23/04/2015

Resenha - Nuvens de Ketchup


Nome: Nuvens de Ketchup
No Original: Ketchup Clouds
Autor (a): Annabel Pitcher
Tradutor (a): Petê Rissatti
Páginas: 232
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Zoe Collins guarda um segredo - um segredo obscuro e terrível que não ousa confessar a ninguém que conhece. Mas um dia ela ouve falar sobre um criminoso no corredor da morte que sabe tudo a respeito de segredos. E mentiras. E traição. Desesperada para se abrir com alguém, Zoe pega uma caneta e dá um profundo suspiro. Estas são as cartas que ela escreveu.

Quando comprei o primeiro livro de Annabel Pitcher que saiu pela Rocco aqui no Brasil sabia que a autora iria se tornar uma das minhas favoritas. A história do menino que perdeu uma irmã que mal conhecia para o terrorismo e viu sua vida transformada com uma amiga muçulmana é mais do que comovente. Por isso não titubei quando a Rocco lançou Nuvens de Ketchup, estava ansiosa para saber se a editora continuaria a publicar Annabel e amei ver que sim. Neste novo livro temos uma história de amor trágica, e a prova de que não podemos controlar o destino, que as vezes decisões já estão tomadas. Conheçam.

Conhecemos Zoe depois que tudo já aconteceu, não sabemos o que, só sabemos que ela a culpa a consome dia após dia e que para aliviar isso ela decide confessar tudo em cartas para um condenado. Depois de acessar o site sobre correspondências para detentos no corredor da morte ela escolheu o Sr. Harris, um homem que estava preso por assassinato. A cada nova carta começamos a compreender a história de Zoe, que começou em uma festa. Criada ao lado das duas irmãs e uma mãe muito rígida tudo que Zoe queria era poder aproveitar uma festa ou outra e escrever suas histórias. Porém a mãe já havia decidido que ela iria cursar direito, que escrever não dá dinheiro e enquanto observa a mãe cuidado da irmã mais nova que é surda Zoe tenta ter uma vida normal, a festa era o começo dessa vida e quando ela conheceu o misterioso garoto de olhos castanhos não podia imaginar em todo resto. Depois que ele sumiu Zoe acabou ficando com Max, um dos garotos populares da escola e mesmo depois da mancada que ele comente Zoe aceita sair com ele. Quando encontra o garoto dos olhos castanhos de novo ela ainda não estava certa sobre Max, e jamais imaginou que Aaron estaria livre. Por isso ela só percebeu a enrascada em que se enfiou tarde demais. Aaron é o irmão de Max, Max pensa que está namorando com Zoe e Zoe não pode largá-lo para ficar com Aaron sem consequências. E quanto mais ambos adiam essa decisão pior as coisas ficam. Essa é a história de Zoe, a garota dos passarinhos que no fim perdeu um amor por causa de escolhas difíceis. Essa é sua confissão.

É a partir dessa premissa que a história se desenrola e Annabel Pitcher tem o dom para contar histórias difíceis, de escolhas complicadas e sofrimentos inevitáveis. Uma história delicada e complicada, que cativa a curiosidade do leitor no começo e o coração à medida que os capítulos se aproximam da conclusão. A narrativa é através das cartas de Zoe, com alguns momentos do presente entre elas. As cartas são divididas entre relatos atuais e a história do erro de Zoe. O que mais chama atenção na narração é o tom que a autora dá ao drama vivido por Zoe, sem cair nos extremos. Conseguimos entender a culpa da protagonista sem fazer pouco da história, afinal é um caso de amor jovem, mas porque não traria dor e sofrimento?

Dos personagens além da protagonista se destacam Aaron e as irmãs de Zoe, com a situação da família dela se complicando pela rigidez da mãe acabamos surpresas quando o segredo que tanto o pai quanto a mãe escondiam sobre a irmã mais nova o que mostra a Zoe que todo mundo carrega consigo a culpa por algo, pequeno ou grande, todo mundo tem seus próprios sofrimentos.

A leitura é rápida, fluída e cativante. Annabel Pitcher é uma excelente contadora de histórias, que com sensibilidade nos leva por uma história diferente de culpa, perdão, amor, erros e escolhas. Espero que a editora continue a publicar os livros dela aqui no país. A edição da Rocco está ótima, uma bela edição, tradução e conte. A capa não casa com o anterior, mas está bom. Recomendo a todos que gostam de um bom jovem adulto, sensível e surpreendente, as cartas e sua história vai cativar o leitor. Leiam! Até mais!

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.