25/09/2014

Mas Que Capa - #01

Olá! Como vai o dia? Ontem, depois de divulgar a capa de um lançamento da Galera e perceber diversos leitores descontentes com a escolha da editora passei boas horas pensando em trilogias, séries, suas continuações, livros avulsos, livros estranhos e tudo que envolva capas. Analisando a próxima rodada de capas de várias séries e trilogias que eu adoro resolvi criar essa coluna para falar um pouco sobre o assunto e mostrar aos leitores não só algumas capas que vem por aí como a questão geral das capas e suas versões. Hoje começo com séries e trilogias, mas vale também para livros avulsos. Sabe aquele livro que você ama e ficou chocado com a versão nacional? Ou aquele que você estava rezando para mudar e não mudou? É por aí. Acompanhe o texto e entenda a ideia da coluna:


Primeiro vamos começar com uma editora que está mandando muito bem quando o assunto é adaptar capas originais. A Novo Conceito este ano mostrou que sabe evoluir e sabe escutar o que o leitor pensa. Lançado grandes séries como O Legado Syrena, Trilogia Desafio, Trilogia Filha do Louco e a Trilogia Splintered quando o assunto são as continuações a editora mostra que podemos confiar e nos preocupar com muito pouco, já que também está investindo em rapidez. Como primeira capa da coluna temos "Her Dark Curiosity", em tradução livre A Curiosidade Sombria Dela, que acredito que a editora vai colocar apenas A Curiosidade Sombria, ou Sua Curiosidade Sombria, enfim. Mudando muito pouco a editora fez um belo trabalho no primeiro livro. E as expectativas para o 2º livro fica apenas por conta da história e do título.



A segunda capa que trago também é da Novo Conceito e é a capa que fecha uma das trilogias mais elogiadas do ano pelos leitores brasileiros. A trilogia Splintered, ou Entre Dois Mundos, chega agora em outubro ao 2º livro no Brasil e teve a capa do 3º divulgada lá fora, despertando mais curiosidade e recebendo mais elogios pela bela uniformidade das capas. Capa criativa, com um visual que salta aos olhos e que muito respeitosamente e claro, espertamente, a Novo Conceito manteve. O único porém foi não ter mantido títulos de uma palavra apenas, mas afinal nem sempre podemos ter tudo não é? Já está bom demais que a editora manteve as capas!
O que enfurece muitos leitores é quando a editora muda totalmente a arte da capa, e para surpresa e choque de muitos a editora Seguinte, famosa por ser a que mais ouve o leitor, lançou agora em setembro Mundo Novo com uma capa totalmente diferente da original. Não só nas cores, mas na proposta.

Analisando a capa ao lado e a versão brasileira é impossível não se perguntar por que a editora mudou. Da original ao lado a única coisa que não gostei foi o grupo de adolescentes no topo do prédio. Desnecessário, poderia ter só a bandeira ou nem isso.

A brasileira foi uma surpresa que me lembrou na hora do famoso clássico japonês Battle Royale. O tema jovens lutando em um mundo pós-apocalíptico mais a arte em preto e branco com fundo vermelho será suficiente para agradar ao leitor que se interessa primeiro pela capa?



Outra capa que causou furor ontem quando divulgou foi a de Ícones que chega nos próximos meses pela Galera. Eu não gostei da nacional, e tampouco da original. A capa original tem uma arte no título muito boa concordam? Mas tenho problemas com o modo que colocaram o nome da autora. Por que não colocaram pequeno, como muitas editoras nacionais fazem? Já vi muita capa americana que fica horrenda apenas pelo nome desproporcional do autor, não é muito feio? A capa ao lado ficaria ótima sem a frase no meio do branco e com o nome pequeno da autora. A Galera podia ter adaptado isso e arrumando uma forma de colocar um "E" e o acento de forma a casar com a arte original. Agora você prefere essa ou a versão da Galera?

O mais triste é quando a editora se esforça para lançar com capas originais e chega a editora original mudando tudo. A Intrínseca lançou recentemente o livro da Sally Green, Half Bad, e manteve até o título. Lançando a versão preta da capa. Lá fora saiu a preta e a cinza, ambas com o título na posição vertical. mas o 2º livro ganhou 3 capas e a preta, que foi a escolhida pela Intrínseca não está com o título na vertical. 

E agora você se pergunta, com qual a editora vai lançar o livro 2? Vai lançar a cinza com o título seguindo o padrão do 1º livro, ou vai lançar a preta mesmo com o título em outra posição?

O que você prefere? Eu sinto muito, mas prefiro que fique um livro de cada cor com os títulos na mesma posição do que os livros todos pretos com título mudando do nada de posição. O livro 3 podia ser preto de novo fazendo um jogo de cores e estava resolvido. Só não vale a editora americana, britânica inventar uma capa diferente para o 3 não é mesmo?
Agora receita para o desastre é quando a editora original lança o livro 1 com uma capa, a editora brasileira segue essa capa e no livro 2 a editora original decide mudar o estilo, totalmente, cada mínimo detalhe e relançar o 1º livro com o estilo novo.

