02/03/2012

Novidades e Lançamentos #36

Olá! Ontem esse post não saiu, mas hoje separei um tempo paras terminá-lo. Tem novidades e lançamentos de muitas editoras. Entre elas Rocco, Intrínseca, Record e Companhia das Letras. Vamos a eles? Algumas das novidades estão difíceis de colocar a capa pois nem as editoras divulgaram ainda os livros. Eu consigo a informação, mas capas são complicadas. Por isso decidi colocar a versão pequena mesmo e a sinopse com data de lançamento ao lado. Espero que gostem. O visual não ficou muito bom, mas está arrumadinho:


Antes de postar quero avisar sobre os lançamentos dos seguintes títulos pela Companhia das Letras, "A Rosa do Povo", "Claro Enigma", "Contos de Aprendiz" e "Fala, Amendoeira" todos de Carlos Drummond de Andrade vão ser lançados no dia 10/03. A editora iniciou esse ano a publicação da obra completa do autor.

Companhia das Letras:
"Vozes" - Arnaldur Indridason - 360 páginas - Lançamento: 16/03
Um hotel em Reykjavík, Islândia, está pronto para a festa de Natal. Quando a camareira desce até o porão para buscar o Papai Noel, no entanto, o que ela encontra é Gudlaugur, porteiro e zelador, sobre a cama coberta de sangue. Enquanto os funcionários do hotel tentam manter intacta a imagem do estabelecimento e turistas vivem o sonho de um Natal islandês, o inspetor Erlendur Sveinsson investiga o assassinato. 'Vozes' se sustenta não tanto nas provas físicas e nas novas tecnologias de investigação criminal, mas sobretudo na perspicácia de Erlendur. Em suas conversas com testemunhas e suspeitos, episódios do passado voltam à superfície e revelam relações familiares. Deixando seu detetive enclausurado no hotel, Indridason busca entrelaçar os fatos levantados pela investigação e a vida pessoal do próprio protagonista, que, tal como uma imagem de espelho, é marcada por um trauma de infância e pela configuração das relações entre pais e filhos.
"Segundos Fora" - Martin Kohan - 256 páginas - Lançamento: 15/03
Os jornalistas Verani e Ledesma são colegas no jornal de Trelew, uma pequena cidade na Patagônia argentina. Para o cinquentenário do periódico, precisam produzir uma matéria que retome à época de seu lançamento, em setembro de 1923. Verani, o editor de esportes, quer relatar a polêmica luta de boxe entre o favorito Jack Dempsey e o argentino Luis Ángel Firpo, transmitida desde Nova York pelo rádio. Apesar de o americano ter sido nocauteado, foi ele próprio quem levou a vitória. Já Ledesma, da área de cultura, está certo de que o fato mais marcante de 1923 foi a apresentação da primeira sinfonia de Mahler no Teatro Colón, em Buenos Aires. A obra foi interpretada pela Filarmônica de Viena, com regência de Richard Strauss. Mas conforme se desenrola o debate entre os dois, aparece o registro de um acontecimento menor- um assassinato (ou suicídio) esquecido. E eis que os três fatos confluem e as fronteiras da história se desfazem.
"Contra o Dia" - Thomas Pynchon - 1088 páginas - Lançamento: 29/03
Quando Webb Traverse, um anarquista do Colorado com pendor para explosivos, é morto pelo magnata Scarsdale Vibe, seus quatro filhos decidem vingá-lo. Ao mesmo tempo, um grupo de jovens aventureiros, os Amigos do Acaso, viaja pelo mundo em um dirigível cumprindo missões cujas razões raramente conhecem. Não há personagem ou tema principais neste romance da carreira de Pynchon. O elenco, numa descrição atribuída ao próprio autor, inclui 'anarquistas, balonistas, jogadores, magnatas corporativos, entusiastas de drogas, inocentes e decadentes, matemáticos, cientistas loucos, xamãs, físicos, ilusionistas, espiões, detetives, aventureiros e assassinos profissionais' (além de um cão que lê Henry James). Momentos de trocas no estilo de narrativa e temas e elementos - espiritualidade, história, jazz, ciência, paranoia, psicologia, entre outros - para que o escritor possa reafirmar sua visão do mundo e da modernidade.
"O Chefão dos Chefões" - Vito Bruschini - 536 páginas - Lançamento: 31/03
Abrangendo um período que vai de 1919 a 1943, este livro ficcionaliza os elementos que contribuíram para a formação da Cosa Nostra, Vito Bruschini traça um painel da história e das tensões sociais que prepararam o surgimento dessa organização. À medida que o enredo se desenvolve, o leitor também pode assistir ao surgimento de grupos fascistas que alteram as estruturas tradicionais de poder, forçam a fuga de antigos potentados para os Estados Unidos e desencadeiam uma reordenação de forças que terá consequências duradouras. É nesse contexto que se destaca a figura do príncipe Ferdinando Licata, conhecido por todos como u patri (o pai). Percebendo a mudança dos tempos e entrando em choque com as milícias fascistas, Licata e outros conterrâneos vão se estabelecer em Nova York durante o início da Segunda Guerra. Lá, o príncipe se associa a outros ítalo-americanos e se torna o chefe temido e respeitado da Cosa Nostra. Trabalhando com personagens fictícios e reais, entre eles Lucky Luciano, Bruschini busca compor uma intriga com ingredientes como suspense, violência, paixões e revelações.
"Silêncio" - Doze Histórias Universais Sobre a Morte - Heidi Strecker - 112 páginas - Lançamento: 21/03
Aqui o leitor poderá conhecer doze contos de diferentes tempos e culturas sobre esse tema que para muitas pessoas pode ser assustador. Divididas em três seções - 'A busca da imortalidade', 'Amores que nunca morrem' e 'Morte e renascimento' - estas narrativas objetivam o leitor a lidar com o fim da vida.




