09/06/2015

Resenha - Dias Infinitos


Nome: Dias Infinitos
No Original: Infinite Days
Autor (a): Rebecca Maizel
Tradutor (a): André Gordirro
Páginas: 384
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Cansada de passar seus infinitos dias perseguindo e matando vítimas inocentes, Lenah Beaudonte, uma poderosa vampira da era vitoriana, decide abandonar seu coven de comparsas decadentes e transformar-se em humana. Mas o ritual capaz de transformá-la é extremamente perigoso. É necessário que um vampiro se sacrifique por ela, e não só isso; Lenah precisará passar 100 anos hibernando. Felizmente, Rhode, o grande amor da vida dela, resolve se sacrificar para realizar esse sonho. E a transformação é bem-sucedida. Após 592 anos, Lenah acorda em um corpo humano, na prestigiosa escola particular Wickham, em Massachusetts. Ela está completamente sozinha em outro século e precisa aprender a viver no mundo moderno, como uma adolescente comum. E justamente quando Lenah parece ter se adaptado à nova vida, feito novos amigos e até arrumado um namorado, o passado volta para assombrá-la. Seus ex-companheiros vampiros embarcam em uma caçada mortal para encontrá-la e capturá-la. Agora não só Lenah, mas todos que ama correm perigo. Será que ela conseguirá escapar e salvar os amigos sem revelar seu maior segredo?

Conheci o livro de Rebecca Maizel pouco depois que comecei o blog e lembro que em quase todos os lugares que li sobre ele o comentário era o mesmo, um livro incrível sobre vampiros, mas de forma indireta. Para uma pessoa que não lia quase nada com vampiros e extremamente curiosa foi com surpresa que vi o livro nos lançamentos da Galera, sério que havia perdido a parte onde a editora comprou os direitos de publicação do livro? Dias Infinitos finalmente chegava ao Brasil e claro que solicitei o livro. Com uma capa criativa e misteriosa o livro é diferente do que imaginei, gostei bastante e estou curiosa por sua continuação. Conheçam. Vampiros e séculos de História.

Lenah Beaudonte estava cansada de sua existência como vampira, depois de séculos vagando pelo planeta, conhecendo os mais estranhos recantos e usufruindo de uma existência ao mesmo tempo tenra e angustiante ela faz a Rhode um pedido irrecusável. Por isso quando desperta no século XXI com um Rhode fatigado ao seu lado Lenah não sabe se fez a escolha certa. Ela voltara a ser humana, mas a que preço? Sem saber se conseguiria viver sem contatar seu antigo coven e com a perda de Rhode, Lenah começa sua vida como humana em uma escola, tentando se misturar a ponto de passar imperceptível. Rhode a alertou que Vicken e seu antigo coven iriam caçá-la até encontrá-la quando descobrisse que ela não estava hibernando coisa nenhuma. Sua melhor chance era sumir como humana e o colégio interno Wickham era sua melhor chance. Lenah está maravilhada e assustada com essa nova vida, os cheiros e o toque das coisas ainda a assusta, como vampira tudo o que sentia era o cheiro de sangue e os instintos de caça, o calor do sol na pele, o cheiro de terra molhada e todas as coisas novas que este estranho século traz consigo tornam seus dias únicos. Ao lado de Tony o garoto que tem uma bolsa de artes no colégio ela começa a redescobrir prazeres, mas ainda se pergunta se poderá ser inteiramente feliz. Sua super audição de vampira não sumiu com a transformação e Rhode a alertou de que poderia restar outros traços dos talentos vampíricos. Quando Justin Enos chama sua atenção com seu olhar irônico Lenah não podia imaginar tudo o que a vida ainda guardava para si, nunca pensou que amaria alguém além de Rhode e à medida que a Nuit Rouge se aproxima Lenah está determinada a sobreviver a caçada de seu coven e proteger aqueles que começou a amar. Uma vida humana nunca pareceu tão atrativa quanto agora.

É a partir dessa premissa que as coisas acontecem em Dias Infinitos. Acompanhamos a transição de vampira a humana de Lenah enquanto mergulhamos em passagens de seu passado, acontecimentos que marcaram sua longa existência e que tornou tão forte a vontade de voltar a ter uma vida com emoções, sabores e toques. Quando pensamos em vampiros e imortalidade tudo parece perfeito e extremamente atraente e é essa visão que Rebecca Maizel tão habilmente começa a desconstruir levando o leitor por uma mitologia vampírica completamente diferente do que estamos acostumados, longe do glamour que tantos autores insistem em manter quando o assunto é vampiro. Com descrições aguçadas e uma ótima ambientação tanto no presente quanto no passado a autora apresenta seu universo de forma perspicaz e instigante, deixando o leitor cheio de perguntas e bastante curioso com a continuação.

Lenah é uma protagonista que pouco a pouco cativa o leitor, ela não é a típica jovem, sua longa vida como vampira transparece em sua voz narrativa e a autora procura manter essa maturidade ao longo do livro, é nítido que mesmo quando a personagem procura se soltar ela ainda tem aquele ar melancólico. Não gostei muito da escolha pelo romance, mas capítulo a capítulo entendi porque a autora escolheu esse tipo de narração, entrelaçando toda a vida de vampira de Lenah, suas escolhas e seus pecados em cada lembrança, afinal o que mais impactante na vida de uma pessoa que descobri as emoções que vem quando amamos alguém? Lenah cita a vida anestesiada dos vampiros como referência e acredito que a autora guardou mais para a trama visto aquele final e o que Lenah foi descobrindo de suas habilidades como nova humana.

Leitura rápida, instigante e que conquista o leitor pelos detalhes e pela criativa da trama sobre vampiros. Rebecca Maizel conseguiu apresentar algo novo em um tema tão usado e mostrou habilidade como contadora de histórias, adorei cada passagem no passado e estou curiosa para o livro dois. A edição da Galera está ótima, adorei a capa e só gostaria que o livro tivesse uma fonte maior, teria ficado melhor com esse detalhe. Recomendado a todos que procuram uma trilogia jovem adulto que traga algo de novo, se você gosta de vampiros vai adorar conhecer esse universo sombrio e tão diferente, suspense, romance e emoções ao lado de personagens intrigantes. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Rainha Vampiro - Rebecca Maizel
1- Dias Infinitos
2- Stolen Nights
3- Eternal Dawn

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.