01/10/2014

Resenha - Scarlet


Nome: Scarlet
No Original: Scarlet
Autor (a): Marissa Meyer
Tradutor (a): Regiane Winarski
Páginas: 480
Editora: Rocco
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Depois de Cinder, estreia de sucesso de Marissa Meyer e primeiro volume da série Crônicas Lunares, que chegou ao concorrido ranking dos mais vendidos do The New York Times, a autora está de volta com mais um conto de fadas futurista. Scarlet, segundo livro da saga, é inspirado em Chapeuzinho Vermelho e mostra o encontro da heroína ciborgue que dá nome ao romance anterior com uma jovem ruiva que está em busca da avó desaparecida. Que segredos guarda Michelle Benoit? Ela está viva ou morta? Quem a levou? Caberá ao quarteto formado por Scarlet, Lobo, Cinder e Thorne arriscar a vida em busca de respostas. Em uma trama recheada de ação e aventura, com um toque de sensualidade e ficção científica, Marissa Meyer prende a atenção dos leitores e os deixa ansiosos pelos próximos volumes da série.

Quando comecei a série ano passado estava muito empolgada e após finalizar a leitura do primeiro livro tive a felicidade de constatar que não era sem motivo. A série criada por Marissa Meyer e tão ricamente apresentada em seu primeiro livro consegue uma mistura harmoniosa e inteligente de ficção-científica e distopia além de aludir de forma perspicaz a contos de fadas. Com uma protagonista forte e bastante única, uma ciborgue que é muito mais do que o olho encontra à primeira vista a trama deixa o leitor na expectativa e nessa aguardada continuação ela se divide, apresentando novos personagens e intricando ainda mais a trama que forma a história de Cinder. Se ainda não conhece aproveite a oportunidade para conhecer.

Cinder estava presa desde o desastroso baile onde fora desmascarada. Não tivera alternativa e agora estava presa e não fosse a ajuda do Dr. Erland estaria ainda mais perdida sem uma mão e um pé. Com tudo o que descobriu sobre si mesma, sua transformação em ciborgue e sua origem lunar, Cinder precisa fugir antes que a rainha Levana a execute. Durante sua fuga ela cai na cela de Carswell Thorne, que se diz capitão e roubou uma espaçonave das forças armadas da República da América. Thorne que acaba de completar vinte anos tem uma lista de crimes que vão de vender carga roubada e deserção. Cinder não planejara o que fazer depois de escapar da cadeia e uma nave viria a calhar. Enquanto os dois partem em fuga, na Federação Europeia, Scarlet recebe a irritante notícia que a investigação sobre o desaparecimento de sua avó foi encerrada. Todos dizem que ela é apenas uma velha louca que saiu de casa para morrer. Scarlet sabe que não foi isso e quando Lobo cruza seu caminho ela nem imagina o quanto ele está envolvido. Ao voltar para a fazenda depois de uma venda desastrosa encontra o traste do pai que não vê há anos. Ele fica repetindo que precisa encontrar e perguntando se ela sabe onde está. Jura que sua avó tem um grande segredo e que "eles" estão atrás dele. Quando o pai consegue balbuciar sobre uma tatuagem a mesma que o Lobo tem, Scarlet pensa que descobriu tudo, mas Lobo não está sendo totalmente verdadeiro. Scarlet e ele partem rumo a Paris para tentar resgatar a avó dela enquanto Scarlet tenta imaginar que segredo sua querida avó poderia esconder. O caminho dos dois cruzará com o de Cinder depois de ela decidir ir atrás de Michelle Benoit, a antiga militar que pode ter informações de quando Cinder chegou a Terra.

É a partir dessa premissa que a autora desenvolveu o segundo livro da série e devo dizer que estava ao mesmo tempo muito ansiosa para lê-lo e muito receosa devido a nova frente narrativa. Sempre que os personagens mudam de um livro para o outro acho complicado e foi maravilhoso ver que a autora não deixou Cinder de lado até o próximo livro. A narração continua instigante e fluindo em um ritmo tão natural e envolvente quanto ágil. A fluidez com que os capítulos passaram e se alternaram chamou minha atenção, é impossível notar a história passar e são poucos os livros que conseguem fluir por 480 páginas sem necessidade de pausas.

A fuga de Cinder e a busca de Scarlet permitiu ainda novas ambientações e um pouco mais de todo o contexto político do universo criado por Meyer. Com descrições precisas e sempre vívidas a autora conduz o leitor por um universo interessante, repleto de elementos futuristas criativos e com um tom imersivo, com impressões fortes de cada cenário. Além das duas garotas a autora desenvolveu o que Cinder deixou para trás. Kai, o novo imperador da Comunidade das Nações Orientais tinha de lidar com a rainha lunar e com a fuga de Cinder, tentando se convencer de que ela o enganou. Com uma premissa que parece simples a autora desenvolveu vários pontos que já começam a dar forma para o futuro da trama.

Gostei muito da personalidade de Scarlet e estou ansiosa para vê-la ao lado de Cinder. Mais uma vez a autora trouxe bem sua versão de contos de fadas, e me surpreendeu com a personalidade de Scarlet e do Lobo, os dois formam uma dupla diferente do que todos esperam. Também gostei muito da história de Thorne e do Lobo. Essa capacidade de trabalhar bem a história pessoal dos personagens é uma das características que mais gosto na escrita de Marissa Meyer.

Leitura rápida, que instiga tanto pela trama quanto pelos personagens e que traz um universo rico, interessante e com uma história complicada. Marissa Meyer investe em mais do que protagonistas bem construídos, investe em personagens de apoio fortes e em uma trama que envolve política, guerras, traições e segredos. A edição da Rocco está ótima, fonte agradável, tradução cuidadosa e capa bem adaptada. Adoraria ver a história de Cinder e todo universo da trama adaptado para o cinema. Recomendado a todos que procuram uma série jovem adulto de trama interessante, ótimos personagens e universo inovador, um futuro distópico criativo, com o melhor da ficção-científica e elementos que surpreendem. Leiam! Até mais!

Crônicas Lunares - Marissa Meyer
1- Cinder
2- Scarlet
3- Cress
4- Winter

3 comentários:

  1. Ainda não li nem o primeiro livro. Mas, desde que vi Cinder e Scarlet me apaixonei pelas capas.
    Sabia que o enredo envolvia essa mudança para ciborgue mas não imaginava que eram histórias tão eletrizantes.

    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Quando conheci o 1º livro direito aqui no seu blog me apaixonei pela história mesmo sem ler, e ganhei o livro e claro que amei! A série da Meyer é perfeita, mesmo tendo lido só o 1º, mal posso esperar para ler Scarlet e sua resenha me deixou morrendo de ansiedade, já estava, a capa é linda e só de envolver alusão a Chapeuzinho, amei, uma das minhas séries favoritas, ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nenhum dos livros da série, porém, a premissa parece ser muito boa, e a idéia de juntar distorpia e ficção científica deve ser fantástica! Ótima resenha!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.