Penguin Companhia:
"A Cartuxa de Parma" - Stendhal - 616 páginas - Lançamento: 19/03
Escrito em 53 dias, no final de 1838, 'A cartuxa de Parma' narra as desventuras de Fabrice Del Dongo, um jovem idealista e imaturo que decide se unir ao exército de Napoleão Bonaparte. De volta a Parma, Fabrice reencontra sua tia, a duquesa Gina Sanseverina, agora comprometida com um importante ministro, e acaba interferindo na política local. Uma sequência de amores irresponsáveis, brigas, fugas e processos jurídicos buscam transportar o leitor à Itália do início do século XIX, além dos recursos como cartas anônimas e envenenamentos. A introdução é feita pelo jornalista literário britânico John Sturrock.

Record:
"Doce Gabito" - Francisco Azevedo - 464 páginas - Lançamento: 09/03
A história de Gabriela Garcia Marques, uma menina que após a morte dos pais na guerrilha do Araguaia vai para o Rio de Janeiro morar com o avô na favela Santa Marta. Numa noite de tempestade, um simpático senhor de fartos bigodes surge em seu sonho e a convence a sair do barraco, que logo desaba tirando a vida do avô. Aparecendo sem avisar e com valiosos conselhos, o misterioso senhor bigodudo torna-se seu mentor e melhor amigo. Ao descobrir que seu nome é igual ao do consagrado Gabriel García Márquez e se deparar com uma foto do escritor - que ainda nasceu no mesmo dia que ela - Gabriela reconhece seu amigo bigodudo cujo apelido, para os íntimos, é Gabito. Sempre acompanhada por seu parceiro, Gabriela busca enfrentar com lirismo e vigor as várias reviravoltas de seu destino.
"Estranhos no Aquário" - Adriana Armony - 208 páginas - Lançamento: 09/03
Na virada do milênio, o jovem Benjamin sofre um acidente de carro que compromete sua memória. Meses depois, Júlia e Roberto lutam pela recuperação do filho. Vítimas de um desencontro antigo, Roberto e Benjamin se veem diante da possibilidade de reconstruir sua história, mas esbarram nas lacunas de uma memória ilhada num eterno presente. À medida que a narrativa recua no passado, mesclando memória e atualidade, o leitor poderá perceber que o estado de Benjamin é consequência de um outro acidente, subjetivo, que envolve outras histórias e sentimentos.

Planeta do Brasil:
"A Busca da Felicidade" - Douglas Kennedy - 608 páginas - Lançamento: 31/03
Manhattan, 1945. A guerra acabou e a festa de Eric Smythe estava animada até o momento em que chega Jack Malone, um jornalista de volta da Alemanha derrotada, um homem cuja visão de mundo era muito diferente daquilo que pensavam Eric e seus amigos. O encontro entre Sara, a irmã de Eric e Jack e as escolhas que eles fazem terão profundas consequências.



Cia das Letrinhas:
"Zeus e A Conquista do Olimpo" - Helene Montardre - 144 páginas - Lançamento: 13/03
Neste livro, o leitor poderá acompanhar a trajetória de Zeus - desde quando ainda era um garoto sonhador e ambicioso até sua transformação no todo-poderoso governante -, acompanhando suas batalhas sangrentas, episódios amorosos e dilemas do poder, entre outros conflitos. 



