17/12/2014

Resenha - Gelo


Nome: Gelo
No Original: Frost
Autor (a): Kathryn James
Tradutor (a): Maria do Carmo Zanini
Páginas: 376
Editora: Farol
Comprar: Amazon - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: A névoa esconde alguma coisa... bela como a luz das estrelas, feroz como um lobo, fria como o gelo. A floresta além da névoa é a casa dos Elfos e do belo e enigmático Evan. Nell se deixou seduzir por ele, mas o mundo dos Elfos está sendo devastado por terremotos, e somente Nell pode ajudar a salvá-lo. Para isso ela terá de ir muito além da floresta, onde um lago de gelo mortífero e um antigo inimigo a aguardam...

Quando a Faro lançou o primeiro livro da série fiquei bastante animada, É muito difícil livros que toda uma trama girando em torno de elfos e por isso mesmo Kathryn James me conquistou antes mesmo da leitura. Unindo elementos próprios a conhecida mitologia nórdico dos elfos, James surpreendeu o leitor com uma bela história, deixando todos curiosos para sua continuação. Gelo segue a história pouco depois do fim de seu antecessor, trazendo novos elfos, deuses e muitas surpresas. Conheçam.

Nell estava na tranquilidade de sua casa, era de manhã muito cedo e o frio estava de matar quando Star surgiu em sua porta, a pequena elfa prima de Evan queria lhe mostrar algo, e Nell jamais imaginou que seria aquilo. As Harpas que mantinham o mundo dos elfos levemente separado do mundo dos humanos estavam parando de tocar, saindo do ritmo e sem elas os elfos estariam perdidos, seriam capturados pelos Observadores e trancados em campos de ferro. Evan tinha partido para Sibéria em busca de uma forma de liberar os elfos que lá viviam presos em um campo de ferro, mas se vê obrigado a voltar quando recebe o recado de Nell. Tudo o que Evan sabe sobre as Harpas é que fora criado pelos Vanir, que para os elfos eram considerados deuses e que desapareceram há muito tempo. Com ajuda da avó de Nell, os dois conseguem um contato que pode saber algo sobre como consertar as Harpas ou ainda sobre os Vanir, mas isso não é tão fácil quanto parece. Dois elfos do gelo surgiram na cidade pouco antes de Evan voltar, Loki e sua irmã Laki estão causando confusão entre os amigos da irmã de Nell e parecem bastante interessados nesse tal contato que pode ajudar com as Harpas. Os elfos do gelo nunca tiveram interesse em nada além deles mesmo, por isso Nell desconfia dessa vontade toda de ajudar. Tentando despistá-los sem irritá-los, afinal Loki pode manipular qualquer um a seu bel-prazer e criar muitos obstáculos desnecessários para os dois, Nell precisará ainda vencer a desconfiança que Evan alimentou depois de ver com os próprios olhos o terror dos campos de ferro se quiser ajudar a salvar as Harpas. No final os Vanir que criaram as Harpas tinham mais em comum com Nell e Evan do que qualquer um poderia supor e vencer os elfos do gelo nessa corrida pode determinar mais mudanças do que a simples destruição das Harpas.

É a partir daí que a história se desenrola e mais uma vez devo dizer que Kathryn James me surpreendeu. Se o começo da trama foi um pouco descompassado e fora do ritmo o fim foi o ápice da harmonia entre boa trama, universo rico e ótimos personagens. A narrativa mais uma vez é dividida entre os personagens principais de acordo com o momento, sendo que o ponto de vista de Nell ainda se sobressai sobre os outros. Fluída, instigante e cativante a história é uma daquelas poucas impossíveis de largar antes do derradeiro final, seja pela riqueza do universo seja pela preocupação com personagens tão adoráveis, e a ambientação mais uma vez rouba a cena, vívida, imersiva e gelada. James fez um ótimo trabalho ao transportar o leitor para um mundo de gelo e beleza.

O ponto que mais me surpreendeu e me conquistou foi o lado dos elfos do gelo e a história por trás deles. A metade final do livro foi uma surpresa atrás da outra nesse quesito, todo o lago gelado, as duas famílias de elfos que se separaram e todo seu mundo é fascinante e adoraria ver uma história contada apenas por eles. Elfos da floresta e do gelo, Kathryn James não só focou sua história nos elfos como criou todo um mundo para eles, com novos elementos que fazem mais do que revisitar velhos contos da mitologia nórdica. O fim foi uma promessa e mesmo que não tenha terceiro livro ela encerra de forma satisfatória a bela história de Nell e Evan.

Leitura rápida, gostosa, que cativa e surpreende. Gelo é uma continuação que consegue ser mais rica que seu antecessor e Kathryn James se mostra uma excelente contadora de histórias, que cresce com seus personagens e arrisca para ver seu mundo crescer. A edição da Farol está linda, desde a adaptação perfeita da capa até o formato do livro. Recomendado a todos que procuram uma história de amizade que vai além de qualquer preconceito, de força e luta. Um universo rico e que surpreende ao trazer elfos como nunca antes. Leiam! Até mais!

Mist - Kathryn James
1- Névoa
2- Gelo

3 comentários:

  1. Aii que legal! Que livro incrível,fiquei com muita vontade de adquirir o primeiro,mas ainda não foi possível e vejo que o segundo é ainda melhoor :o O desejo só aumenta de poder conhecer esse mundo tão encantador e maravilhoso de magia e seres tão legais! Resenha maravilhosa..
    Bjos *--*

    ResponderExcluir
  2. Esse livro tem uma capa linda, muita gente esta falando deste livro, estou muito curioso.

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. To seca de vontade de ler o 1º desde que soube pela sua resenha que era só de elfos, mas nunca encontro o livro em uma promoção boa gente, a capa desse 2º tá ainda mais linda, preciso dele logo, com Loki ainda por cima, adorei! Sabe se vai ter 3 livros? Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.