28/01/2014

Resenha - Trono de Vidro


Nome: Trono de Vidro
No Original: Throne Of Glass
Autor (a): Sarah J. Maas
Tradutor (a): Mariana Kohnert, Lia Raposo
Páginas: 392
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Nas sombrias e sujas minas de sal de Endovier, um jovem de 18 anos está cumprindo sua sentença. Celaena é uma assassina, e a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças quando recebe uma proposta. Terá de volta sua liberdade se representar o príncipe de Adarlan em uma competição, lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino. Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer. Mas se o preço é ser livre, ela está disposta a tudo.

Desde que conheci a série no Goodreads sabia que era a história perfeita para mim e sabia que assim que o livro saísse por aqui eu iria ler. Para minha surpresa foi a Galera que comprou a série e anunciou seu lançamento para o ano passado. Quando o livro chegou de surpresa até para os parceiros da Record não contive a felicidade. Todos sabem que sou apaixonada por fantasias, e é raro encontrar fantasias que ficam na tênue linha entre adultos e jovens. Sarah J. Maas surpreende com um universo fascinante, cheio de nuances e elementos surpresas coroado com ótimos personagens.

A história começa nos apresentando Celaena Sardothien, uma jovem que mal fez 18 anos e há um sobrevive nas minas de sal de Endovier cumprindo sua pena por ser a famosa assassina de Adarlan. Celaena viu seus pais morrer, sua vida mudar ao ser tomada sobre a proteção do rei dos assassinos e durante anos viu o rei de Adarlan varrer reinos e conquistar com seu exército reino após reino, fazendo escravos e sacrificando a vida como se não fosse nada. Celaena fez fama como assassina e sobrevivia aos trancos em Endovier passando fome e aguentando o pior que há na vida humana. Porém sua sorte muda quando o príncipe de Adarlan chega com uma comitiva para buscá-la. O rei está promovendo um campeonato para escolher um campeão que lhe servirá como o assassino real. Em troca Celaena terá sua liberdade em quatro anos e o príncipe sabe que ela não pode recusar. Nem mesmo a assassina de Adarlan sobreviveria por mais um ano em Endovier. Acomodado no castelo de vidro Celaena terá de treinar duro para recuperar a boa forma que lhe rendeu a fama. Ela está pele e osso, e ainda tem calafrios ao se lembrar de Endovier. Temida e desprezada pelo guarda real e amigo próximo do príncipe Dorian, Chaol, Celaena sabe que precisará de astucia e força para vencer. A medida que o tempo passa Celaena conquista a simpatia do príncipe e começa a levantar dúvidas até em Chaol. Por baixa a camada de dureza que a garota mostra a todos existe uma pessoa sofrida, que teve de lutar a vida inteira e perdeu tudo o que amava, de riso fácil e lealdade feroz Celaena descobrirá no castelo mais do que a fórmula para conquistar sua liberdade. Ligada a segredos do passado, a garota descobrirá que sua vida tem um peso muito maior do que jamais sonhou e quando terríveis e cruéis assassinatos começam a assolar os competidores Celaena verá que proteger seus novos e primeiros amigos terá de fazer mais do que vencer.

É a partir dessa premissa que a autora desenvolve a trama central desse primeiro livro que apresenta um universo rico e fascinante ao mesmo tempo que desenrola paralelo a trama do livro um quadro maior que começa a dar forma a trama central da série. Com uma narração fluida e marcada por um ritmo cadenciado Maas leva o leitor através dos meandros da personalidade de Celaena, uma garota de 18 anos que não conhece outra vida senão a de luta, dor e sangue que se vê diante de uma escolha terrível. A ambientação é inovadora, uma fantasia de capa e espada sim, mas criativa, que vai além da concepção comum do gênero, trazendo elementos que formam uma trama central mais intrigante e misteriosa.

A forma como a autora desenvolver os personagens enquanto o campeonato acontecia foi ótima, possibilitando um amadurecimento da relação de todos eles. Uma coisa que ouvi alguns leitores negativando foi o tanto que Celaena ficava corada diante de algumas situações, mas vale lembrar que a personagem não é uma psicopata sem sentimentos. Ela tem 18 anos, só conheceu uma vida dura, mas ainda é uma garota jovem com sentimentos, muitos que ela nem conhecia e portanto sua reação é mais do que crível. A autora construiu a amizade da assassina com Dorian, Chaol e Nehemia de forma a passar ao leitor as fortes mudanças que a personagem estava vivendo, e isso inclui sentimentos e situações desconhecidos.

