31/03/2014

Resenha - Casa de Segredos


Nome: Casa de Segredos
No Original: House of Secrets
Autor (a): Chris Columbus, Ned Vizzini
Tradutor (a): André Gordirro
Páginas: 352
Editora: Galera Record
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Brendan, Eleanor e Cordelia Walker um dia tiveram tudo: uma bela casa em São Francisco, pais adoráveis e todo o tipo de bugiganga eletrônica que podiam desejar. Mas tudo mudou depois que o pai perdeu o emprego em um misterioso incidente. A família está em dificuldades e precisa se mudar. À primeira vista, a mansão Kristoff parece perfeita. Mas a casa que pertencia ao misterioso escritor Denver Kristoff é cheia de segredos, e os três irmãos vão parar em um lugar selvagem que parece se misturar ao terreno da casa. Guerreiros medievais patrulham as florestas, piratas fantasmagóricos rondam os mares e uma rainha sedenta por poder governa aquelas terras. À medida que desvendam o mistério, Bren, Délia e Eleanor vão descobrir o verdadeiro significado de lar e perceber que não apenas sua família — está mais para a humanidade — que está correndo perigo.

O que esperar quando Chris Columbus elogiado diretor, roteirista e produtor se une com outro escritor para fazer uma série infantojuvenil? Essa foi a pergunta que fiz desde que soube que a Galera lançaria a série Casa de Segredos. Um dos gêneros mais resenhados aqui no blog é o juvenil e foi bom começar uma nova série. Columbus e Vizzini apresentam ao leitor um mundo fascinante, onde livros ganham vida e uma mitologia riquíssima de elementos passeiam pela trama.

A família Walker estava à procura de uma nova casa quando encontraram a mansão Kristoff. Uma casa esplendorosa, decorada com luxo, com cômodos e mais cômodos. Sem acreditar na sorte e no preço os pais de Brendan, Eleanor e Cordélia não existam em comprar a casa. Desde o incidente do pai deles a situação da família está apertada e a casa é um espetáculo. Porém logo na visita antes da compra as crianças percebem algo diferente do normal. No dia da mudança, uma misteriosa visita que se parece muito com a estátua que não está onde deveria no jardim deixa Brendan transtornado. Seus pais acham uma falta de educação, mas o pior ainda está por vir. No dia que visitara a casa Cordélia levou um livro da biblioteca e isso enfureceu a filha de Denver Kristoff, o excêntrico escritor que construiu a casa, e em uma sequência inacreditável e assustadora os três irmãos se veem no meio de uma floresta fechada. A casa foi transportada para um mundo que os três não conhecem e quando cavaleiros atacam a casa Cordélia começa a desconfiar que estão dentro de um dos livros de Kristoff. Mas qual livro? Brendan nunca quis proteger tanto suas irmãs quanto quer agora, ele sente que falhou com a família ao deixar aquilo acontecer. Eleanor só quer seus pais de volta e mostrar aos irmãos que pode ajudar de verdade. E Cordélia sente que está na suas mãos consertar a situação. Quando personagens atrás de personagens vão surgindo os três precisarão lidar com a terrível verdade sobre os Kristoff e uma busca pelo poder sem limites. Conseguirá os três voltar para sua família sem ajudar os Kristoff em seus terríveis planos?

É a partir daí que os autores desenvolveram sua história. Apresentando um mundo ricamente detalhado e com uma mistura única de elementos Columbus e Vizzini surpreendem o leitor com uma história que encanta desde o começo. Um universo que traz livros ganhando vida e aventuras que misturam o mais variado tipo de mitologia narrado através do ponto de vista dos três irmãos. Com um ritmo fluido e instigante a trama desenrola de forma natural, primeiro revelando ao leitor a personalidade dos protagonistas e o modo como aquele mundo funciona, para depois entrar nos meandros da busca que os três são obrigados a empregar.

Gostei da opção que os autores de primeiro apresentar os protagonistas, na primeira metade do livro conhecemos bem os irmãos, e desde os diálogos até seus pensamentos internos foram bem retratados. Adoro quando encontro irmãos realistas na ficção e os três me lembraram muito a forma como eu brigava com o meu. Will de personagem secundário também foi ótimo e rendeu momentos engraçados, tristes e irritantes. A escolha de temas, de por onde os irmãos passariam, de cavaleiros, gigantes a piratas foi ótima. Columbus e Vizzini acertaram o tom ao passar pouco a pouco da apresentação para o desenvolvimento. As descrições são outro ponto alto do livro, precisas e criativas conseguem levar o leitor por cenas vivíssimas. Os capítulos finais foram cheios de ação e essa vivacidade aliada a emoção fez toda a diferença. Ansiosa pelo próximo volume.

Leitura rápida, com elementos inovadores e narrativa instigante. Os dois autores apresentaram um mundo criativo, que foge dos clichês do gênero juvenil procurando sempre levar o leitor por situações diferentes. A trama é perspicaz e deixa perguntas no ar. A edição da Galera está ótima, fonte agradável, capa mantida e bem adaptada. Uma história que estou curiosa para ver adaptada, tanto pelo cenário quanto pela trama. Recomendado a todos que procuram uma série juvenil que fica com o leitor, com bons personagens e universo criativo. Uma série para quem está procurando a tempos aquela série para gostar e torcer pelo lançamento. Leiam e se encantem! Até mais!

Casa de Segredos - Chris Columbus & Ned Vizzini
1- Casa de Segredos
2- Battle of The Beasts
3- Sem Título Ainda

8 comentários:

  1. Qué isso, parece aqueles filmes de suspense sobre casas mal assombradas dahdauhda , achei a história fantástica, cheia de mistérios sobrenaturais o.o Adorei! E a capa é linda de bonita rs

    Adorei a resenha e a história, fiquei com água na boca pra ler embaixo do cobertor e bem protegida u.u hdudahaduhadu

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais da história do livro, casa que muda de mundo, para dentro de livros ainda por cima? Tem como quem adora livros não ficar curiosa? Fiquei bem curiosa só pela capa, adorei a resenha, passa ao leitor o clima certo parece, gostei muito do que diz sobre os irmãos e tal.

    Beijos! Camis

    ResponderExcluir
  3. To procurando uma série juvenil faz um bom tempo, a última que comprei foi Fablehaven que você resenhou e me deixou bem curiosa, esse me interessou porque é do Columbus e gostei dos filmes de Harry Potter que foi dirigido por ele, a capa é bem legal e o que disse do livro também. Ótima resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  4. Querendo o livro desde que você divulgou a capa dele ano passado, o livro foi tão elogiado e é como você disse, faz tempo que não acho uma série "para gostar", adorei saber que é irmãos protagonistas, e adorei saber sobre o lance dos livros, parece muito bom, melhor que só um juvenil. Adorei a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Sabia que ia querer ler depois da resenha.
    Essa capa, essa capa *---*
    A premissa é bem interessante, tenho certeza de que vou me apaixonar pela série!

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha, tava esperando sua resenha, sabia que ia gostar muito, já tinha achado a capa linda e gostado do que a editora estava postando no face, agora então, parece muito bom, a ideia é muito legal e a resenha me ganhou. Bjo para ti!

    ResponderExcluir
  7. Li este livro há algumas semanas atrás e amei! Achei a temática super criativa, a estória de um livro dentro de um livro. Perfeito!
    Gostei muito dos personagens e de como foram amadurecendo a cada capítulo, mas meu personagem favorito ainda é a própria casa, porque... Cara, foi demais esta idéia!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  8. Que lindo esse livro ^^
    A diagramação é incrível e a história parece um mix de tudo que eu mais gosto rsrs.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.