23/06/2014

Resenha - Marcada Para Morrer


Nome: Marcada Para Morrer
No Original: Dead Witch Walking
Autor (a): Kim Harrison
Tradutor (a): Frank de Oliveira
Páginas: 392
Editora: Pavana
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Durante séculos criaturas sobrenaturais viveram lado a lado com os seres humanos sem que estes percebessem seus poderes. Até que um acidente muda tudo. Um vírus letal escapa de um laboratório e aniquila grande parte da população mundial. Os impercebidos, porém, são resistentes à ameaça. Bruxas, fadas, pixies, lóbis e vampiros – todos sobrevivem. E não hesi­tam em aproveitar a oportunidade que o destino lhes oferece de se revelar diante de todos. Em Marcada para morrer, a caça-recompensas Rachel Morgan, uma bruxa atrevida e corajo­sa, tenta manter sob controle um mundo em constante ebulição. Frustrada com seu empre­go, ela pede as contas e passa a trabalhar como autônoma. A decisão intempestiva lhe custa a ira do ex-chefe, que coloca sua cabeça a prêmio. Enquanto tenta proteger a própria vida, Rachel começa a investigar um esquema de tráfico de biodrogas e ganha a ajuda inesperada de Ivy, uma vampira sedutora, e de Jenks, um pixie rabugento mas muito eficiente.

Desde voltei a ler assiduamente tenho tentado ler de todos os gêneros, sempre preocupada em não cair nas limitações de um ou outro, mas nesses anos de blog não encontrei quase nada de fantasia urbana paranormal que não fosse mais romance do que tudo. Por isso mesmo fiquei bastante feliz de ver a série da aclamada autora Kim Harrison como um dos primeiros livros do novo selo Pavana, da editora Tordesilhas, Alaúde. Muitos desconfiaram pela capa de que era mais um romance quase erótico do gênero, mas não. A trama nesse primeiro volume é uma divertida história, que mistura investigação com a apresentação de um mundo alternativo fascinante.

Rachel estava em mais um serviço mais ou menos para a SI, agência que caça impercebidos que cometem todos os tipos de crimes, e nos últimos tempos Rachel tem certeza que seu chefe está tentando se livrar dela mandando-o atrás de todo crime ridículo enquanto poderia estar atrás de casos importantes. No fim da década de 70 quando a pesquisa do DNA estava a toda e Estados Unidos e Rússia brigavam para ver quem descobria os usos que ele poderia ter na Guerra Fria, um vírus escapa, mutando junto do tomate e se espalhando pelo mundo. O vírus matava instantaneamente ao se ligar com um gene humano e em poucas semanas países haviam sumido do mapa. Os Estados Unidos em uma medida protetiva fecharam suas fronteiras. Por todo mundo pessoas começaram a sobreviver, os impercebidos, de vampiros, fadas, pixies, leprechauns, bruxas, a lóbis e trasgos sobreviveram ao vírus. De um dia para o outro os seres humanos tiveram de admitir que viviam no meio deles e aceitá-los na sociedade. Os impercebidos haviam impedido que a humanidade fosse extinta mantendo a sociedade funcionando enquanto milhares morriam no caos. Rachel tinha certeza de que estivera perto de uma grande apreensão de enxofre e do líder do tráfico, mas alguém não queria a investigação e estava sendo punida por isso. Seu chefe Denon fez de tudo para que ela cometesse um erro e tivesse motivo para despedi-la, mas Rachel decidi pedir demissão antes que inventassem algo, sair não seria problema se Ivy, uma vampira viva, filha de um humano e uma vampira morta, rica, poderosa e que abdicou de tomar sangue há três anos não decidisse sair com ela. Ivy é a melhor caçadora da agência e paga com quase toda sua fortuna para reincidir e sair da agência. Sem ter como atacar Ivy, Denon, que também é um vampiro vivo, mas sem poder algum de classe baixa, se vira contra Rachel, colocando sua cabeça a prêmio. Com todas as raças sendo paga para caçá-la, Rachel precisará de todo cuidado se quiser viver e descobrir a verdade sobre o conselheiro municipal Trenton Kalamack. Ele é mesmo um traficante poderoso? Só expondo-o na mídia Rachel conseguirá ter sua liberdade de volta sem um preço por sua vida. Será que ao lado de Ivy, e Jenks, um pixie muito irritadiço, mas excelente no que faz, que Rachel conseguirá sobreviver e ter suas respostas?

