05/01/2012

Resenha - Como Ser Um Pirata


Nome: Como Ser Um Pirata
No Original: How to be a Pirate
Autor (a): Cressida Cowell
Páginas: 224
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Soluço Spantosicus Strondus III foi o mais grandioso herói já visto em todo o território viking. Ele era bravo, impetuoso e muitíssimo inteligente. Mas até mesmo os grandes heróis podem ter dificuldades no começo. Principalmente se têm como companheiro um dragãozinho teimoso e mal-educado. Nesse novo livro arrepiante, Soluço conta mais uma aventura do início de sua história - quando ele ainda tinha muito o que aprender sobre como usar uma espada, sobreviver a naufrágios, escapar de dragões homicidas e desvendar os mistérios de um tesouro pirata muito bem escondido... Aventura, ação, muito humor e ilustrações divertidíssimas.

Segundo e divertido livro da série Como Treinar Seu Dragão trás narrações mais entrelaçadas, novas espécies de dragões e mais um caminho difícil para Soluço. Desta vez sendo herói sem reconhecimento ele não só salva a tribo da desgraça inicial, mas seu futuro. Ele, Perna-de-Peixe e Devaneio Banguela continuam afinadíssimos tornando o livro ainda mais divertido. Uma combinação de boa escrita com ilustrações precisas e hilárias.

Soluço está de volta em mais uma etapa para se tornar um herói viking. As aulas do curso de preparação de heróis continuam e na primeira aula de espadachim e pirata Soluço já mostra como é desastrado e sem jeito para espadas. Mesmo conhecendo todos os golpes e defesas dos livros Soluço não consegue fazer muita coisa e leva o navio ao naufrágio. É nesse momento que ele encontra o caixão do mais terrível pirata que já viveu nas ilhas interiores, Barbadura o terrível. Os Hooligans nunca foram de obedecer ordem e acabam abrindo o caixão mesmo que esteja escrito que é proibido abrir sob pena de maldições terríveis. Para surpresa de todos lá se encontra "Alvin, o fazendeiro pobre e honesto" junto com o mapa do tesouro de Barbadura. Que segundo o pergaminho só pode ser encontrado e aberto pelo herdeiro dele.

Todos eles embarcam numa jornada para a ilha da caveira ignorando todos os avisos de Soluço que a ilha é terrivelmente mortal. Para piorar as coisas Devaneio Banguela não gosta nem um pouco de Alvin e menos ainda da ideia desta jornada. As ilustrações de Banguela são perfeitas e a cada aparição do dragãozinho era riso na certa. Para infelicidade de Soluço e seu pai Stoico, o imenso o suposto tesouro de Barbadura é encontrado por Melequento, sobrinho de Stoico. Mas as coisas não param de piorar por aí. Soluço ainda tem que enfrentar uma fera letal e decidir o que fazer com o verdadeiro tesouro.

A narração de Cressida é perfeita. Combinando um personagem esperto com vários outros brutamontes a mensagem do livro é bem legal. A história deste livro é mais elaborada do que o primeiro da série e com mais reviravoltas a leitura fica mais madura. O livro continua sendo infantojuvenil, com ênfase no infanto, mas é impossível não agradar todas as idades. Seja pela amizade dos meninos ou pelos dragões egoístas. As aventuras de Soluço são genuínas e consegue se superar a cada novo infortúnio. Ele e Perna-de-Peixe descobrem que não é preciso mostrar seus atos de heroísmos para ser um herói.

Ainda bem que a coleção está toda aqui e posso ler os outros na hora que desejar. Está em busca de um livro leve, divertido para aliviar a tensão? Leia esta série. São livros que recomendo de 8 a 80 sem a menor dúvida que se divertirão muito lendo. Ainda são pouco notáveis, mas já podemos ver que o livro amadureceu. Acredito que será assim até o último da série por acompanharmos o crescimento de Soluço. O livro segue o padrão do primeiro e é muito bonito. Já falei que adoro as ilustrações, mas as deste livro se superaram. Tudo muito agradável de ler, fonte, folha, detalhes e trocas de capítulos e fontes para as falas dos dragões. Não deixem de conferir. Deixo duas imagens do livro para vocês: Devaneio Banguela e Alvin, o fazendeiro pobre e honesto. Até mais!

Como Treinar Seu Dragão - Cressida Cowell
1- Como Treinar o Seu Dragão
2- Como Ser Um Pirata
3- Como Falar Dragonês
4- Como Quebrar a Maldição de Um Dragão
5- Como Mudar Uma História de Dragão
6- Guia do Herói Para Vencer Dragões Mortais
7- Como Navegar Em Uma Tempestade de Dragão
8- Como Partir O Coração de Um Dragão
9- Como Roubar A Espada de Um Dragão
10- How to Seize a Dragon's Jewel

13 comentários:

  1. Sou curiosa para ler essa série, mas o kit está indisponível... =/ E pelas minhas contas comprar separado saí mais caro. Vou esperar ter de novo. Adorei a história, mais deste do que do primeiro. Ahahaha morri com o desenho do dragãozinho. Lindo :) bjo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. AHHH , parece ser uma ótima serie , tenho que ter logo aqui em casa !!
    Lindos desenhos !!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não possuo a série e, instintivamente ou não, rs, sou daquelas que também julga um livro pela capa, sendo que muitas vezes me engano à respeito de seu conteúdo, claro! Mas a capa deste livro dá uma impressão de que ele seja bem divertido, como 'Diário de um Banana' e 'Querido diário otário'! Não sei se estou certa, mas ainda pretendo ler a série!

    Espero sua visitinha lá no blog!
    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ai, eu tava mesmo precisando de uma leitura mais leve, mas minha lista aqui em casa tá tããão grande!

    ResponderExcluir
  6. Vou colocar na lista de desejos!!! E realmente as capas são lindinhas!!!

    ResponderExcluir
  7. já li essa série até o número 5 e posso dizer que ela fica cada dia melhor! adoro Soluço e Banguela!
    ótima resenha!
    adorei, quase nunca acho resenha dessa série em blogs! quero as outras!

    ResponderExcluir
  8. Ah essa série! Estou namorando ela tem um tempo, mas não decido! Sua resenha até me animou e ela é grande né? 9 livros! Adorei as ilustrações que você colocou no fim e Soluço que azar! =**

    ResponderExcluir
  9. Nossa. Amei essa livro mais ainda do que o primeiro. Nas primeias pg penso: "Vixi, que livro de criança, pq eu leio isso mesmo?" Deve ser por causa dos nomes bobocas sabe. Mas depois eu penso : LOOOOOOL Muito bom.
    Aventura a toda hora, com muitas reviravoltas. E eu que começo impaciente com o soluço e seus eternos desastres, fico super feliz com ele e os desfechos finais *-*

    super vale a pena!

    ResponderExcluir
  10. Eu só vi o filme mas ainda não pude ler os livros. Me encantei com o filme e quero demais conhecer os livros, acho que serão bem melhores. Adoro livros juvenis, especialmente sobre fantasia e já sou fã do Soluço e do Banguela.

    Preciso conhecer essa coleção.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante do filme 1, e tomara que continuem a lançar livros desse tipo. Estórias assim incentivam crianças e adolescentes a lerem, e jovens adultos como eu, haha. Eu gosto de toda inocência da série, de dragões amigos e crianças desajeitadas e engraçadas. Eu particularmente adoro os finais dessa série, sempre traz uma mensagem interessante.

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia essa série e gostei do que li em sua resenha. Vou anotar para leitura futura. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia essa série e gostei do que li em sua resenha. Vou anotar para leitura futura. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.