09/02/2015

Resenha - Legado


Nome: Legado
No Original: Legacy
Autor (a): Nancy Holder, Debbie Viguié
Tradutor (a): Priscila Catão
Páginas: 304
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Holly Cathers, a prima Amanda e alguns dos amigos de Seattle que as acompanharam até Londres caminham rapidamente, escondendo-se nas sombras do casario antigo da capital inglesa. Quanto antes chegarem ao esconderijo oferecido pela Confraria Mãe, mais seguros estarão das garras da Suprema Confraria. Amargurada e ansiosa, Holly há muito não acredita em segurança. Talvez isso existisse quando ainda morava com os pais em São Francisco e nem sonhava existir um mundo regido pela magia e pelas disputas de poder entre bruxos. Em Legado, a nova batalha tem início na Inglaterra, onde fica a sede da Suprema Confraria, formada por diferentes famílias de bruxos. Depois de fugir para a Europa, tentando evitar seu destino, Nicole é presa pelos bruxos que detêm o poder na confraria. Mesmo sem ter certeza de que Nicole está mesmo em Londres, Holly e Amanda viajam para a Inglaterra em busca da parente. Juntas, as três bruxas Cahors têm mais força.

Quando eu conheci a série imaginei apenas mais uma série juvenil, mas logo nas primeiras páginas essa impressão cai por terra quando Nancy Holder e Debbie Viguié apresentam ao leitor um complexo mundo de magia, ligada à mitologia celta e wicca, com traços fortes e sangrentos demais para ser apenas juvenil. Com uma narrativa que flui de modo diferente, uma história que atravessa séculos e personagens ambíguos as autoras chegam ao terceiro livro. Estava muito curiosa para saber como a trama se desenrolaria justamente por causa da estrutura narrativa. Conheçam Legado e a série Wicked.

Holly Cathers e sua pequena confraria estão à caminho de Londres. Ela prometeu que salvaria sua prima Nicole antes de pensar em qualquer solução para Jer, que continua isolado e prisioneiro da Suprema Confraria. Seu pai trocou a vida do filho pelo segredo do fogo negro que eles nem imaginam como conjurar. Holly depois que sacrificou a gata para conseguir proteção suficiente para chegar a Londres com seu grupo intacto anda cada vez mais estressada e cansada de carregar sua confraria nas costas. Eles julgam seu comportamento sem nem mesmo imaginar a quantidade de sacrifícios que ela tem de fazer para mantê-los vivos. O tipo de barganha que ela faz com a deusa é perigoso e pode se tornar um caminho sem volta. Quando a confraria dos meninos que estavam com Nicole antes de ela ser capturada por James e a Suprema Confraria encontram o esconderijo de Holly e seus amigos o grupo acredita que finalmente pode agir. O endereço da Suprema Confraria é algo impossível de obter, mas através de um poderoso feitiço Holly poderá entrar em contato com Nicole antes que seja tarde demais. Contudo o que Holly e os outros não imaginam é que resgatar Nicole será o menor de seus problemas. A união das primas e do lírio é importante, mas Michael Deveraux não desistiu de tomar o poder para si, mesmo afastado de Londres ele tem planos para Holly e para Jer e tentará conquistar o que quer a qualquer custo.

É a partir dessa premissa que o terceiro livro da série se desenvolve e mais uma vez eu reforço o quanto a narrativa da história é diferente. Alternando não só entre Holly e os demais personagens, tanto ao seu lado como do lado da Suprema Confraria temos uma narrativa que vai ao passado de ambos os lados. É diferente acompanhar a história criada por Nancy Holder e Debbie Viguié justamente por essa opção de narração, o modo como tudo está interligado é interessante, mas atrapalha um pouco o desenvolvimento pleno de todos os personagens. Nessa continuação notamos o quanto a história centra em Holly e nas suas decisões. As autoras conseguem passar ao leitor o peso que a protagonista carrega sobre si e o peso de suas decisões.

Desde o primeiro livro da série que me surpreendo com os rumos da trama, muito mais sombria e pesada do que poderia supor Wicked é uma série que expande sua trama e revela novos rumos a cada livro. O que acontece em São Francisco é um ótimo exemplo das surpresas que a série joga no leitor quando menos esperamos. O fim e tudo o que a trama desenvolveu de novo nesse volume deixam o leitor bastante curioso para o próximo volume e para saber o que aguarda Holly e Jer. Não consigo prever o desfecho da história e isso me deixa curiosa demais.

Leitura rápida, que instiga pelas respostas, pelas surpresas e pelos personagens que andam na tênue e ambígua linha do certo e do errado. Nancy Holder e Debbie Viguié fazem um ótimo trabalho aliando passado, presente, descrições e uma narrativa diferente. A edição da Rocco está ótima, bela capa seguindo o padrão, boa fonte e tradução cuidadosa. Se transformada em seriado a série com toda certeza surpreenderia quem espera algo comum. Recomendado a todos que gostam de séries diferentes, imprevisíveis, que traz mistérios, magia, traições e amores impossíveis. Leiam e definitivamente se surpreendam! Até mais!

Wicked - Nancy Holdr & Debbie Viguié
1- Bruxaria
2- Maldição
3- Legado
4- Spellbound
5- Ressurrection

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.