08/11/2014

Resenha - Ser Feliz É Assim


Nome: Ser Feliz É Assim
No Original: This Is What Happy Looks Like
Autor (a): Jennifer E. Smith
Tradutor (a): Daniela Dias
Páginas: 400
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Após Graham enviar, por engano, um e-mail para Ellie falando sobre seu porco de estimação Wilbur, nasce uma inesperada amizade virtual. Ele é um astro de cinema, e ela, uma menina simples que faz o possível para passar despercebida, tentando esconder um escândalo do passado. Sem nem saber o nome um do outro, eles começam uma correspondência virtual, compartilhando segredos, esperanças e medos. Quando surge a oportunidade de Graham filmar seu próximo filme na pequena cidade de Ellie, o relacionamento ganha contornos reais. Duas pessoas de mundos tão diferentes conseguirão ficar juntas?

Desde que li o primeiro livro da autora que saiu aqui no Brasil pela Galera que estava ansiosa para conhecer seus outros livros. Seu primeiro livro era simples, curto, mas tão gostoso de ler e andava num ritmo tão descasado com a correria dos dias de hoje que fica impossível não gostar da leitura. Seria Jennifer E. Smith capaz de apresentar outra história fora do compasso louco da realidade e ainda assim agradar ao leitor? Com Ser Feliz É Assim a autora mais uma vez surpreende com um encontro impossível, mais uma vez torna palpável algo diferente e mais uma vez encanta o leitor.

Tudo começa com um e-mail por engano. Uma pequena letra digitada errada no endereço e pronto. Ellie conhece Graham, o dono de um porco que precisava ser levado para passear. E a partir daí que os dois começam a conversar, apenas banalidades e coisas diferentes, que não podem falar com aqueles que vivem com eles. Eles não sabem quem o outro é no duro mundo real lá fora e é por isso que quando a dura realidade se intromete entre os dois as coisas podem dar errado. A pequena cidade do Maine onde Ellie vive está recebendo as filmagens de um grande filme, e não fosse o desejo impossível de Ellie ficar fora dos holofotes e evitar o passado que a mãe insiste em dizer que deve ficar guardado, Ellie estaria feliz. Por outro lado Graham nem imagina que sua estada na pequena cidade mudará bastante sua realidade, e seu desejo de pelo uma vez na vida viver sem ter o rosto estampado em uma revista. Mas o encontro de Ellie e Graham pode ser desastroso, tudo o que ela quer é fugir dos holofotes, os mesmos que o seguem dia e noite. Será impossível duas pessoas que tem tanto e ao mesmo tempo tão pouco em comum ficarem juntos? Ou será que tem espaço para equilibrar tudo em um meio termo?

A premissa parece simples e até boba, afinal não é todo dia que astros do cinema saem confundindo e-mail e conhecendo pessoas aleatórias na internet, mas mais uma vez Jennifer E. Smith torna provável algo improvável, e desenvolve de forma cativante uma história diferente, que faz o leitor rir como bobo em várias cenas e em outras querer bater em Ellie por ser tão preocupada com algo que ela não deveria nem esquentar a cabeça. O grande segredo do passado da mãe e de Ellie já veio à tona e sumiu a um bom tempo, mas o medo de Ellie que tudo retorne é muito grande e isso a deixa preocupada demais para aproveitar a história que se desenrola em torno de si própria. Se por um lado adorei por outro passei a narrativa toda torcendo para Ellie relaxar.

A narrativa alterna entre os pontos de vista de Ellie e Graham, e um dos pontos que mais gostei é ver que a autora complicou o lado de Ellie e não o de Graham, levando ao leitor um personagem palpável, sem caricaturas ou frescuras desnecessárias, afinal no final todo mundo é humano, sendo famoso ou não. Gostei do fim apesar que deixa um tanto de coisas em aberto, mas como nada é certo na vida e hoje o leitor prefere histórias mais realistas até que o fim funciona bem. Gosto do jeito simples com que a autora resolve suas tramas, descomplicando o complicado e cativando o leitor até o ponto final.

Leitura que flui rápida tanto pela curiosidade para saber como tudo se encaixa quanto pela leveza da narrativa. A troca de e-mails funciona muito bem e torna a história ainda mais diferente. Jennifer E. Smith parece ter o dom de contar histórias que tiram o leitor da loucura da realidade e nos faz lembrar de que ainda existem coisas na vida que não podemos controlar. A edição da Galera está ótima, e quando entendi o porco da capa achei a capa ótima também. Recomendado a todos que querem uma história diferente, que cativa e nos faz ver certas impossibilidades com outros olhos. Leiam e se surpreendam! Até mais!

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.