14/03/2015

Resenha - Véu da Morte


Nome: Véu da Morte
No Original: Winter Veil
Autor (a): Jenna Burtenshaw
Tradutor (a): Dilma Machado
Páginas: 272
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Em 'Véu da Morte', o terceiro volume da saga 'Os Segredos de Wintercraft', a autora continua as incríveis aventuras de Kate Winters e Silas Dane. Sob o domínio da cruel Dalliah Grey, Kate é arrastada de volta para Fume e forçada a romper o Véu. A única maneira de Dalliah conseguir seu espírito de volta. As consequências deste ato são as mais terríveis, as almas perdidas estariam livres para vagar pelo mundo, espalhando terror e loucura entre os vivos. Agora é dever de Silas e Edgar Rill deterem Kate e impedirem os planos de Dalliah.

Quando li o primeiro livro já esperava gostar porque trilogias e séries britânicas quase sempre me cativam, mas Livro Perdido era mais do que um livro jovem interessante, o universo de Wintercraft desde o começo foi diferente, sombrio e com elementos inovadores a história criada por Jenna Burtenshaw provou a cada capítulo ter aquele algo mais que diferencia a leitura que passa e a que fica com o leitor. Albion, a cidade de Fume, os dotados e a família Winter, tudo isso envolto em uma névoa de mistério, morte e guerra. Véu da Morte é a conclusão da trilogia, e com o fim arrebatador de Guardiões Sombrios é impossível não ter contado os meses para ter o livro em mãos. Conheçam.

Silas estava correndo contra o tempo. A cada dia que Kate passava sob o controle de Dalliah a alma da garota tocava o negro dentro do véu de forma irreversível. Ele sabia disso como ninguém. Ao lado de Edgar e com a ajuda de seu corvo, Silas planeja resgatar Kate de Dalliah antes que elas alcancem Fume. Enquanto Silas faz seus planos Kate começa a se lembrar, ela sabe que tem algo errado em Dalliah, mas o controle dela é apertado. Dalliah quer derrubar o véu que separa o morto dos vivos inundando Fume com os milhares de espíritos ancestrais que vivem nas fundações da cidade que outrora foi o respeitável cemitério de toda Albion. Enquanto isso a Guarda Sombria do Continente infiltra-se cada vez mais dentro de Fume, com aliados na política preparando tudo para o grande ataque que o poderoso exército do Continente planeja para tomar de vez o conselho superior e assim ter Albion conquistada. Quando essas três tramas se encontram difíceis decisões serão tomadas, sacrifícios inimagináveis feitos e a salvação da devastada cidade, do véu e todo o resto virá da redenção de vários erros. Kate está tão profundamente ligada ao véu que Silas começa duvidar se o melhor é resgatá-la ou sacrificá-la. Quando a linha entre certo e errado é borrada, vilões e mocinhos se confundirão à medida que o fim se aproxima, afinal ninguém é perfeito, nem para o mal nem para o bem.

É essa a premissa que dá vida ao último volume da trilogia. Juro que fui o mais concisa possível, afinal a história é para ser descoberta aos poucos. Dividindo a narração entre as frentes importantes a autora nos conduz capítulo a capítulo para um final tenso, de revelações, traições e redenção. A narrativa continua com o ritmo cadenciado alternando entre ação e desenvolvimento, nessa conclusão temos um pouco da história de Edgar e algumas descobertas fortes sobre a família Winter. À medida que Kate derruba o véu ao lado de Dalliah mais e mais os espíritos ficam visíveis e aliando isso a ambientação sombria e pesado temos um livro vívido que deixa o leitor com a impressão de que pode literalmente sentir o frio das ruas e tocar em cada sombra da cidade de Fume.

Dos personagens eu gostaria que Silas tivesse um fim melhor, o que não quer dizer muito porque ele teve sim um fim surpreendente e pedir mais é até injusto, porém acredito que Burtenshaw tem nele um ponto que com toda certeza pode ser o começo de uma nova trilogia ou de um quarto livro. Silas surpreendeu o leitor desde o primeiro livro e acabamos com o coração na mão por causa de seu fim. Kate cresceu muito ao longo da trilogia e neste livro a vemos sofrer, errar e acertar as contas com a própria natureza. A cidade de Fume é um grande, complexo e sombrio personagem que é uma presença marcante nesse último livro, com as surpresas a autora colocou nos capítulos finais terminamos querendo mais de Albion e seus mistérios.

Leitura rápida, instigante e que amarra todas as pontas em um grande fim para uma trilogia que se passa em um grande mundo. Wintercraft é um universo brilhante, com elementos criativos e que marcará o leitor. A edição da Rocco está ótima, capa bem adaptada, um fonte um pouco menor, mas nada que comprometa. Só fico chateada com os tamanhos dos livros, há uma pequena diferença, poucos centímetros de um livro para outro nesta trilogia. Não sei se é a gráfica que cortou errado como aconteceu com livros da Arqueiro/Intrínseca, ou se é proposital. A trilogia ficaria linda adaptada, com belos cenários e uma trama ímpar, Fume, seus mortos, seu incrível trem e seus cantos obscuros ficaria perfeito adaptado. Recomendo a quem busca uma trilogia criativa, com ótimos personagens e uma trama que surpreende por não ser preto no branco, afinal a vida é complicada e a autora consegue captar bem isso. Leiam! Até mais!

Os Segredos de Wintercraft - Jenna Burtenshaw
1- Livro Perdido
2- Guardiões Sombrios
3- Véu da Morte

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.