08/06/2015

Resenha - Síndrome Psíquica Grave


Nome: Síndrome Psíquica Grave
No Original: Psych Major Syndrome
Autor (a): Alicia Thompson
Tradutor (a): Fabiana Colasanti
Páginas: 336
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Leigh Nolan, estudante de psicologia, tem tendência a analisar demais as coisas, especialmente quando isso envolve o sexo oposto. Exemplo - por que Andrew, seu namorado de mais de um ano, nunca a convida para passar a noite com ele e dar o próximo passo no relacionamento - leia-se transar? E por que ela passou a ter sonhos eróticos com Nathan, o colega de quarto de Andrew que tanto a odeia? Fatos agravantes incluem - outros alunos de psicologia supercompetitivos, uma professora que precisa urgentemente de análise e uma colegial que acha que a Leigh é ingênua. Diagnóstico? Síndrome Psíquica Grave - uma aflição na qual uma aluna de psicologia, sobrecarregada por condições, efeitos e desordens, começa a analisar exageradamente a própria vida.

Quando Síndrome Psíquica Grave apareceu entre os lançamentos da Galera não criei expectativas, mas acabei solicitando o livro como pedido de maio e foi com muita surpresa que terminei a leitura do livro. Com uma protagonista que me lembrou muito de mim em vários momentos Alicia Thompson apresenta uma história diferente e que capitulo a capítulo envolve o leitor. Conheçam.

Leigh Nolan está no primeiro ano de psicologia na pequena universidade de Stilles na Califórnia. Dividindo o quarto com Ami, uma estudante de artes plásticas e namorando Andrew desde o ensino médio ela sente que sua vida está errada, quase que sufocante. Andrew é distante, focado demais em seus estudos para o bem de qualquer um e por diversas vezes frio. Leigh sente a pressão aumentar dia após dia quando todos a sua volta parecem se preocupar demais com coisas que só um veterano devia pensar, como em monografias, teses e artigos. Leigh divide o tempo tentando escapar de aulas monótonas que pegou apenas para cumprir o semestre enquanto passa por Introdução à Psicologia, assistindo os mesmos filmes com Ami e analisando as estranhas personalidades que frequentam o campus, de Nathan o estudante de matemática meio nerd, que toca violão e parece um mistério e é o colega de quarto de seu namorado a Sidney, a veterana de psicologia que não sabe andar de salto alto e tem um sério vício em espalhar fotos nuas pelo apartamento. Quando as coisas com Andrew pioram de vez e dúvidas absurdas começam a surgir em sua mente Leigh tem de decidir o que é mais importante, continuar a mentindo para si mesmo e manter o controle ou simplesmente viver o que está acontecendo faz meses?

É a partir dessa premissa que a história se desenvolve, o primeiro semestre de Leigh na universidade, todas as mudanças que acompanham essa transição e o medo de desapegar de vícios e pessoas do passado. A narrativa em primeira pessoa é extremamente fluída e a sinceridade da personagem em diversos momentos seja qual o assunto for são os pontos alto da história além claro dos ótimos personagens secundários. Com comentários ácidos sobre a vida no campus e um tanto de análise sobre si mesma Leigh conquista o leitor, e não pude deixar de me identificar com diversos comentários que a protagonista faz ao longo da história.

A ambientação é outro ponto que conquista, Thompson apresenta uma universidade diferente, pequena, e que funciona muito bem para a história de Leigh. Dos personagens secundários é impossível não gostar de Ami e Nathan, ambos são ótimos. Ami é o tipo de amiga que com toda certeza lembrará o leitor de alguém em sua vida e Nathan por outro lado é o personagem que fica meio de lado na história, mas que conquista a atenção logo na primeira aparição. Adorei o desenrolar da história e apesar de a trama não ter muitas voltas e mistérios foi legal conhecer Leigh, suas neuras, seus pensamentos engraçados e críticos e principalmente a mudança em sua vida. Adoraria uma continuação de onde a história para.

Leitura rápida, que flui fácil e torna o passar das páginas algo natural. A escrita de Alicia Thompson é despreocupada e envolvente, seu maior mérito está em seus personagens e nos traços realistas de cada um que possibilita ao leitor identificação em diversas situações. Adorei os diversos termos da área da psicologia que aparecem na abertura de cada capítulo. A edição da Galera está ótima, com uma bela capa e tradução cuidadosa. Recomendo a todos que procuram um jovem adulto que consegue ser leve e ter tom ao mesmo tempo, que envolverá o leitor e o surpreenderá em diversos pontos. Leiam! Até mais!

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.