O desenrolar da trama ao contrário do que o sugerido não foca apenas no campeonato e nos assassinatos súbitos, o que possibilitou um final mais tenso, com pontas sendo amarradas e novas perguntas surgindo. Com diversos personagens escondendo suas intenções e repletos de segredos a trama fechou de forma inesperada. Maas investe em um pano de fundo rico, complexo e que de alguma forma vai unir tudo em torno de Celaena, por isso mal posso esperar para ler o próximo volume.

Leitura rápida, que flui com naturalidade, instigando o leitor não apenas pelos mistérios, mas pela gama de personagens, e por entrelinhas cheias de nuances e mistérios. Sarah J. Maas se prova uma grande contadora de história que consegue unir de forma harmoniosa nesse primeiro livro a apresentação de um mundo riquíssimo ao desenrolar de uma trama intrigante. A autora diz nos agradecimentos que levou dez anos concebendo o mundo em cada detalhe e mal posso esperar para conhecer mais esse universo fantástico. A edição da Galera está ótima, desde a fonte até a tradução, com destaque para a escolha da capa já pensando cuidadosamente na sequência. Uma história que sem dúvida renderia um filme ótimo. Recomendado a todos que procuram uma fantasia jovem adulto diferente, que promete crescer a cada livro e que agradará leitores de todas as idades. Perfeito para quem quer começar no gênero. Mistérios, guerras, traições, segredos, sangue, luta, dor e redenção. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Throne of Glass - Sarah J. Maas
1- Trono de Vidro
2- Crown Of Midnight
3- Heir Of Fire
4- Sem Título Ainda
5- Sem Título Ainda
6- Sem Título Ainda

10 comentários:

  1. Ótima resenha! Parabéns.
    Me interessei bastante pelo livro, parece ser uma história bem criativa.
    A capa também é chamativa e muito bonita.
    Abrçs!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei ver a resenha aqui! Estava ansiosa pela sua resenha desde que vi você marcando o livro como lido no Skoob e nossa, sabia que ia amar o livro! Acho que já disse que prefiro fantasias jovem adulto e que apesar de tá lendo umas adultas boas ainda prefiro eles e essa livro era um dos TOP na minha lista de desejados, o final de ano chegou e acabou ficando, mas agora lendo sua resenha tenho certeza de que preciso dele para ontem! Amei o que disse da trama e tudo, dos personagens e concordo que a capa é linda! Amei a resenha!n Abs!

    ResponderExcluir
  3. Olá, ouvi por alto falar do livro, quando li a sinopse e vi a capa me pareceu bem na linha psicopata, e não curti muito, mas tua resenha como sempre me ganhou, a história parece ser bem rica de detalhes, em um mundo novo, com personagens bem reais, apesar da trama violenta ao extremo, realmente me interessei. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Mais para frente decido se vou ler essa série, ela é grande!
    Mas, parece boa, a história tem tudo a me prender.

    ResponderExcluir
  5. Fantasia decididamente não é meu genero literário favorito, mas tenho que admitir que essa historia parece muito bem contada, e que a autora conduziu muito bem toda a trama e apesar de ser uma série (eu evito ler séries, sempre que posso), eu me interessei muito por esse livro e com certeza vou ler! Resenha maravilhosa e empolgante, parabéns! :)

    ResponderExcluir
  6. Tava super curiosa para ver a resenha porque tenho lido cada vez mais fantasia e amei quando ele foi lançado, amei o que disse da protagonista e fantasia jovem das melhores pelo visto, tava com medo de ter mais romance do que tudo e parece perfeito. Beijo para ti, ótima resenha me deixou mtooo curiosa!

    ResponderExcluir
  7. Não tinha me interessado porque parecia bem irreal uma assassina tão nova, mas pelo que você falou na resenha tem um lado bem humano na história e que é mais do sensacionalizar trazer uma assassina jovem, fiquei bem interessada no universo porque adoro fantasia, interessante ter personagens tão realistas, gostei bem do seu ponto de vista na resenha. Abs!

    ResponderExcluir
  8. Adoro fantásia e parece uma história muito em contada e super envolvente.Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Faz um tempo já que não leio fantasia juvenil, o último que li foi o da Morgan Rhodes e esse ai parece bem com ele, eu adorei o outro e pelo que disse vou amar esse também. A capa é bem legal e o que disse da história é bem interessante. Ótima resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  10. Não leio muita fantasia, mas fiquei interessada nele porque é YA e amei a capa, gosto de ilustrações e desenho por isso adoro artes de capas assim. E ainda gostei muito da resenha, como você gosta de fantasia suas resenhas de livros do gênero são sempre diferentes, me deixou curiosa, gostei bem.

    Beijos. Camis

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.