31/08/2012

Resenha - A Catastrófica História de Nós Dois


Nome: A Catastrófica História de Nós Dois
No Original: Catastrophic History of You and Me
Autor (a): Jess Rothenberg
Páginas: 384
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Causa mortis: coração partido. Às vésperas de completar 16 anos, Aubrie Eagan tem tudo que uma adolescente pode desejar.  Mas quando, no que deveria ser o jantar mais romântico de todos os tempos, Jacob diz para Brie as quatro palavras que nenhum garoto jamais deveria falar para a namorada – “Eu não te amo” –, o coração da menina literalmente racha em duas partes. Morrer não foi uma experiência agradável para Brie. Afinal, seu coração partiu de verdade. Além do órgão em dois pedaços que seu pai, Daniel, um cardiologista de renome mundial, estuda obsessivamente na tentativa de entender como a filha morreu, dentro do peito da adolescente há um vazio penetrado apenas por uma dor imensa. Mas, como Brie logo aprende, a morte está longe de ser o fim. O lado de lá é bem parecido com o de cá e tem até sua pizzaria favorita É lá que Brie conhece Patrick, a alma penada residente, um garoto de 17 anos, atraente, inteligente e irritante. Patrick dá à ela o manual M&E – Morto & Enterrado, com tudo que ela precisa saber sobre a nova fase, mas Brie não quer aceitar qualquer tipo de ajuda. A jovem está processando as diversas perdas que sofreu, sobretudo a vida que deixou para trás e a que deveria ter tido, e vivenciando a primeira das cinco etapas do luto: a negação, que será inevitavelmente seguida por raiva, barganha, tristeza e aceitação. Brie determinada a se vingar de Jacob e a mudar o passado. A jovem arrisca sua alma imortal e tudo que ainda pode ter, mesmo no além.

Sabe quando você olha para uma coisa e sabe que precisa tê-la porque lá no inconsciente a gente sente que vai ser perfeito? Foi assim com esse livro. A primeira vez que o vi soube que seria uma leitura deliciosa. A sinopse pode passar a impressão de algo meloso demais ou até mesmo religioso, com toda a história do além, mas antes mesmo de começar essa resenha eu preciso dizer: leiam! Jess Rothenberg conta uma história sensível e muito linda. E se você pensa que pode prever o que está por vir pode desistir. Surpreendente, belíssimo, tocante, criativo e com toda certeza um dos cinco melhores do ano.

Brie é uma garota comum, sonhadora, de quase 16 anos que tem três amigas inseparáveis, um cachorro fofo, um irmão mais novo que a idólatra e uma vida tranquila numa pequena cidade próxima a São Francisco. Participava da equipe de salto ornamental e tinha um namorado adorável, mas durante um jantar romântico seu coração simplesmente parte ao meio depois de ouvir de Jacob que ele não a amava. Triste, confusa e com um vazio imenso Brie acompanha seu funeral e pouco depois acorda em um ônibus vazio. Tem a impressão de que estava sonhando, mas o motorista não a ouve, não a deixa descer antes da parada final. Dias se passam e Brie estava afogando em memórias quando se dá conta da fome que está e encontra uma versão bizarra da sua pizzaria favorita. Lá se encontram uma garota gótica, um jogador de basquete, um garotinho de menos de 8 anos e outro rapaz vestido como se tivesse saído de um dos seus filmes favoritos dos anos 80. Atrás do balcão uma velha senhora fazendo palavras cruzadas lhe entrega uma pilha de papel para preencher. Ela quer ir para casa, mas a senhora desdenha dela. Logo após preencher a papelada o garoto anos 80 se apresenta a ela. Patrick é o seu nome e ele lhe passa um livrinho encardido. Com raiva dele e de todos Brie não quer saber, mas Patrick escreve em um velho guardanapo cinco palavras: negação, raiva, barganha, tristeza e aceitação. Seguindo único conselho que lhe parece agradável Brie parte com Patrick de volta a verdadeira terra, e nessa brincadeira Brie descobre e aprende muito mais do que imaginava.

