25/07/2013

Semana Rocco - Séries #02 - Túneis

Olá! Dando continuidade a semana especial de resenhas e série Rocco hoje trago para vocês mais uma série da editora que tem uma continuação saindo do forno esse mês. Trata-se da série Túneis" do britânico Roderick Gordon e do zambiano radicado na Inglaterra, Brian Williams. Minha história com a série começou da mesma forma que descobri a série do post anterior. Passeando no catálogo da Rocco parando nos livros com mais de 500 páginas. Eu disse que não era nada bonito, mas no caso de "Túneis" o que mais me chamou atenção depois disso foi a premissa, um mundo subterrâneo desconhecido e inexplorado.

O livro gira em torno do jovem Will Burrows, cuja única afinidade com o excêntrico pai é a paixão pela arqueologia. O menino passa a maior parte do seu tempo livre cavando buracos nos arredores do terreno de sua casa para realizar descobertas científicas e fugir da pressão da escola e da mesmice da família, enquanto o Dr. Burrows trabalha no Museu Highfield, “um repositório de pertences supérfluos que foram poupados do aterro sanitário da cidade”. Em meio a descobertas empolgantes e outras nem tanto em suas escavações, certo dia o Dr. Burrows desaparece misteriosamente por um túnel que Will não conhecia. O garoto então começa a cavar, literalmente, a verdade por trás do sumiço do pai, e descobre uma inacreditável sociedade dominada por um grupo cruel – os Styx – vivendo nos subterrâneos de Londres. Para salvar seu pai, e a própria pele, Will enfrentará muitos perigos contando apenas com a ajuda do amigo Chester, e pode dar início a uma verdadeira revolução que mudará para sempre a sua vida e a dos habitantes da Cidade Eterna, como é chamada a colônia subterrânea.

Bem-sucedida mistura de Indiana Jones com Viagem ao Centro da Terra, “Túneis se filia à tradição das grandes ficções ambientadas no mundo subterrâneo – segmento explorado com maestria por nomes como Julio Verne e Edgar Rice Burroughs – com uma atmosfera de claustrofobia e crueldade toda própria”, segundo o jornal inglês The Guardian.

“Quando Brian e eu decidimos escrever Túneis, queríamos algo similar a essas histórias clássicas, que têm o poder de transportar o leitor para um mundo diferente, e ao mesmo tempo fazê-lo tão realista quanto possível”, diz Roderick Gordon.

Este realismo está presente na forma como os autores constroem a cidade subterrânea do livro. Suas características geológicas, seu complexo sistema de iluminação e circulação de ar, os hábitos alimentares de seus habitantes, as espécies animais ali presentes, tudo foi pensado a partir de pesquisas em diversas áreas para dar veracidade à trama. O interesse dos autores pela escavação, por sinal, é antigo. O tataravô de Roderick, William Buckland, foi um dos pioneiros da geologia; já Brian Williams costumava explorar, quando menino, o subterrâneo de um terreno em Liverpool cujos enormes túneis existem até hoje. A idéia de mundos subterrâneos escondidos nas grandes cidades do mundo sempre os fascinou, e ambos citam as históricas catacumbas de Paris, os labirintos sob Nova York e os centenários metrôs de Moscou e Londres como fontes de inspiração para Túneis.

Túneis - Roderick Gordon & Brian Williams
1- Túneis
2- Profundezas
3- Vertigens
4- Armadilhas
5- Spiral
6- Terminal

O filme baseado no primeiro livro está no começo do processo de produção e segundo o autor o ritmo é forte, ou seja não deve demorar para começarmos a ouvir notícias sobre o elenco. Enquanto o filme não sai o leitor que já conhece a série ou aquele que ficou curioso pode visitar o site da série e conferir o material extra que tem por lá. Como o boletim de Will entre outros coisas.

