06/05/2013

Resenha - Os 13 Tesouros


Nome: Os 13 Tesouros
No Original: The Thirteen Treasures
Autor (a): Michelle Harrison
Tradutor (a): Carlos Irineu
Páginas: 336
Editora: Bertrand
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Um segredo de família, uma herança maldita... Tanya sempre foi uma garota diferente. Desde pequena ela consegue enxergar fadas. Não as que o leitor poderia imaginar, mas seres maus que tentam lançar feitiços nela. Quando, para protegê-la, sua mãe a envia para morar com a avó, Tanya descobre uma floresta onde 50 anos atrás uma menina desapareceu. Em Os 13 Tesouros, seu livro de estreia e primeiro título da Trilogia 13 Tesouros, Michelle entrelaça suspense e um conto de fadas belo e assustador, uma história repleta de fantasia e mistério, que fará o leitor querer descobrir cada peça do destino de Tanya.

Desde que a Bertrand adicionou a capa desse livro no álbum de futuros lançamentos fiquei encantada. Apesar de não gostar muito de vermelho achei muito legais os pingentes e fiquei contente por o livro ser o primeiro de uma trilogia juvenil de fantasia. Adoro o gênero e sempre que encontro algo fico interessada, mais ainda quando a sinopse deixa no ar a impressão de uma história inovadora. Michelle Harrison nos introduz de forma inovadora ao universo da trilogia, com uma trama intricada de segredos, mistérios e suspense.

Tanya mais uma vez foi despertada no meio da madrugada. Fadas, as mesmas três de sempre. E elas estavam furiosas com alguma coisa. Tanya estava cansada de ter que aguentá-las e mais ainda de sofrer suas maldades. Toda vez que a garota fazia algo que desagradava as três era punida de forma cruel. Dessa vez foi por escrever sobre elas em um diário. Não era a primeira vez, mas o castigo foi o pior e a gota d'água para a mãe de Tanya que já estava estressada e cansada das desculpas da menina. Sem discussão a mãe a enfiou no carro logo pela manhãzinha. Tanya iria passar o verão, que mal havia começado, no solar dos Elvesden com a avó. A casa em outros tempos foi uma grande e luxuosa mansão do século XVII, mas está caindo aos pedaços, com trepadeiras selando grande parte das janelas e para piorar o lugar é infestado de fadas. Dos mais variados tipos e formas. Tanya passa todo verão lá desde que era pequena e a avó nunca foi agradável com ela. Sempre a evitando. Junto com a avó vive Warwick o caseiro e seu filho Fabian, um ano mais velho que Tanya. Para passar o tempo e tentar afastar a infinidade de fadas Tanya resolve buscar na biblioteca informações e fica surpresa com a quantidade de livros sobre o assunto. Mas não é isso que chama atenção e sim o recorte de jornal de quase trinta anos atrás. Uma garota desaparecida no bosque sem deixar rastros. O que não seria estranha se Tanya não tivesse certeza de ter visto a mesma garota dias atrás correndo no bosque. Quem será a garota, porque ela estava a chamando e porque todos dizem para se afastar do bosque?

Esse é o ponto de partida da história de Tanya e você ficaria surpreso com o frescor que é a história apresentada por Michelle Harrison. Um conto fabuloso que desenrola através dos mistérios e da rica ambientação um mundo novo de fadas, goblins, cortes e changelings. A autora desenvolve uma história de família e amizade, bela com toques sombrios e que através dos personagens constrói uma mitologia nova. As descrições dão o charme da história com um cenário vívido e curioso. Outro ponto interessante é a casualidade que Harrison conseguiu dar ao mundo das fadas. A forma simples e incomum com que apresentou o pano de fundo de sua história.

Com o desenrolar da história vamos imaginando mil e uma explicações, mas nem de longe acertamos. Mérito da autora que ao investir em personagens consegue uma história inovadora. Tanya, Fabian, Red, Florence, Morag, Warwick, Morwenna e Amos. Todos eles têm uma importância na trama. É maravilhoso ver como o livro funciona como um grande e harmonioso quebra-cabeça. A narrativa é fluida e o ritmo perfeitamente cadenciado. Tanya tem uma personalidade forte e conduz esse conjunto de forma natural. A amizade dela com Fabian é bastante real e natural, refletindo o tom exato da idade dos personagens. O desenrolar da história foi ótimo, com uma resolução que eu não esperava. Afinal sempre pensamos no óbvio, e me vi surpresa com o que aconteceu. Amarrando todas as pontas e entrelaçando a trama central com história antigas dos personagens a autora conseguiu construir um pano de fundo rico a intrigante, com elementos variados e que deixa o leitor curioso e ansioso pelo próximo volume.

