09/09/2014

Resenha - Desaparecidos - Volume 1


Nome: Desaparecidos
No Original: Found
Autor (a): Margaret Peterson Haddix
Tradutor (a): Edite Siegert
Páginas: 224
Editora: Fundamento
Comprar: Travessa - Cia dos Livros
Sinopse: Um avião pousa em um aeroporto dos Estados Unidos sem ser detectado no radar. No seu interior, não há adultos, não há tripulação. Apenas 36 bebês, cada um em uma poltrona. E, assim como apareceu do nada, o avião some. Mas as crianças ficam. Treze anos depois, Jonas, um adolescente que sempre soube que era adotado, começa a receber cartas misteriosas com as frases: “Você é um dos desaparecidos”, “Cuidado! Eles vão voltar para pegá-lo”. Seu amigo Chip também recebe as mesmas mensagens. Seria apenas uma brincadeira de colegas da escola? Jonas, Chip e Katherine, irmã adotiva de Jonas, começam a investigar as cartas enigmáticas e descobrem que não são os únicos a recebê-las. Uma incrível trama está acontecendo e ela envolve o FBI, pessoas que aparecem e desaparecem no ar, grupos que querem coisas bem diferentes dos garotos.

Faz muito tempo que conheci a autora Margaret Peterson Haddix e suas duas principais séries, e desde então sempre tive vontade de ler suas obras. Autora bestseller e com uma base de fãs considerável era algo espantoso pensar que suas séries nunca haviam saído no Brasil e corrigindo esse lapso a editora Fundamento finalmente começa a lançar as séries da autora. Desaparecidos é o começo de uma série que chega este ano ao seu sétimo volume lá fora, com o oitavo e último previsto para o ano que vem e que apresenta uma trama de ação épica, amizades e força através do tempo, além de universo que vai interessar e cativar leitores de diversas as idades. Conheçam.

Chip estava na casa de Jonas pela primeira vez, os dois estavam se tornando amigos e o garoto que chegara na cidade há poucos meses era inquieto, mas gente boa e no meio de uma conversa sobre basquete, sobre ser adotado e sobre sua irmã, Jonas recebe um misterioso envelope com o simples bilhete "você é um dos desaparecidos". Todos acreditam que foi apenas uma brincadeira, todo mundo sabe que ele é adotado e Jonas não vê motivo para alguém brincar com isso, ele não se importa e está muito bem com o assunto. Porém quando Chip bate mais tarde na porta de sua casa transtornado a vida do garoto está prestes a mudar. Chip também recebeu uma carta, com um bilhete idêntico e para seu horror descobriu que seus pais mentem há anos. Chip também foi adotado. Desconcertado com a notícia está disposto a qualquer coisa para descobrir de onde veio e quem realmente são seus pais. Jonas tenta argumentar que pai é quem cria e cuida, mas sabe que não adianta e estaria mentindo se dissesse que não está nem um pouco curioso a respeito dos bilhetes. Junto com sua irmã Katherine, Jonas e Chip começam pelos arquivos dos pais de Chip, e depois de um misterioso post-it aparecer nos papéis de adoção de Jonas, a família dele termina conversando com um agente do FBI. Jonas não consegue juntar todas as pistas, elas não se encaixam, afinal porque o agente teria concordado em receber sua família se não estava disposto a falar nada? Será que Katherine estava certa e ele estava era tentando descobrir alguma coisa sobre a origem de Jonas que nem mesmo ele sabe? Não faz sentido. Quando um estranho surge e desaparece no nada na frente de Katherine, um arquivo com o nome de testemunhas e sobreviventes é descoberto, os três sabem que têm algo em mãos, mas o quê? Por que o nome de Chip e Jonas aparece na lista de sobreviventes? Quem são as outras pessoas e por que todos se recusam a falar sobre o que viram naquele dia treze anos atrás?

É a partir dessa premissa que a autora desenvolve sua história construindo a trama intrincando pistas e revelando aos poucos o passado dos garotos. Haddix optou por uma introdução mais elaborada, sem mergulhar direto no tema da série, levando o leitor junto com seus protagonistas as respostas e aos mistérios que começam a compor o universo da série. De forma criativa e perspicaz a autora usa as descrições e a ambientação para instigar o leitor em busca de respostas na segunda metade do livro quando tudo se encaixa o leitor já começa a imaginar mil ideias. Com os elementos que colocou em jogo e com a ideia central Haddix criou uma trama muito interessante que abre possibilidades fascinantes para o futuro da série.

A narrativa é em primeira pessoa, fluida e acompanhar a voz narrativa de Jonas foi diferente. O garoto parece mais velho do que é e muitas vezes luta contra o que está acontecendo. Justo ele que nunca quis saber do passado agora está preso em investigação com Chip e Katherine, com pistas loucas e sem sentido. A ideia da autora de fazer um par de protagonistas tão contrastante foi boa, e apesar de ter me cansado em um ou dois momentos, Chip e Jonas se equilibram, e até Katherine surpreende, dando um toque mais leve ao Jonas que pensa demais e ao Chip que se preocupa demais. Junto os três carregaram bem a história e da forma que terminou estou muito curiosa para saber o que acontece agora. Viagem no tempo já é por si um tema ótimo de acompanhar, agora ligado da forma que a autora ligou a História ficou ainda melhor. Impossível largar antes do final da série.

Leitura rápida, com trama bem intricada e que instiga o leitor, seja pelas pistas e mistérios seja pela harmonia entre os protagonistas. Margaret Peterson Haddix possui uma prosa leve, mas interessante, que consegue levar muito nas entrelinhas enriquecendo seu universo e cativando o leitor. A edição da Fundamento está ótima, fonte agradável e uma bela capa. Adoraria ver a história adaptada para os cinemas. Recomendado a todos que procuram uma série juvenil interessante, com universo criativo e intrigante, que oferece uma trama rica e personagens que só tendem a crescer. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Desaparecidos - Margaret Peterson Haddix
1- Desaparecidos - Volume 1
2- Desaparecidos  - Volume 2
3- Desaparecidos - Volume 3
4- Torn
5- Caught
6- Risked
7- Revealed
8- Redeemed

3 comentários:

  1. Muito boa a premissa, um mistério ótimo de acompanhar!
    Eu amo quando o autor nos faz ir descobrindo as coisas junto com o protagonista e nos deixa com muitas imaginações, suposições sobre o que vai acontecer.
    Amei a resenha! Bjs, Min!

    ResponderExcluir
  2. Lendo a resenha, consegui visualizar o avião cheio de bebês, que loucura!
    Achei bem interessante e uma novidade esse enredo, algo bem fora do comum.
    Me interessei e gostaria de ler!

    ResponderExcluir
  3. Parece ser muito bom , mas já vi que vai levar muito tempo pra ler a série toda com tantos livros assim, fiquei com muita vontade com essa premissa mas vou tentar quando sair mais livros.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.