05/06/2015

Resenha - Corações de Alcachofra


Nome: Corações de Alcachofra
No Original:  Artichoke Hearts
Autor (a): Sita Brahmachari
Tradutor (a): Camila de Mello Santos
Páginas: 320
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Mira Levenson tem 12 anos e raros momentos de tédio. Mas não imaginava que seria obrigada a lidar com um sentimento totalmente novo e possivelmente o mais difícil de sua vida em meio a todo esse turbilhão: sua avó, Josie, uma excêntrica e animada pintora, está com câncer, e pretende encarar a última fase da vida como sempre encarou tudo, de cabeça erguida e com bom humor. Enquanto tenta lidar com o que está por vir (com a ajuda de seu presente de aniversário, um diário), Mira vai descobrindo que não é a única com segredos e, aos poucos, compreende que, assim como um coração de alcachofra, nosso próprio coração sempre tenta proteger a parte mais preciosa.

Um daqueles livros que você recebe com surpresa e não sabe bem o que esperar, Corações de Alcachofra é um livro que aborda um dos períodos estranhos da vida, quando não somos nem crianças e nem adolescentes, com sensibilidade Sita Brahmachari entrega ao leitor uma história sobre descobrir a si mesmo e o mundo, sobre inseguranças, amizades, o primeiro amor e a morte.

Mira Levenson acaba de completar doze anos e junto com o novo número parece que tudo resolveu mudar, da primeira menstruação que surge para atrapalhar sua rotina ao Clube de Literatura que terá de frequentar, mas o pior é que sua avó está morrendo. A incrível mulher que sempre a compreendeu melhor do que todos, a artista que continua jovem por dentro e tem um espírito guerreiro está se esvaindo, Mira quando observa a avó sente que ela está presa e entre tudo isso ainda tem Jidé Jackson, o garoto que está no grupo de literatura e que cada vez mais aparece em seus pensamentos. Mira tenta acompanhar as mudanças, mas não é fácil, no colégio ser a garota tímida atrai atenção errada e em casa por ser tão próxima de sua avó ela sente o tempo, o tique taque da morte chegando enquanto sua avó bravamente se despede.

É a partir dessa simples premissa que o livro se desenrola, contado em primeiro pessoa na forma de o relato de um diário a história construída pela autora é um impressionante e delicado relato de um dos períodos mais confusos da vida, a transição de criança para adolescente, e não só física e emocional, este é o período onde o que tem de feio no mundo começa a fazer sentido, a inocência da infância já não nos protege, da morte da avó ao passado de Jidé, tudo ricamente entrelaçado na vida de Mira.

A trama é bem simples, mas sensível, a voz narrativa de Mira reflete tudo o que está mudando em sua vida, e através dela temos descrições precisas, que nos transporta para a Londres do dia a dia, ao lado da avó, da amiga Millie e do primeiro amor Mira nos mostra força e as pequenas análises que ela faz, como a das pedras furadas e a da alcachofra é o que marca o livro.

Leitura que flui num ritmo próprio, nem ágil e nem lento, a história apresentada por Sita Brahmachari pouco a pouco envolverá o leitor, uma narrativa que é fiel a idade de sua protagonista e que cativará pela simplicidade e veracidade. A edição da Galera ganhou uma bela capa e a fonte é agradável. Recomendado para quem gosta de juvenis e principalmente para quem está nessa fase tão complicada, conheçam e se surpreendam com Mira e sua história. Leiam! Até mais!

Um comentário:

  1. Ai, gente, um dos meus tipos de livro hahaha Adoro livros sobre essa fase da vida. Tinha visto o título e a capa há uns dias e achei estranho, mas depois da sua resenha fiquei bem mais animada. Agora eu quero ler!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.