Essa é a premissa do livro. Parece simples, bobo e até mesmo um pouco religioso, mas na verdade é absolutamente fantástico. A narrativa de Jess Rothenberg é delicada, sensível, leve, gostosa de ler e muito criativa. Brie é adorável, uma personagem que você gosta de cara e sente a raiva, a revolta que ela sente por morrer tão cedo. Consegue ficar irritado com ela, mas é por gostar dela e não porque ela é irritante. A história é linda e surpreendente. Não sonhava com o rumo que a história ia tomar. Achei que era só Brie vingando-se de Jacob, se apaixonando por Patrick e vivendo sua morte. Quando percebi o que estava acontecendo foi demais. A forma como somos conduzidos pelos cinco estágios do luto é muito criativa e não parecer forçado. Ficou muito natural, casando com cada situação em que Brie se encontrava. Estou apaixonada pelo desfecho, pelas descrições precisas da autora e pela narração em primeira pessoa de Brie. Uma análise de uma vida curta, das escolhas que fazemos e que podem mudar, afetar a vida de outras pessoas, um romance sensível e construtivo.

Além disso, todos os outros personagens são excelentes. Patrick é o companheiro perfeito para Brie, em todas as horas que ela precisou dele. Hamloaf o cachorrinho de Brie foi uma das coisas mais tristes e emocionantes do livro. Ri demais com algumas das situações, quase chorei em outras. Como no momento que Brie despeja tudo em Patrick. Foi um dos diálogos mais duros que já li. Mesmo com o pouco espaço alguns secundários ganharam destaque, chamaram minha atenção e fiquei curiosa para saber como eles morreram tão jovens. A parte final do livro é muito bonita, muito bem pensada e uau. Foi emocionante e não vi aquilo vindo. Desfecho perfeito para a história de Brie, que afinal de contas fazia parte de algo muito maior do que parece. Quem me dera saber quando encontrar algo parecido no campo sentimental como Brie encontrou. Acho que fiquei mole com esse livro, só pode...

Leitura rápida, impossível de largar por vários motivos, e com certeza vai ficar por muito tempo. Entrou para a lista de favoritos, uma ótima estreia a de Jess Rothenberg e espero outros livros dela ansiosa. A edição da Rocco está perfeita. Em cada começo de capítulo tem o trecho de uma música dos anos 80 e no final do livro a Rocco manteve o índice com o nome da música, cantor e filme que ela aparece. Porque Brie adora os anos 80, filmes e músicas, sem falar que a música do começo está sempre relacionada com a história do capítulo. Nem acreditei quando encontrei porque ele acabou de ser lançado, sem falar que estavam 25 reais sendo que o preço padrão é 54,50. Muita sorte porque o livro me conquistou. Adoraria ver a história no cinema, ainda mais se conseguirem manter toda a delicadeza, toda a emoção que o livro passa. Recomendado a todos. Principalmente para os românticos. Também para os que querem uma leitura leve e marcante. Leiam e se surpreendam, emocionem com a história de Brie. Até mais!

23 comentários:

  1. vc me convenceu a ler!! achei que a proposta do livro seria ''mais do mesmo'', mas voce diz que o final é 'uau' e ele é todo lindo (com as musicas e tal). Sua resenha me deixou louca pra ler! E esse preço não ajuda em nada :( triste agora, pq parece uma historia incrivel e nao vou poder comprar AHHHAHA

    @thataperrone

    ResponderExcluir
  2. Humm só pela sinopse vi que não gostei, não é a minha esse tipo de história, acho mt fraco e bobo.

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena! O romance é tão construtivo, uma análise da vida, das escolhas que fazemos. É um romance bonito, que surpreende e que apesar de ser trágico é tão bonito, delicado...

      Excluir
  3. Nossa, mais uma das suas resenhas modo empolgada! Hehe. Sério, não estava com vontade ler mais por causa do preço do que por causa da sinopse, mas sua resenha me conquistou e estou curiosíssima! Você não é muito de gostar de romance, e vi você falar no twitter que te lembrou na parte delicada e tal "Anna e o beijo francês" ou seja preciso ler! Me conta onde você comprou por esse preço... Por favor =x
    Ótima resenha mesmo! É isso que estava falando ontem no twitter, suas resenhas deixam a gente com vontade de ler e isso nem sempre é justo com o meu pobre bolso. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi..

    Adorei esse livro, e a sua resenha maravilhosa me deu uma vontade de me afundar nas páginas desse livro...Pois, gostei muito da sinopsia do livro porque é maravilhosa.. e a capa é muito linda!!!

