13/01/2015

Resenha - O Presente do Meu Grande Amor


Nome: O Presente do Meu Grande Amor
No Original: My True Love Gave To Me
Autor (a): Vários
Tradutor (a): Cássia Zanon, Rachel Agavino, Regiane Winarski
Páginas: 368
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve — presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite —, vai se apaixonar por O' presente do meu grande amor'. Nas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa que você comemore o Natal, o ano-novo, o Chanucá ou o solstício de inverno.

O problema de se publicar três resenhas de antologias uma atrás da outra é ter de usar a mesma frase em todas, mas o que posso fazer se eu amo contos? Sim, vou repetir, eu amo contos e vejo tão poucos por aqui que quando são lançados mal posso me conter de felicidades. Com o livro organizado pela autora Stephanie Perkins não foi diferente, ainda mais que eram histórias de final de ano, não apenas natal, mas os feriados de fim de ano e como nunca vai nevar em Minas Gerais me contento com ler livros onde o natal é geladinho e a passagem de ano aconchegante ao invés de quente e melada de suor. Conheçam O Presente do Meu Grande Amor, uma bela antologia, recheada de grandes autores e histórias improváveis, tímidas, atiradas e deliciosas.

A surpresa da Intrínseca ao trazer o livro já nesse final de ano merece ser comentada, afinal nada melhor do que ver a atenção de uma editora com nós, leitores. Abrindo a antologia temos o conto da aclamada autora Rainbow Rowell, em seu "Meias-Noites" o leitor é surpreendido com uma história de amor que atravessa diversos anos-novos e que deixa o leitor angustiado. O segundo conto é da autora Kelly Link e nos encantamos com o mistério e o charme de seu "A Dama e A Raposa",  e ele se tornou um dos meus favoritos, talvez o segundo favorito, o mistério e a impossibilidade o tornaram único. Seguido pelo mais contundente, mas não menos amoroso "Anjos na Neve" do autor Matt de La Peña e pelo mágico "Encontre-me na Estrela do Norte" onde uma menina acaba adotada quando bebê pelo Papai Noel, da autora Jenny Han e chegamos a um dos meus preferidos, empatado em terceiro, "É Um Milagre de Yule, Charlie Brown", da autora e organizadora da antologia Stephanie Perkins, seu conto é simples, tocante e consegue ser sinceramente realista, não sei se o que mais gostei foi a personalidade de seus protagonistas ou se pelo modo como tudo acontece, só sei que a história do garoto que vende árvores de natal com a família e da garota cuja mãe é vegana e sonha em trabalhar com animação me conquistou e fez meu dia. Fechando a primeira metade dos contos temos o bonitinho "Papai Noel Por Um Dia" do sempre sincero David Levithan, uma história simples e tocante do que fazemos por amor para manter um sonho vivo.

O sétimo conto é um dos mais diferentes e só podia ser da autora Holly Black, a autora vai buscar na mitologia nórdica, germânica a figura antagonista a do Papai Noel em um conto criativo, que traz magia, desejos e punições como não podia deixar de ser sob o título de "Krampuslauf". Para quem não entendeu, na cultura de países como a Alemanha e Áustria até os dias de hoje a figura do Krampus aparece em paradas natalinas, ele já foi proibido, mas retornou desde o começo do século, o Krampus é um acompanhante de São Nicolau, ou Papai Noel, e ele pune as crianças que se comportaram mal, colocando brasas de carvão em suas meias. A autora foi bem criativa em seu conto e adorei encontrar uma figura diferente. Seguindo temos o diferente "O Que Diabo Você Fez", Sophie Roth?", de Gayle Forman, autora queridinha dos jovens que traz a história de um encontro improvável e atrapalhado que vai de Ned Flanders a suéteres de renas. Gostei muito da história pelo toque de improbabilidade que mostra como as vezes o destino dá um empurrão nas coisas mesmo de seu modo torto de fazer tudo. Em “Baldes de Cerveja e Menino Jesus", de Myra McEntire encontramos mais um encontro mal arranjado do destino e que muda tudo, seguido pelo meu terceiro conto favorito, "Bem-Vindo a Christmas, Califórnia", da autora Kiersten White, uma história doce de esperança e que faz o leitor pensar no quanto de coisa enxergamos errado e o tanto de tempo que perdemos julgando mal coisas que não são tão feias quanto pensamos. Terno e marcante, o conto é mais do que uma bela história. Chegamos ao fim com o "Estrela de Belém", de Ally Carter, um conto comum sobre fugas e encontros, sobre liberdade e amor.

