), mas não consigo absorver a história direito... Até a versão em lingua inglesa tá dificil de achar aqui (T___T)

    ResponderExcluir
  12. Quando vi a capa achei que era livro romântico. Caramba, me interessei muito, toda essa perseguição a serial killer, amo, amo! Gostei muito do destaque das emoções do protagonista, me sinto agoniada com a situação de insanidade dele só pela resenha.

    ResponderExcluir
  13. Quero mtoo ler esse livro! Sempre gostei de romances policiais e livros com personagens que são apresentados tb em nível psicológico, a história parece ser mtoo interessante e co certeza vou procurar ler logo.

    ResponderExcluir
  14. Amei a resenha e é um fato que deixa a gente curiosa pra ler e saber tudo. A trama parece ser bem envolvente e emocionante. Já está anotado para leitura posterior.

    ResponderExcluir
  15. Eu finalmente comprei o livro rs, faz tempo que queria ler.
    Eu amo um livro investigativo, e este parece ser muito bom,
    o que uma mulher bonita não faz...rs. Eu não sabia que tinha mais que três livros, eu jurava que era uma trilogia..a editora vai lançar os proximos, pois faz um tempinho que saiu o terceiro e não ouvi mais nada dos livros depois disso?
    beijos.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.