20/10/2014

Resenha - Marcados


Nome: Marcados
No Original: Birthmarked
Autor (a): Caragh M. O'Brien
Tradutor (a): Petê Rissatti
Páginas: 368
Editora: Gutenberg
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: No futuro, o mundo é árido e hostil, dividido entre os que moram dentro do conforto da muralha, o chamado Enclave, e os que duramente tentam sobreviver no miserável lado de fora, como Gaia Stone. Aos 16 anos, assim como a mãe, segue o ofício de parteira, e cumpre sem questionar o dever de entregar uma cota dos recém-nascidos. Porém, sem que entenda o porquê, seus pais são presos pelas mesmas pessoas a quem sempre serviram e desaparecem. Os esforços de Gaia para resgatá-los a levam para dentro da muralha, e ela acaba descobrindo a existência de um código, cujo significado pode colocar muita coisa em risco, mas que também ameaça sua vida e a segurança de sua família.

Desde antes eu conhecer a trilogia da autora Caragh M. O'Brien que escuto comentários empolgados sobre sua história e seu universo. São tantos comentários que quando eu vi o livro dentre os lançamentos da Gutenberg não resisti em solicitá-lo. Marcados é o começo da história, e nos apresenta Gaia e seu mundo, onde os ricos e poderosos controlam tudo, onde o preço a se pagar é alto e qualquer dúvida sobre fidelidade é paga com a vida. Conheçam o estonteante universo construído por Caragh M. O'Brien, o começo de uma trilogia distópica diferente.

Gaia estava em seu primeiro parto sem a mãe ao lado. Ainda não acredita que está sozinha para cumprir uma tarefa tão difícil. A jovem mãe parece tão assustada quanto ela própria e para piorar como é seu primeiro parto a criança deve ser entregue. Essa é a regra do Enclave, os três primeiros têm de ser entregues, a cota deve ser cumprida todo mês. Depois de entregar a pequena criança no portão sul e deixar uma mãe arrasada Gaia retorna para casa e não acredita no que encontra. Segundo uma amiga da sua mãe o Enclave levou seus pais, apareceram do nada e os prenderam. Em casa Gaia encontra um soldado esperando para interrogá-la. O Enclave acredita que sua mãe possui uma lista, um documento ou qualquer coisa do tipo. O pacote que a amiga da mãe a entregou queima na perna de Gaia, ela poderia entregá-lo e desfazer esse engano, mas sente que não deve. Sua mãe não o esconderia atoa. Gaia acredita que em pouco tempo tudo estará resolvido, mas quando semanas passam e o Enclave a nomeia a nova parteira da região, Gaia sabe que precisa agir. Desesperada procura ajuda. Ela sabe que adentrar nas muralhas do Enclave é proibido para os moradores de fora. Cansou de sonhar em andar pelas ruas da cidade interna, nas roupas luxuosas e nas belas casas, mas agora Gaia tem uma missão. Nunca pensou que seria assim que conheceria o interior das muralhas, mas ela precisa salvar sua mãe e seu pai. O que Gaia não imagina é que sua mãe tem um segredo. Um segredo que o Enclave quer a qualquer custo, um segredo que pode ajudar a vida dos ricos e não tão saudáveis membros do Enclave e de suas famílias. O preço que Gaia irá pagar é alto, com ajudas inesperadas e encontros surpreendentes, Gaia terá de lutar por muito mais do que a própria vida.

É a partir dessa premissa que a autora desenvolve a história. Não quis revelar muito além das intenções de Gaia porque o leitor perderia metade da tensão que é acompanhar a jornada de Gaia. O'Brien possui uma narrativa ágil e reflexiva, que nos leva a fazer as mesmas perguntas que a protagonista faz, ora deixando o leitor um passo à frente ora não, a autora surpreende o leitor com os rumos da trama, por isso digo que o ideal é começar com o mínimo de informações possíveis. A ambientação é outro ponto forte da história, que alia descrições fortes com a visão da protagonista para imergir o leitor num mundo de contrastes de classes, abusos e benefícios de mão única. De forma leve, mas crítica a autora foi capaz de desenvolver a trama enquanto apresentava os detalhes sutis de seu mundo.

Gaia é uma protagonista forte, mas que demorei um pouco a entender, mas que cresceu de forma coerente durante a trama. Ela é esperta, mas deixa se levar pelo emocional, agindo com justiça mesmo quando isso a coloca em perigo. Gostei do modo como ela encara o que descobre por trás das muralhas do Enclave, sobre a própria família, sobre seu passado e sobre as intenções do Enclave. Os personagens secundários também não ficam atrás com nuances e surpresas, tanto que o sargento Bartlett e Leon me mostrou que posso me enganar com o que espero das histórias. O'Brien conseguiu ser criativa no desenrolar da trama e surpreender o leitor com o rumo da história. Trabalhando temas como a ganância e o preconceito humano, ela consegue levar o leitor por um mundo de desigualdades, privilégios e que não muda mesmo quando o assunto é maior do que qualquer sentimento humano. Gaia como fio condutor da trama muda bastante e estou curiosa para vê-la nas continuações, sua atitude diante do que virá por aí.

Leitura rápida, fluida e que instiga tanto pela curiosidade quanto pela construção do universo da trama. Caragh M. O'Brien conseguiu uma sociedade futurista instigante e criativa, marcada por ótimos personagens e uma trama que faz mais do que apresentar o problema. A edição da Gutenberg está ótima, fonte agradável e bela escolha de capa. A história ficaria ótima no cinema, tanto pelo ambiente quanto pela trama e pelos personagens. Recomendado a todos que procuram uma trilogia distópica que consegue ser diferente e apresentar algo novo, com ótimo cenário, narrativa envolvente e temas bem abordados, ação, segredos, traições e surpresas permeiam o mundo apresentado. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Marcados - Caragh M. O'Brien
1- Marcados
2- Prized
3- Promised

Um comentário:

  1. Oi! Estava curiosa para ler resenha desse livro, quase comprei o em inglês e amei ver que a Gutenberg lançou, quero saber quando sai o dois porque ai eu posso ler, depois da resenha amei mais ainda, adoro distopias nesse estilo. Adorei a resenha! Bjos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.