E por último, meu favorito, que merece um parágrafo só para si. Parece que Stephanie Perkins simplesmente sabia que o conto de Laini Taylor se encaixa perfeitamente para ser o último da antologia. Ah a Laini Taylor, ainda morro com as histórias dela, mais um lindo conto, com todos os seus toques sombrios e belos. Sabe quando um autor chega no ponto de ter um estilo só dele? Por exemplo os leitores do Neil Gaiman sempre dizem que "ah o novo livro dele é tão Neil Gaiman", porque já é um estilo próprio, só dele, sem como descrever, e Laini Taylor, depois de sua trilogia e de alguns contos seus já está chegando nesse ponto, No conto "A Garota Que Despertou O Sonhador" a autora faz mais do que falar de natal e esperança, faz mais do que contar uma história de amor, ela faz o leitor torcer, sofrer, chorar e se apaixonar, tudo isso em apenas um conto e são poucos os autores que conseguem esse feito em apenas um conto. Se pudesse dizer uma coisa para autora diria para ela lançar antologias só dela, aposto que seriam tão brilhantes e tão Laini Taylor quanto as do Gaiman são Gaiman. Amei seu conto e me lembrarei dele por muito tempo para não dizer para sempre e soar clichê.

Leitura deliciosa, sou suspeita quando o assunto é conto, mas amei o livro, não tem um conto fraco, todos eles têm algo que os faz distinguível, mesmo o que menos gostei. A edição da Intrínseca está ótima, com ótima tradução e adorei que mantiveram a capa. Os casais formados nos contos aparecem na capa e é um toque bem legal e o kit que a editora enviou junto do livro foi um presente muito atencioso da editora nesse natal que passou. Enfim, recomendo o livro a todos que procuram uma leitura deliciosa e que consegue marcar, alguns contos mais do que outros, mas vale a pena só pelo conto da Laini e claro do seu autor favorito. Tem conto que fará você rir, e que fará você chorar, tem conto que emociona e que diverte, tem conto que faz você pensar e até torcer. Leiam, se encantem, se surpreendam e se emocionem! Até mais!

6 comentários:

  1. Tinha começado a ler o primeiro conto do livro em inglês mesmo, mas não terminei. Estava mais curiosa pelos contos da Stephanie, da Holly Black (apesar de não ter lido nada dela ainda) e da Laini Taylor (adorei o fato do conto dela ter sido seu favorito); mas depois de ler sua resenha fiquei curiosa por mais outros contos também haha. Ainda quero muito ler esse livro.
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Estou louca pra ler esse livros só orque tem vários autores que adoro. David Levithan é um que até receita de supermercado eu leria, estou louca pra ver o que é a trama de Papai Noel Por Um Dia. Esse de Krampus não conhecia....precisando de culturas novas aqui, nunca li nada disso. Forman, fofa! Pirei por mais dessa autora. Laini Taylor, ainda tenho um treco com as história dela também. Que saudade daquela escrita...Esse livro parece perfeito e cheio de contos fofos. Preciso ler!

    ResponderExcluir
  3. Pasmem,mas não li nada de nenhum dos autores citados :/ Tenho amor por essa época do ano que é o Natal e desejo muiiito poder ler histórias mesmo que sejam por contos -que não deixa de serem maravilhosas,mas sim,mais intensas-,li poucos é verdade,então com um livro tão bem recomendado como este a curiosidade aumenta!
    Bjos *--*

    ResponderExcluir
  4. Amo contos como você e gostei muito de saber como são cada um e seus autores, já estou curiosa com com muita vontade de ler logo, Natal é sempre bom pra ter esse tipo de leitura e deixo sempre esses livros pra essa data, fiquei com muita vontade de comprar mas deixei pra ver como minha sorte anda rsrssrsr, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de livros de contos e especialmente quando as histórias se passam na época de Natal, essa resenha me deixou ainda mais interessada em ler.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a capa do livro, adorei por ser conto, mas ainda não consegui ler! Já disse que to sem tempo? Haha, amei a resenha! Só autor que adoro e o jeito que falou dos contos dos meus favoritos tenho certeza que vou amar! Perfeito! Beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.