31/07/2014

Resenha - Princesa Adormecida


Nome: Princesa Adormecida
Autor (a): Paula Pimenta
Páginas: 192
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Uma versão moderna do conto da Bela Adormecida. Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas esta princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário.  Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros.  Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim...

Já comentei aqui que adoro uma releitura de contos de fadas e por esse motivo acabei curiosa a respeito da história escrita por Paula Pimenta. Desde os livros de contos lançados pela Galera que estou curiosa para ler e como nunca li nenhum livro da autora aproveitei a oportunidade de juntar as duas coisas em uma. O livro é curto, mas gostoso de ler, e a história da Bela Adormecida com contornos modernos funciona bem. Conheçam.

Rosa estava cansada de viver com seus tios superprotetores, cansada de ser uma adolescente que não podia fazer nada. Faz muito tempo desde que ela acreditava nas histórias que eles contavam e nos motivos que eles davam para ela jamais poder sair de casa. Se Rosa imaginasse o perigo que estava correndo jamais teria contrariado a vontade deles. Depois de ir ao shopping com as amigas, Rosa se vê arrastada para um barzinho, afinal era seu aniversário, não eram nem oito horas da noite e suas amigas não queriam saber dos tios chatos dela. Era apenas uma vez e Rosa acabou gostando, lá conheceu a DJ Cinderela, que tinha saído em todos os jornais recentemente. Depois de pedir uma música e deixar seu telefone com a DJ, Rosa volta para o internato onde estudo e tem de enfrentar seus três tios superprotetores, cansada de ficar presa Rosa discute com eles, porém não tem tempo de ficar triste, no dia seguinte ela recebe a primeira mensagem. Como não conhece o número pensa que é engano e como não tem foto fica desconfiada, mas acaba conversando longamente com o garoto. Ele se apresenta como Phill e os dois se identificam na hora, a ligação deles é imediata, e Rosa nem acredita que pode se sentir tão ligada a uma pessoa que nunca viu na vida. Porém como a vida não é feita só de surpresas boas, no dia que pensa que vai conhecer Phill, Rosa quase morre atacada por um enxame de abelhas, e o que segue é uma sucessão de reviravoltas. Rosa descobre quem ela realmente é, descobre sobre sua família, seus tios, e também que foi traída por quem menos esperou. Mas Phill não pode ser o traidor, pode? Depois de tantos anos, Rosa viverá reencontros inimagináveis que mudarão sua vida.

Essa é a premissa da história e tentei ser o mais concisa possível. Paula Pimenta possui uma escrita gostosa, jovem e fluida. Nunca li uma história sua e fiquei surpresa porque apesar de jovem a história de Rosa é cativante e bonita, um conto de fadas sim, mas interessante de acompanhar. Gostaria de mais histórias com Rosa, Phill e sua família, assim o universo criado pela autora ganharia o desenvolvimento que ele merece, com mais contornos a história desse primeiro livro ficaria perfeita. A formula usada por Pimenta é básica, mas com elementos próprios que dão identidade a história. A ambientação foi bem pensada, assim como a origem de Rosa.

O livro intercala ao texto comum balões de mensagens, bilhetes, cartas e até recortes de jornais, tudo cuidadosamente formatado com fontes diferentes, o que torna a história ainda mais gostosa. Como um conto de fadas reimaginado a história cumpre bem seu papel. A personagem podia ter ganho mais contornos, mas dentro da proposta do livro Rosa foi muito bem, como disse no parágrafo anterior, todos eles, inclusive Rosa e Phill ficariam melhores se a história fosse a primeira de uma trilogia, por exemplo. Eles ganhariam mais corpo, e como história introdutória, Princesa Adormecida ganharia mais.

A leitura é rápida, gostosa e cativante. Uma história de amor que vai fazer o leitor sorrir. A edição da Galera está ótima, capa bonita e coerente, além de diagramação bonita, gostei dos detalhes de fonte que citei acima. Recomendo a todos os que gostam de contos de fadas reimaginados e atualizados, sejam jovens ou adultos, leve e divertida. Leiam! Até mais!

4 comentários:

  1. Infelizmente ainda não li nenhum livro da Paula Pimenta, mas tenho vontade de ler todos! A resenha do Princesa Adormecida me conquistou *u* Nossa! Uma história daquelas que misturam realidade com contos de fadas, lindo demais.

    Adorei! Beijos :*
    Blog >> Kiss of Gloss

    ResponderExcluir
  2. Achei bem bacana a premissa, fiquei com vontade de ler. Todo mundo fala tão bem da Pimenta (achei engraçado chamar ela assim), e a escrita dela parece ser bem gostosa mesmo. A diagramação deve ter ficado uma fofura.
    Amei a resenha! Bjs, Yasmin!

    ResponderExcluir
  3. OOOOOOOOOOOOOOOOLÁ, Ya, boa tarde! Tudo bem? Espero que sim, hahahahaha! ♥ Aaaaaaaaaaaaaaaaaaah, esta sim é uma resenha que eu tenho mais que prazer em ler! Prepara que lá vem um comentário grande, hahaha! E cara, eu também amooooo releituras, haha, ainda mais de contos de fadas! Hehehe, gostei, primeiramente, desse livro por conter tios superprotetores, tornam a história mais dinâmica. E segundo, por ter a DJ Cinderela! Que legal, auhsuahahusahu! Só achei esquisito a Rosa conversar de cara com o garoto, confiar tanto nele... Imagine se fosse um assassino, pedófilo ou sei lá? Uauahsuhauhahu! Mas tá! Tudo vale num conto de fadas, até mesma a confiança em certas pessoas, hahaha! Enxame de abelhas? Ninguém nunca me falou disso, asuhasuhushau! É de verdade ou foi só uma metáfora? Hahaha! E sério que você nunca leu um livro da Paulinha diva Pimenta, Ya? Pois leia toooooooooooooooooooodos, ela é sensacional, uma das melhores escritoras que eu já vi, hahahahahahha! E uma de minhas preferidas! ♥ E eu gostei desse livro pelo fato de conter balões em forma de mensagens e etc., é tãooooooooooooooooo tudo! Haha, ameeeeeei sua resenha, diva, tô doida por esse livro, hahaha! *-*

    Hum, até que o comentário não ficou tãoooo grande assim, hahaha! ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  4. Oi! Ainda não li nenhum livro da autora, mas também adoro contos de fadas reimaginados por isso fiquei curiosa pela resenha, quem sabe leio, não é prioridade, mas a história até parece legal e adoro contos mesmo por isso animei. Adorei a resenha! Abs!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.