24/01/2012

Resenha - O Ladrão de Raios


Nome: O Ladrão de Raios
No Original: The Lightning Thief
Autor (a): Rick Riordan
Páginas: 400
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Disléxico e com déficit de atenção ele cresceu sendo expulsos de várias escolas e quando tudo parece se acertar ele começa a ter experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

Primeira resenha do projeto releitura "Percy e Harry" e ainda não acredito que criei coragem de começar. Desde que abri o blog queria resenhar as duas séries e cá estou eu. A primeira vez que eu vi essa série fiquei animada e desconfiada ao mesmo tempo. Mitologia sempre me interessou, mas fiquei intrigada de como seria essa mistura de deuses gregos e século XXI. Não poderia ser melhor.

Percy Jackson é disléxico e tem déficit de atenção, cresceu tendo problemas estranhos e sendo convidado ano após ano a não retornar para o próximo ano letivo. Para piorar as coisas ele tem que aturar um padrasto fedorento e que abusa da mãe. Na atual escola até que as coisas não estão tão ruins, tem seu amigo Grover e um professor que parece acreditar nele. Contudo a situação fica estranha quando uma professora o ataca e é transformada em pó. Ninguém se lembra da professora, Grover está estranho e anda de cochichos com o professor, mas Percy decide não esquentar a cabeça, coisas estranhas sempre aconteceram com ele e o ano letivo está no fim. É na viagem com a mãe que a situação perde o controle quando outro monstro o ataca. Ele não só descobre que seu amigo Grover é um sátiro, como também que é filho de um dos deuses gregos.

Após o ataque só resta a Percy ficar no acampamento meio-sangue, onde todos os semideuses são protegidos dos monstros. Lá ele descobre sobre sua verdadeira origem, faz amizade com Annabeth, filha de Atenas e conta com Grover e Quíron para ajudá-lo. A situação de Percy piora quando um dos três grandes o reclama como filho e então ele é acusado de roubar o raio mestre de Zeus. Partindo em uma missão contra o tempo Percy, Annabeth e Grover tem que recuperar o raio mestre antes que os deuses entrem em guerra. Os deuses já estão tomando partido e eles precisam encontrar o raio e o ladrão antes que seja tarde.

Em uma narração fluida e cheia de ação acompanhamos a viagem de Percy através do país enfrentando muita confusão e problemas. Passando de uma luta com Medusa a um encontro com o deus da guerra Ares o autor consegue inserir vários personagens da mitologia em situações diferentes sem deixar a história complicar. Desde o princípio Riordan me conquistou com um livro que não dá para parar de ler. A leitura é rápida e muito gostosa. Os personagens são cativantes, bem completos e o senso de lealdade de Percy é uma das características que mais gostei no livro. A união do mundo mitológico com a nossa realidade foi feita com bom senso e com recursos que deixaram a história crível.

É uma temática diferente, bem explorada e ao mesmo tempo simples. Conquista rápido e recomendo para todos, se é que ainda tem alguém que não leu. Se não leu com medo ou preconceitos está perdendo tempo. Durante a leitura é possível conhecer várias histórias da mitologia, conhecer os deuses e outras curiosidades menores. São muitos os motivos para você dar uma chance a Percy Jackson & os Olimpianos. A edição da Intrínseca ficou muito boa, e não encontrei erros de nenhum tipo. O brilho do título dos livros é que mudaram da primeira edição para a segunda, mas isso é detalhe. Se ainda tem dúvida quanto à série acompanhe o projeto aqui no blog, a próxima resenha da série pelo projeto releitura vai ao ar terça que vem, não percam!

Percy Jackson & Os Olimpianos - Rick Riordan

19 comentários:

  1. Essa série ja ta na minha lista flor!
    To louca de vontade de ler, mas como é emprestado eu tenho que esperar... rs
    Agora animei mais ainda pra ler!!! Só vou terminar os que tenho em casa p pegar e ler.

    Sucesso aí no projeto! Bjinhus

    ResponderExcluir
  2. Já li esse primeiro livro e fiquei super feliz por responder as minhas expectativas, recomendo mesmo a quem não leu, ler, em todo o livro, desde do começo a história me prendeu e é ótimo mesmo pra conhecer mais sobre mitologia ><

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. A série é muito boa! Mas parei no terceiro livro, porque depois do filme, me deu um desãnimo em continuar... :X

    ResponderExcluir
  4. Percy Jackson foi uma das melhores surpresas pra mim, depois do fim de Harry Potter. É impossível não se deixar conquistar por Percy e outros personagens! *-* Já li toda a série e estou na continuação dela, "Os Heróis do Olimpo", que mantem a mesma qualidade de Percy e os olimpianos. Super recomendo! xD