    ResponderExcluir
  5. Assim que eu puder e encontrar numa promo, compro, com toda certeza. Gostei bastante da premissa do livro. Não achei bobo, ne verdade nada que envolve a morte pode ser considerado bobo. Me faz pensar bastante, isso sim.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa resenha :)
    Mas não me deu vontade de ler, não. Digo, o enredo não me cativou muito :(
    Muito bonito o blog, viu?
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenhaaa!!!! *---*

    Aliás, tem um selinho pra você lá no blog! *--*

    http://blogeumaislivros.blogspot.com.br/2012/08/selinho.html

    Beijooos!!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, ótima resenha!! Quando li a sinopse pensei: WTF??? Achei bizarro, morrer por causa de um fora e o coração partir em dois, mas sua resenha me convenceu totalmente a ler!
    Acho que algumas sinopses são mal escritas, essa pelo visto fala bem o que se passa no livro, mas às vezes fora do contexto da história toda parece viajante demais. 'Surpreendente, belíssimo, tocante, criativo' é o tipo de livro que eu gosto, tenho certeza que vou adorar! Assim que achar um preço bom eu compro, fiquei muito curiosa pra ler!!!

    ResponderExcluir
  9. Confesso que a capa não chama muito atenção. Mas a sinopse conquista de uma tal forma que fiquei doida pra ler, e sua resenha da muuuuita expectativa!! To louca pra ler este livro.

    ResponderExcluir
  10. Realmente parece ser meloso demais na primeira impressão, mas lendo a resenha o livro não parece nada disso. É claro que ainda fica algo meloso no ar, mas isso não importa, porque no meio da leitura sei que vou ficar bastante focada no livro.

    ResponderExcluir
  11. Parece uma história de amor comum, mas sua resenha me deixou ansiosa para ler. Muito curiosa para ler! Gostei bastante de tudo o que você fala do livro e adoro livros que me emocionam, e ainda diferem na hora de falar de amor, adorei a resenha, muito boa mesmo na missão conquistar quem lê. E eu gosto da capa. Curiosa demais para ler agora é só esperar uma promo ou então um preço baixo. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  12. Estou simplesmente encantada pela sinopse, pela capa e pela resenha que você fez do livro. Parece lindo, realmente lindo e aposto que, quando eu lê-lo, será um dos meus favoritos de todos os tempos. HAHA pena que nunca encontro essas promoções, ainda mais de livros da Rocco, o que dificulta um pouco minha futura leitura.

    ResponderExcluir
  13. Legal esse livro heim! Gente, amei! Nunca tinha visto ele não e gostei bastante agora. QUERO LER com certeza *-*

    ResponderExcluir
  14. A capa é linda demais e a sinopse me cativou muito.
    Estou super ansiosa pra ler este livro.

    Beijos
    =D

    ResponderExcluir
  15. Muito meiga a sinopse, não conhecia o livro e quando vi o titulo pensei que fosse nacional. Parece ser aquele tipo de livro que nos faz ficar horas pensando, sem conseguir tirar os personagens da cabeça. Vou com certeza procura-lo!

    ResponderExcluir
  16. Ei Yasmin,

    Eu ouvi falar do livro, mas não tinha muita vontade de ler porque fico com medo destas historias do além terminarem sempre igual... sabe aquela coisa de perdoar todo mundo, ai sua alma vai para um lugar melhor e etc? Acaba indo muito para o espiritismo e tal.
    Bom, agora lendo a resenha eu estou curiosa para ler!! hehe
    Vou dar uma chance para ver se este eu vou gostar rs.

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Nao eh muito minha cara esse tipo de tema..mas parece ser bem legal! kero ler e descobrir novos desafios!

    ResponderExcluir
  18. Yasmin, li a resenha só porque você disse no começo que o livro é bom, pq ñ é o meu tipo de leitura favorita. Então eu vou ler, pq sua resenha me fez sentir que eu deveria ler o livro. Se eu gostar, volto aqui pra dizer que vc venceu =D

    ResponderExcluir
  19. OMG!!!

    Nem gosto de livros românticos, mas depois que li sua resenha fiquei doida pra ler. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas amei a história.

    Mais um pra listinha de Eu queroooo

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Assim como vc, quando vi esse livro tbm achei que a personagem principal iria se vingar do ex-namorado e viver feliz com o outro, e fiquei curiosa por vc relatar que não é assim, que há todo um desfecho. Ai minhas unhas! Hahaa.
    O título foi bem uau mesmo. Achei diferente desse romance ser após a morte, levando-nos a outra dimensão e tudo mais, fascinante!

    ResponderExcluir
  21. Até esse momento eu não conhecia esse livro e após ler sua resenha, devo confessar que estou animada a ler. Vou deixar anotado o nome para poder adquirir.

    ResponderExcluir
  22. Amei sua resenha e me interessei muito pelo livro, achei ele incrivel!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.