19/04/2015

Resenha - A Lâmina da Assassina


Nome: A Lâmina da Assassina
No Original: The Assassin's Blade
Autor (a): Sarah J. Maas
Tradutor (a): Mariana Kohnert
Páginas: 406
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Conheça o caminho da assassina. Pavimentado com sangue, lágrimas e suor. Implacável, sedutora, letal. Poucos conhecem seu rosto, menos ainda sobrevivem à sua fúria. Não à toa Celaena Sardothian é sinônimo de morte. Suas lâminas são certeiras, assim como seu estranho código de honra e seu aguçado senso de justiça. Mas como uma menina, encontrada agonizando pelo rei dos Assassinos de Adarlan, se tornaria a campeã do rei? Disputada pelo capitão da guarda real e o próprio príncipe herdeiro? No centro de intrigas políticas? Acompanhe Celaena vencer um lorde pirata e toda sua tripulação; o encontro como uma curandeira; seu treinamento com o Mestre Mudo, senhor dos assassinos silenciosos, nas dunas do deserto Vermelho; a prisão nas Minas de Sal de Endovier; ou, ainda, sua luta contra o mais escorregadio e traiçoeiro dos adversários — o próprio coração.

Trono de Vidro é uma daquelas séries que me conquistou antes mesmo de ser lançada aqui no Brasil. Fantasia de capa, espada, assassinos, reis gananciosos e disputas pelo poder, tudo isso e mais um pouco. Por isso fiquei feliz ao ver que a Galera não só ia lançar os contos que antecedem o primeiro livro como ia sair direto em versão física, reunidos em uma bela edição. Conheçam agora o começo do fim, as ações que antecederam a prisão de Celaena Sardothien.

No primeiro conto, A Assassina e O Lorde Pirata conhecemos a Celaena de antes, a garota prestes a fazer 17 anos, ainda a protegida pelo líder da guilda Arobynn e ainda detestando seu colega, Sam com quem fora enviada em misteriosa viagem as Ilhas Mortas. Celaena não estava satisfeita, Arobynn não era de enviá-la as cegas e com o envelope lacrado a cera ela e Sam teriam de esperar para saber. Celaena estava certa de que seria vingança pelos quatro membros da Guilda mortos por piratas. Porém para seu horror não é nem perto disso, Arobynn está comprando escravos e participando desse terrível comércio com os piratas. Quando ela decidi ajudar os escravos a fugir não imagina que este seria o começo de mudanças sem voltas O segundo conto, A Assassina e A Curandeira é um belo conto que se passa em uma estalagem e que deixa o leitor querendo que Yrene um dia volte para trama, a história é um interlúdio entre o conto um e dois. No terceiro conto A Assassina e O Deserto, Celaena ainda como punição é enviada para o deserto, no calor escaldante do verão ela treinará com o Mestre Mudo e com os Assassinos Silenciosos, umdos melhores, onde é possível vê-la amadurecer. Fechando temos A Assassina e O Submundo, onde Arobynn a envolve em um assassinato errôneo mostrando que não vai esquecer o que ela fez e A Assassina e O Império, que conta como ela foi para nas minas de sal como escrava.

Esses são os cinco contos que antecedem a série e cada um tem sua particularidade, uma nova informação que vem se juntar ao quebra-cabeça. Narrados pela voz de Celaena os contos são fluídos, de ritmo ágil e envolvem o leitor pela curiosidade, construindo o passado da personagem juntando, amarrando as pontas que conhecemos nos dois primeiros livros. A trama de cada conto, mesmo os de premissa mais simples funcionam bem visto que juntos eles são quase como uma história só, sem divisões, a história da queda da assassina de Adarlan.

Dos personagens o que mais chama atenção fora as diferenças sutis de Celeana é Sam, o assassino que cresceu ao lado dela criados por Arobynn, o Mestre Mudo, que que treinou Celaena mudando a postura dela e o próprio Arobynn, um homem manipulador, que sempre soube quem Celaena realmente é e que a colocou em Endovier. Fica a perguntando se com alguma intenção maior. Será que ele a queria perto do rei? No geral os contos são uma boa introdução para quem está na dúvida se lê ou não a série.

Leitura rápida e gostosa, que apresenta um outro lado da protagonista e onde Sarah J. Maas expande seu mundo enquanto nos conta a virada na vida de sua assassina. De traições a desertos, de guerras a batalhões em marcha, de amizade e a segredos a escravos e manipulações, tudo isso envolverá você. A edição da Galera está ótima, bem adaptada a capa e fonte padrão, uma pena é não ter capa da branca para casar com os outros livros. A cada história fico ainda mais certa de que um filme ou uma série seria ótimo visto o universo e os personagens criado pela autora. Recomendado aos que querem conhecer o mundo da série antes de decidir ler e também para os que gostam de contos. Leiam! Até mais!

Trono  de Vidro - Sarah J. Maas
0,5 - A Lâmina da Assassina
1- Trono de Vidro
2- Coroa da Meia-Noite
3- Heir Of Fire
4- Sem Título Ainda
5- Sem Título Ainda
6- Sem Título Ainda

4 comentários:

  1. Capara linda e história maravilhosa, li o primeiro e fiquei apaixonada. Me lembra muito os livros do mago <3

    ResponderExcluir
  2. Que capa linda!
    Vejo muita gente falando bem dessa série. Principalmente da Celeana!! hahaha Despertou minha curiosidade!

    Bjo
    http://01amordelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser legal, estava querendo mesmo ler a história, então deu uma força extra, haha.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro, a série é fantástica. Senti tantas emoções ao ler, xinguei e chorei tanto hahahaha
    É maravilhoso. Certamente vou querer ler tudo o que a Sarah escrever daqui para frente...

    Bjs

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.