29/06/2016

Resenha - O Preço do Sangue


Nome: O Preço do Sangue
No Original: Allies and Assassins
Autor (a): Justin Somper
Tradutor (a): Rita Sussekind
Páginas: 378
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Após a misteriosa morte do irmão, Jared se torna o Príncipe de Toda a Archenfield. Aos 16 anos, no entanto, não acredita estar preparado para governar e enfrentar o caos que toma conta de todo o Principado, além de todas as intrigas que assolam toda a corte. Jared mergulha numa investigação que pode colocar em risco não apenas a sua vida, mas a de todos os seus amigos e familiares. O passado do seu irmão logo se torna turvo e cheio de mistérios. Muitos poderiam ter motivos para matá-lo. Mas quem? O preço de sangue deve ser pago. O assassino do Príncipe deve morrer. Mas Jared sequer sabe em quem pode confiar.

Em uma época onde fantasias sai aos montes das editoras e todo mundo tenta modificar um pouco a formula do sucesso que vem dos grandes nomes da fantasia é difícil encontrar uma nova série ou nova trilogia que consiga atingir ao menos parte desse objetivo. Quando vi o livro de Justin Somper entre os lançamentos esperava apenas mais uma leitura prazerosa do gênero e nada mais, porém o primeiro livro de Aliados & Assassinos realmente vai além, traz elementos novos no meio da velha formula refeita e consegue surpreender. Seja com sua estrutura, seja pelo desenrolar da trama e pelos personagens, Conheçam O Preço do Sangue, um pouco de ar fresco no meio de um gênero que anda se repetindo cada vez mais.

Jared não estava esperando a notícia que recebeu ao voltar ao palácio. Seu irmão, príncipe de toda Archenfield estava morto, assassinado no nascer de um novo dia e a vida de Jared mudara sem aviso. O conselho dos doze governa ao lado do príncipe e cada hora marca um deles. Com a morte do príncipe Jared deve anunciar seu sucessor e ainda exigir o preço do sangue afinal o sino do carrasco agradece o machado que protege a justiça no principado. O problema é que Jared não sabe em quem confiar. Seu primo, Axel, o conselheiro com a cadeira de guarda-costas está com a missão de encontrar o assassino e também está de olho no lugar de Jared. Seus planos foram interrompidos com a morte do príncipe e agora ele precisa mudar as coisas de lugar antes de conseguir a coroa para si. Sua investigação leva ao assassino de forma rápida e eficiente, porém a aprendiz do conselheiro que ocupa a cadeira do Médico levanta dúvidas quando começa a levantar dúvidas sobre a autopsia. Suas perguntas são incomodas, mas precisas e quando uma nova morte acontece Jared está certo de que seu irmão não foi assassinado da forma que Axel quer que ele acredite. Quem poderia querer a morte do príncipe além dos suspeitos óbvios? Quem estaria tramando contra o principiado? Ao lado de Asta, a aprendiz astuta do médico Jared buscará a verdade e a justiça do carrasco será feita.

É a partir dessa premissa que o autor desenvolve sua história, dividindo sua atenção em apresentar seu mundo, seus personagens e a intricada trama por trás de tudo. A narrativa alterna o ponto de vista de alguns dos personagens principais e vai encaixando pouco a pouco as peças no lugar até a revelação final que passa bem longe daquilo que estávamos esperando. Com descrições bem colocadas a ambientação é outro ponto que chama atenção ao levar o leitor por cada canto e cada pista que Asta descobre. Somper consegue ir além de uma simples investigação ao desenvolver histórias de personagens secundários, envolvendo o leitor em suas vidas e seus motivos, tornando a leitura mais pessoal.

O único ponto que poderia ser melhor é o próprio Jared, ele é um ótimo personagem, mas no meio de tantos outros foi pouco desenvolvido. Conhecemos Asta, conhecemos a Falcoeira, o primo Axel e sua irmã Koel e até a viúva Sylvia, mas Jared passa rápido por nós, conhecemos um pouco dele, mas não suficiente e isso deixa o leitor curioso ao final, como esse príncipe que não conhecemos tanto vai sair daquela situação absurdamente cruel e inesperada? Entendo que o autor não entrou em maiores dele sobre o príncipe para não deixar a narrativa travada e cansativa, mas como eu queria saber mais detalhes do novo príncipe! Espero que o próximo livro resolva esse mistério.

Leitura rápida, que consegue envolver o leitor em seus mistérios logo nos primeiros capítulos além de deixá-lo encantado com a organização e o funcionamento desse mundo. Justin Somper mostra como tornar algo que poderia ser um desastre em um livro gostoso de ler e que ainda encanta com surpresas não apenas na trama, mas na formula. A edição da Galera está ótima, capa perfeitamente adaptada e um título perfeito. Adoraria ver a história adaptada, não apenas pelos personagens e pela trama em si, mas pelo conselho dos doze, pelos sinos e toda a organização. Recomendo a quem procura uma fantasia jovem curiosa e instigante, com boa trama e fôlego para surpreender ainda mais a cada livro. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Aliados & Assassinos - Justin Somper
1- O Preço do Sangue
2- A Conspirancy of Princes
3- Sem Título Ainda

Acompanhe a editora Galera:

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.