31/12/2016

Resenha - No Limite da Loucura


Nome: No Limite da Loucura
No Original: Madness Underneath
Autor (a): Maureen Johnson
Tradutor (a): Sheila Louzada
Páginas: 304
Editora: Fantástica Rocco
Comprar: Submarino - Amazon - Saraiva - Cultura
Sinopse: Uma das autoras mais queridas do público jovem na Inglaterra e nos EUA, e celebridade no Twitter, Maureen Johnson deixa sua protagonista Rory Devereaux No limite da loucura na eletrizante sequência de O nome da estrela. Depois de se envolver no misterioso caso do assassino em série que se fazia passar pelo lendário Jack, o Estripador, espalhando o medo pela capital britânica, a garota é enviada para a casa dos pais em Bristol. Mas ela não pensa duas vezes quando tem uma chance de retornar a Wexford e reencontrar os amigos. Sua volta a Londres, no entanto, revela mais sobre seus próprios poderes do que ela poderia supor e a põe no centro de uma nova – e sinistra – onda de crimes que vêm desafiando até mesmo a polícia secreta que combate os fantasmas na cidade. No segundo livro da trilogia Sombras de Londres, Rory Devereaux precisa enfrentar seus próprios medos e agir antes que seja tarde.

A Sombra de Londres é uma daquelas trilogias que conheci bem antes de lançar no Brasil e esperei ansiosamente. Londres, assassinatos em becos nebulosos, prédios antigos e detalhes vívidos da capital inglesa. Maureen Johnson conseguira capturar todos os elementos que amo a respeito da Inglaterra no primeiro volume de sua trilogia e estava bastante curiosa para ver qual seria o rumo da trama pois é no segundo livro onde descobrimos se uma trilogia vai ser tudo o que prometia ou não. No Limite da Loucura é uma ponte, em todos os sentidos uma história que conduz o leitor entre dois pontos. A dúvida que fica é se o ponto de chegada corresponde a expectativa de quem começou a travessia. Conheçam.

Rory Devereaux chegou a Inglaterra para passar um ano em Wexford enquanto seus pais, professores, mudavam de universidade. Eles ficariam no interior e ela em Londres. Ela planejava estudar e conhecer gente diferente, mas acabara ganhando bem mais do que novos amigos. Rory tinha a capacidade de ver fantasmas e agora depois dos acontecimentos dos últimos meses ela se recuperava na casa dos pais em Bristol enquanto visitava uma terapeuta. Rory não faz nada além de desviar de suas perguntas, por isso quando ela convida seus pais para uma consulta e diz que está na hora de Rory voltar a sua rotina em Wexford apenas três semanas depois de tudo o que aconteceu Rory sabe que tem algo errado. Se não bastasse a cicatriz queimando e a volta inesperada Rory ainda está lidando com seu recém descoberto "poder" de dispersar fantasmas. Rory não sabe se voltar a Wexford foi a melhor coisa. Mesmo com Jazza, sua amiga e Jerome, e com os Sombras ela sente que não está conectada aquela vida de antes. Antes dos fantasmas, antes do Estripador, antes do banheiro. Stephen, Bu e Callum continuam seu trabalho nos Sombras, a polícia dos mortos e entre os três e seus amigos em Wexford Rory nunca se sentiu tão errada. Quando Charlotte deixa o cartão de sua psicologa milagrosa com Rory, ela tem certeza de que não vai ligar, mas coisas estranhas estão acontecendo e ela precisa conversar. Entre duas rachaduras e um assassinato suspeito ela precisa escolher que vida vai levar dali para frente.

A partir daí a história se desenrola levando Rory por cenários de sua vida enquanto ela tenta realmente fazer parte de tudo novamente. A narrativa novamente é em primeira pessoa, porém desta vez é bem mais sufocante. A protagonista não está bem e tenta recomeçar estudando, recomeçar o namoro/rolo com Jerome e sua velha rotina, porém como seguir em frente quando você não é mais a mesma pessoa? A autora consegue captar as mudanças não apenas na vida, mas na própria Rory, coisas sutis que acabam levando a personagem para a trama central desta continuação.

Esse processo de recuperação aliado ao começo tardio da trama do livro e o choque do capítulo final é que deixa essa sensação de ponte. Maureen desenvolve os capítulos em um ritmo lento para de repente, jogar uma bomba em cima do leitor e colocar fim logo em seguida. Ela encerrou a trama do livro de modo rápido, sem muitas explicações (tanto que acredito que veremos de novo essa história no terceiro livro) para em seguida deixar uma bomba totalmente à parte . A sensação é de que cortaram a ponte faltando menos de dois metros para o fim e tudo o que tem entre o leitor e o verdadeiro final é um precipício sem fim, impossível de atravessar mesmo pulando. Foi golpe baixo da autora deixar o leitor com aquele final e mais ainda com Rory, que acabava de se resolver e agora tem de lidar com aquilo!

O segundo livro da trilogia é uma leitura rápida pois queremos saber o que acontece com Rory e a cada capítulo estamos prontos para o "novo problema", mas acima disso No Limite da Loucura é Maureen Johnson preparando o terreno para o terceiro livro. Uma travessia estranha, mas gostosa de acompanhar. A edição da Fantástica Rocco está linda. Sou suspeita para falar, mas amei a arte das capas com a fonte do título sendo mantida do original. Adoraria ver a história adaptada e recomendo para o leitor que gosta da mistura sobrenatural com suspense, além claro de uma história que nos transporta para a Londres de prédios tradicionais, becos escuros e estações de metrô antigas. Leiam! Até mais!

Sombras de Londres - Maureen Johnson
1- O Nome da Estrela
2- No Limite da Loucura
3- The Shadow Cabinet

Acompanhe a editora Rocco:

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.