É a partir daí que a autora desenvolveu a trama desse primeiro livro alternando a apresentação do mundo e suas nuances com o desenrolar da investigação do caso de Rachel. Ao contrário do que imaginei a narrativa de Harrison é bem leve e humorada, com ótimos personagens, que revelam faces surpreendentes à medida que a história avançava. Não tem cenas pesadas e eróticas como pode ficar entendido pelo gênero, e isso foi ótimo porque estava à procura de um urbano assim. O mundo criado pela autora é rico, criativo e instigante. Impossível não torcer por Rachel e mais ainda, não se envolver com o mundo. Imagine viver em um mundo onde criaturas como bruxas, pixies, vampiros, fadas e tantas outras se revelaram? Harrison consegue envolver o leitor com passagens interessantes e bem construídas além de uma ambientação fantástica, que soa crível, ora sombria ora curiosa.

Jenks é um dos melhores personagens que já conheci. O pixie é valente sem ser canastrão, é engraçado e leal, tem uma família que é uma graça e sua relação com Rachel é ótima. A amizade dos dois é mais bonita ainda quando se analisa o contexto. Pixies não são respeitados e ver como Rachel respeita Jenks é muito bonito. Em todos os momentos dei risada e torci pelo pixie, com suas roupas extravagantes e seus comentários valentes e mordazes. Ivy também é interessante, mas a questão dela com a Rachel, e o medo de atacá-la por estar morando com ela deixa as coisas meio chatas, e ainda bem que Harrison mudou o rumo da relação das duas. A entrada de novos personagens ajudaram e o fim foi cheio de tensão, abrindo a premissa para a sequência da série. O que Nick é? E principalmente o que Trenton Kalamack escondeu sobre si mesmo.

Leitura rápida, fluída e instigante. O universo apresentado por Kim Harrison é rico inovador e repleto de elementos criativos, interessantes. Com ótimos personagens e uma trama central que flui naturalmente cativando a todos, Harrison surpreende o leitor, nos cativando desde o começo. A edição da Pavana está ótima, fonte agradável e capa que casa bem. Adoraria ver a história de Rachel adaptada, tanto pelo universo como personagens. Recomendado a todos que procuram uma fantasia urbana paranormal mais leve, bem-humorada, com uma trama repleta de mistérios, tensão e ação. Leiam! Até mais!

Hollows - Kim Harrison
1- Marcada Para Morrer
2- The Good, The Bad and The Undead
3- Every Which Way But Dead
4- A Fistful Of Charms
5- For A Few Demons More
6- The Outlaw Demon Wails
7- White Witch Black Curse
8- Black Magic Sanction
9- Pale Demon
10- A Perfect Blood
11- Ever After
12- The Undead Pool
13- The Witch With No Name
14- Sem Título Ainda

3 comentários:

  1. KIM HARRISON THE BEST!!! THE QUEEN!!! Sou fã dela desde a trilogia Madison!!! *.*

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei quando descobri que seria lançado aqui, mas so fico preocupada que são muitos livros e a editora acabe desistindo no meio do caminho..o que te acontecido com algumas series, uma pena.
    Este genero de fantasia mais adulto esta cheio mesmo de cenas de sexo e é bom um livro sem no meio rs,
    da pra dar uma respirada. Mas acho que este contexto muda ao longo da serie, mas nada muito forte..não é o estilo da autora pelo que ouvi falar rs, uma serie muito boa, eu quero começar a ler em breve, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que não tem nada de erótico.
    Pensei que não ia gostar da premissa, mas é muito chamativa e tem o que eu gosto, mistérios, perseguição, ação... ai,ai.
    A capa é meio estranha, mas bacana.
    Amei a resenha (que série enorme)! Abrção!!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.