    ResponderExcluir
  5. Tio Rick é um dos meus escritores favoritos. sempre gostei de mitologia , e o escritor abordou o tema de uma maneira unica. Já li toda a série!!
    Esperando ansiosamente pelas próximas resenhas, tando de Percy Jackson como de Harry Potter

    ResponderExcluir
  6. Adoro essa série apesar de não ter terminado ainda, e concordo contigo. O ritmo é muito bom, e os personagens são ótimos, engraçados, não sei porque ainda não terminei! bjo

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é realmente muito bom e a mistura de épocas dele é muito bem arquitetada.
    sucessoparaseublog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. De fato, Percy é um dos melhores da atualidade, como série infanto juvenil.
    Rick Riordan sempre surpreende, é assim com os Olimpianos e agora com as Crônicas de Kane..

    Todos temas que amo e ele trás para atualidade e para os novos leitores assuntos interessantes e de uma forma muito envolvente.

    O Projeto é excelente, também preciso fazer isso no blog um dia.. mas é sempre complicado com outros lançamentos tão bons..

    Abraços
    Gabriela Lopes
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Percy Jackson e os Olimpianos é uma das minhas séries preferidas.
    A narração do Percy é ótima e eu adoro o seu senso de humor.
    Rick Riordan é um escritor maravilhoso. Todos os livros que li dele eu adorei.
    Amei a resenha, Yasmin. Está ótima, como todas as outras :D

    ResponderExcluir
  10. Sabe que eu nem consegui ler esse livro? Quero muito ler a serie toda mas ta dificil. E' tanto livro que falta tempo. rs.
    Adorei sua resenha, da mais vontade ainda de ler.

    bjs.

    ResponderExcluir
  11. Não li a série toda, mas até onde eu fui está muito boa mesmo. Poste logo as outras resenhas que quero muito acompanhar, não vejo muito delas por ai. Agora acho que só sou eu ansiosa pelo próximo filme, podia falar dele na proxima resenha. =)

    ResponderExcluir
  12. Eu simplesmente amooooo Percy Jackson, e tenho todos os livros. Eu tenho que dizer que sou fã dos livros do Rick Riordan, ele é escritor maravilhoso, que a cada vez me surpreende mais! :D A resenha está ótima, parabéns! ^^

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia a série de livros, vi o filme primeiro e achei muuuito ruim. Mas lendo sobre ele na internet, vi que havia uma série de livros que, ao contrário do filme, eram muito bons. Então comprei esse primeiro e, uma semana depois, achei uma promoção do box da série por 53 reais, frete grátis :)

    Eu confesso que ainda não comecei a ler o box, mas estou emprestando um de cada vez para um vizinho que está amando...

    Já que não tem mais livros novos do Harry Potter pra ler, creio que no começo do anos vou dar uma chance pro Percy

    ResponderExcluir
  14. eu já li a série toda e amei. Agora quero ler os outros livros sobre os olimpianos. quanto a esse livro, li depois que assisti ao filme. Gostei muito, tanto que fui atrás do meu sobrinho que tem a coleção e pedi emprestada, rsrsrs, tia é pra isso né?
    Gostei muito da sua resenha, que está muito boa.

    ResponderExcluir
  15. Olá,realmente sou apaixonada por Percy Jackson,toda a história é cativante,as conquistas que ele vai tendo durante a série é maravilhosa,esse primeiro livro é ótimo,já entramos de cabeça nesse mundo mitologico,que eu amo.O que mais gosto no Percy é sua lealdade e determinação que em nenhum momento o deixa pra trás,então recomendo demais Percy Jackson e os Olimpianos.

    ResponderExcluir
  16. Ah eu sou apaixonada por Percy Jackson e a história é divertida,super legal e cativante. Ainda de quebra faz o leitor aprender mitologia grega como ninguém. "Tio" Rick é excelente e arrasa :)

    ResponderExcluir
  17. Percy Jackson foi uma das histórias mais interessantes que eu já vi. Minha sala era cheia de semi-deuses e eu era um simples mortal. Até que um dia, um filho de Poseidon me emprestou seu precioso Ladrão de Raios e eu virei filho de Hades. Eu amei Percy, e sempre queria comentar e eles perceberam que criaram um monstro. Me diziam que meu pai me obrigou a trabalhar no Mundo Inferior , como Cérbero KKKKK' (:

    ResponderExcluir
  18. Gosto muito de Percy Jackson, me fez aprender mais sobre mitologia, um assunto que me interesso bastante mas nunca parei para ler sobre. Uma saga leve e divertida, muito boa!

    ResponderExcluir
  19. Amei sua resenha! A série é maravilhosa, Rick Riordan é um gênio!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.