É interessante notar que nesse primeiro contato o mundo das fadas é apenas parte do cenário, que entrelaça na trama central não como o fim e nem como meio, mas como parte e com uma história rica e particular. O final é como um desabrochar não só da verdade, como de possibilidades infinitas. A leitura é rápida e muito gostosa. A escrita da autora é deliciosa, fluida e com um tom poético, que remonta a fábulas e contos fantásticos. A edição da Bertrand está ótima, fonte boa, diagramação idem e uma tradução que mantem o tom da história. Adoraria ver a trilogia adaptada para os cinemas, ainda mais se fossem fiel. Recomendo a todos que procuram uma história rica, imaginativa e criativa. Com elementos do mistério e do suspense, mas que faz você sonhar. Encanta e surpreende. Leiam! Até mais!

Trilogia 13 Tesouros - Michelle Harrison
1- Os 13 Tesouros
2- As 13 Maldições
3- Os 13 Segredos

12 comentários:

  1. Oie :)

    Adoro livro surpreendentes e que encantam, acho que esse livro será perfeito para mim, vou comprar em breve :D beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Gostei do título, gostei da capa, gostei da sinopse. O livro parece cumprir todas as minha expectativas de acordo com a sua resenha. O que me deixou mais curiosa é que o final surpreende, espero ler em breve :)

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha! Adoro infantojuvenis com fadas, elfos e fiquei animada quando vi que ainda tem changelings e goblins. Diferente mesmo, e esse negócio da trama ser maior, e tal me deixou curiosa. Adoro livro com personagens que funcionam para a trama. Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ei! Eu também adoro as capas dessa trilogia e confesso que fiquei com vontade de ler depois de ver a do segundo livro. Adorei a resenha, ela me deixou mais convencida a ler. Pelo menos agora não é só as capas, hehe, a mitologia parece bem diferente. Adorei! Abs

    ResponderExcluir
  5. Wow, resenha digna de "Mãããe, compra?" Gostei bastante, vou por na minha lista.

    ResponderExcluir
  6. Adoro fantasias com mundos diferentes e esse ai parece bastante criativo. Sempre adorei as capas também e sua resenha me deixou com vontade de ler. Geralmente você sempre acerta quando é fantasia, suas resenhas do gênero sempre acertam. Ótima resenha :)

    ResponderExcluir
  7. Adoro escritas poéticas, mundos alternativos, sempre me encantam coisas do tipo. Não sou lá tão fã de fantasia, mas pretendo ler mais do gênero, estou lendo A dança da floresta que se assemelha, quem sabe não leio esse futuramente?

    ResponderExcluir
  8. Fantasia é sem dúvida meu gênero favorito. Já tinha visto esse livro antes, mas ainda não tinha parado para ler nenhuma resenha. Gostei se saber um pouco mais sobre a estória e me animei em ler.
    Assim que possível vou conseguir esse livro e sem dúvida devorá-lo!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    http://universo-invisivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adoro fantasia e acho as capas dos livros lindas, mas nunca tinha prestado atenção com medo de ser repetitivo, mas adorei tudo o que disse na resenha, fiquei surpresa. Amo quando acho resenhas juntas porque assim tenho uma ideia geral, mas fiquei com vontade de ler. Parece adorável. Adorei a resenha, bjo!

    ResponderExcluir
  10. Amei!!

    Vc acha que este livro é próprio para crianças de 8 a 12 anos?
    Obrigada!
    Sônia

    ResponderExcluir
  11. A capa é linda e gostei muito. Também gostei da sinopse e da resenha. Agora só falta ler o livro e espero fazer isso breve.É só lançarem o terceiro livro para poder ler tudo de uma vez.

    ResponderExcluir
  12. Dois gêneros que eu amo: fantasia e mistério, lógico que vou ler!
    A resenha está ótima.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.