Lembrando que você pode conferir a resenha do primeiro livro aqui no blog e em breve as demais entrarão no ar. A série encerrou com o sexto livro lançado em maio no Reino Unido e que chega aos EUA em outubro. Já no Brasil o quinto livro está previsto para o segundo semestre do ano que vem. Se você se interessou na série fique de olho no Submarino que o livro um estava dez reais por lá e muito as vezes o segundo estava vinte reais. Já o 3º e o 4º é mais difícil de achar por menos de 30. Mesmo nos melhores lugares. Espero que tenham gostado! E amanhã tem mais série por aqui. Até mais!

13 comentários:

  1. Já tive vontade de conhecer a série e depois não. Vi gente que adorou e ama a série, mas também conheço duas pessoas que não gostaram quase nada. Por isso fico indecisa. Vou esperar as outras resenhas suas para decidir, mas concordo que o tema é bem surpreendente. As capas também são lindas e é ótima saber que já encerrou e que vai virar filme. Quem sabe leio antes do filme. Adorei conhecer mais a série. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Comprei o primeiro livro e levei séculos pra ler. Não gostei. A história não conseguiu prender minha atenção. Aí nem quis comprar a continuação.

    Não gostei do livro mas as capas são muito legais.

    Abraço!
    http://oblogdazoey.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não leio a série e nunca tinha prestado atenção nela não. Gosto de série infantojuvenis e que crescem por livro, mas tenho lido poucas. Parece interessante e tal. Quem sabe um dia. Bjo! *-*

    ResponderExcluir
  4. Tenho o primeiro livro da série mas ainda não relei nele, uma pena pq ele parece ser legal ( mas vc como bookaholic sabe que temos pilhas de liros legais p/ ler né? hahaha). Espero conseguir lê-lo em breve.

    Gosto das perspectivas dessas capas =] Só não sabia que a série era tão grande hein? Td bem, só tenho série gigante por aqui hahaha =P

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  5. Comprei o primeiro numa promoção depois de lembrar da sua resenha, mas ainda não li. Ando sem tempo com séries, mas quero muito ler agora que saiu o 4. Vou aguardar suas resenhas! Adorei o post e não sabia do filme, que ótima notícia, adoro quando séries são adaptadas. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Ai que demais essa série, eu preciso começar a ler Túneis. Ótimo post, adorei mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Conheci a série aqui, mas não tive muita vontade de ler, as capas são lindas e vendo o post fiquei com curiosidade de conferir a história, parece que evolui e melhora a cada livro. Quem sabe eu compro se achar mais em conta. Adoro histórias com ambientes novos e diferentes do que já vi antes. Ótima post! Bjo!

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho o primeiro e o segundo livros, mas quando comecei a ler, há muito tempo atrás tive que parar por falta de tempo e nunca mais voltei, achei bacana que a série se firmou, quando a conheci, tinha acabado de ser lançada e ainda era muito desconhecida e impopular..

    Abraços
    Gabi Lopes

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li nenhum dos livros da série, mas tenho bastante vontade. quando tiver a oportunidade lerei com certeza. Adoro fantasia e histórias cheias de aventura e a essa história me cativou. Achei curiosa, interessante e original. Além disso já li várias resenhas positivas, o que me animou mais ainda.

    ResponderExcluir
  10. Já li o primeiro faz um tempo, e adorei. Agora, não vejo a hora de ler os próximos, porque vale a pena (na minha opinião). Bom saber que o filme está andando, porque já faz um bom tempo que a adaptação foi confirmada.

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia essa série e adorei conhece-la, parece ser super interessante e eu adoraria ler ela, espero ler logo e que legal que vai ter filme é melhor eu conseguir os livros logo quero ler antes do filme estrear.

    ResponderExcluir
  12. Eu estou lendo o quarto livro (Armadilhas) e é o melhor até agora. não consigo parar de lê-lo!!!! Eu recomendo!

    ResponderExcluir
  13. Eu estou lendo o quarto livro da série (Armadilhas) e é o melhor até agora. Não consigo parar de ler de tão bom e tão cheio de mistérios e revelações surpreendentes! Eu recomendo esta série! O livro dois (Profundezas) é o maior e mais chatinho, mas dá pra ler ele tranquilo!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.