Continuando os lançamentos de outra maneira a editora Rocco divulgou ontem a capa do próximo volume da série Pretty Little Liars, "Impiedosas", que tem lançamento previsto para esse mês de março.

Já a editora Intrínseca divulgou ontem os três lançamentos do mês de março. O primeiro deles eu já postei aqui no blog. "O Circo da Noite" de Erin Morgenstern já está em pré-venda e vai ser lançado na próxima segunda feira (05/03. As outras duas novidades ficam por conta de "Mathilda Savitch" de Victor Lodato que será lançado dia 19 de março e "O Segredo de Jasper Jones" de Craig Silvey que será lançado no dia 23 de março.

"Mathilda Savitch" - Victor Lodato - 312 páginas
Medo é algo que não existe para Mathilda Savitch. Ela encara o que a maioria das pessoas prefere nem mencionar - por exemplo, o fato de que sua querida irmã mais velha está morta, jogada na frente de um trem por um homem ainda à solta. Seu pais, consumidos pelo luto, agem como sonâmbulos. A missão de Mathilda é chocá-los para trazê-los de volta à vida. Sua estratégia? Ser malvada. Assim, ela inicia uma investigação que expõe tudo o que a irmã possuía de mais secreto - e-mails, cadernos, qualquer coisa que sua determinação e astúcia consigam encontrar - no momento em que todos a seu redor querem apenas esquecer a dor. No entanto, o que Mathilda não sabe é que precisará arriscar muito, e deixar para trás tudo o que ama, a fim de descobrir a verdade.
"O Segredo de Jasper Jones" - Craig Silvey
Numa noite, durante o intenso verão de 1965, Charlie Bucktin é acordado pela visita de Jasper Jones, o pária da pequena cidade de Corrigan, na Austrália. Seduzido pela rebeldia de Jasper, Charlie o acompanha e acaba descobrindo um crime. O segredo, compartilhado entre dois garotos tão diferentes, desperta em Charlie um turbilhão de dúvidas a respeito dos conceitos de verdade e mentira. Neste romance de crescimento, o menino franzino de 13 anos, leitor voraz, reflete sobre os acontecimentos por meio de referências a clássicos do gênero.
Por hoje é isso! As novidades acima cobrem o mês inteiro, mas ainda sim acredito que ainda tem muita novidade vindo por ai! Outros lançamentos desse mês você encontra retornando as edições antigas dessa seção. Postei muita coisa bem antes do tempo e agora que está todo mundo divulgando o blog parece que não é atualizado. Não é isso. Não vou postar duas vezes. As vezes fico confusa com isso. Se é melhor postar os lançamentos assim que os descubro ou se é melhor esperar até todo mundo anunciar. Enfim! Espero que tenham gostado de alguma dessas novidades. Fiquei curiosa sobre as duas novidades da Intrínseca e também com "Vozes" e "Contra o Dia" da Companhia das Letras. Os contos do livro "Silêncio" também tem cara de interessante. Até mais tarde com resenha, sorteio do top comentarista e uma nova promoção.

7 comentários:

  1. Quantos lançamentos!
    Ansiosa por alguns, como "O circo da noite".
    Mais tarde passo aqui com mais calma pra olhar a sinopse de cada um, porque agora vou trabalhar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Me interessei pelos três lançamentos da editora Intrínseca , gostei também Estranhos no Aquário, tem uma capa linda demais. Ótimo post , acho legal dessa maneira, mais de um livro só também é bom. Até mais !!

    ResponderExcluir
  3. Os que eu achei mais interessantes: Estranhos no Aquário, A Busca da Felicidade, Zeus e a Conquista do Olimpo e Mathilda Savitch. Além da publicação da obra completa do Drummond, que eu amo!! =)

    ResponderExcluir
  4. Bons lançamentos. Interessei-me, em particular, por "O Circo da Noite" e "Impiedosas", apesar de não ter lido os volumes anteriores de PLL.

    Como vou me controlar para não comprar tantos livros bons?!

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Uau, quanto lançamento da Companhia das Letras! Todos parecem ótimos, mas gostei de Silêncio e muito dos três da Intrínseca. PLL é outra série que preciso terminar de ler. Só consegui ler o primerio :( Muito bom seus posts de lançamentos.

    ResponderExcluir
  6. Ótimos os lançamentos hein? Quero muito comprar a série Pretty Little Liars. Pensei em assistir o seriado, mas quero ler a série de livro antes. Os lançamentos da Intrínseca também parecem perfeitos. Da Cia gostei do primeiro e do último. Bjo!

    ResponderExcluir
  7. achei bem interessante o livro o chefão dos chefões , irei ler mais sobre ele

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.