Uma editora que parece ter um azar permanente quando o assunto é mudança do 1º para o 2º é a editora iD, que lançou ano passado Os Videntes com o modelo original, mas que mudou tudo no livro 2. O problema é o que aconteceu com Beta. A editora lançou o livro esse ano sabendo que tinha mudado de estilo, e caiu na burrice de lançar com o estilo velho? Por que iD? Por que? Não podia ter lançado com o estilo novo? Eles já sabiam, desse um jeito de adquirir a arte correta. Muita editora usa o "comprei a arte velha" como desculpa, mas eles poderiam fazer esse sacrifício não é? Garanto que venderia mais se fosse igual. Pelo menos a lombada tem que ser igual. 

Estou morrendo de medo de ver o 2º livro da trilogia da Libba por isso. Eu amei o 1º livro, mas duvido que a editora vai se preocupar em fazer pelo menos a lombada igual, quem dirá a capa... Uma pena porque ficaria lindo com as lombadas iguais e estaria contente, assim como muito aficionado em livros. Basta a Lombada!

Outro desastre foi o recém lançado da LeYa, Level 2, mudou tudo, até o título, e a editora lançou com a versão antiga. A editora original até avisa na lateral que é o antigo Level 2. Por que LeYa? Nesse caso é pior ainda, todo mundo sabia, todo mundo esperava que lançassem com a mudança e pronto. Lá vai a LeYa lançar com tudo antigo, quero só ver no livro 2, como fazer esse pretinho básico ficar laranja e cheio de pontinhos, até a lombada é difícil. Nesse caso fica difícil até lançar apenas com a lombada igual porque vai ficar tão diferente que não funciona.

Fechando a 1ª edição da coluna mostro para vocês a capa do 2º livro da trilogia A Legião da autora Kami Garcia. A Galera, nesse caso seguindo o modelo original lança esse mês o primeiro livro. Inquebrável. A capa do 2º foi divulgada bem recentemente lá fora e quase ninguém viu, portanto segue a capa do 2. Mudou pouco, só a cor, os detalhes do rosto da moça e a textura. O pior de tudo foi a bolota preta que espero sinceramente que a Galera não invente de colocar na versão nacional. É extremamente FEIO e desnecessário!


E ai? Gostaram da coluna? Espero que sim! Tenho várias capas para comentar e vou falar de tudo um pouco na coluna. Tem um livro que você adora e que detestou a capa nacional? Tem um livro que você amou tanto a brasileira como a original? Deixa nos comentários que eu comento aqui. Tem muito livro saindo e quem sabe com um comentário aqui e outro ali as editoras não acordam e procuram mudar? Vamos falar de livros avulsos, séries, trilogias, de tudo um pouco. Tem uma capa super feia que não quer ver de jeito nenhum na versão nacional? Pode mandar também. Vale para ambos os lados a coluna. Não só os erros nacionais, mas os internacionais também.

Comentem aí o que achou das capas dessa 1ª edição. Por enquanto é isso! Até mais!

6 comentários:

  1. Adorei a coluna! Concordo que tem editora errando feio, e amei as duas trilogias da Novo Conceito que comentou, eu nem acredito que eles mantiveram a da Filha do Louco, podia jurar que iam estragar tudo. Odiei a capa de Mundo Novo e achei muito feia a cor da de Ícones, e também não gosto da original não, nem do título.

    Prefiro a 2ª de Half Wild
    Não vou ler Os Videntes enquanto não saber com que capa a iD vai lançar o livro 2. Nem comprei depois que vi a capa diferente, desanimei demais.
    Não sabia da capa de Beta, é outro que desanimei, as capas não combinam em nada.
    Level 2 estava doida para ler, mas a LeYa acabou com as chances, vou acabar lendo em ebook porque vai ficar tenso perto do livro 2.
    Amei a capa do 2º de Inquebrável, adorei mesmo, e concordo contigo sobre a bola preta.

    Amei a coluna e já digo para falar de Os Luminares, que capa horrorosa a Globo usou!
    Fala de new adult, no genero tem capa para falar que dá para 10 edições! kkkk
    Beijos! Boa sorte com o negócio do blog, espero que volte logo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, espero que se torne uma coluna permanente! Não conhecia ainda várias dessas capas, e algumas adorei, outras detestei hahaha
    Mas tenho uma sugestão: assim como eu não conhecia algumas das capas internacionais, também não conheço as nacionais... você podia postá-las lado a lado, facilitando muito na nossa tarefa de julgar e decidir qual capa é melhor.

    ResponderExcluir
  3. Adoro posts sobre capas! Nossa, as editoras aprontam cada uma que as vezes até desanima, eu tenho uma lista enorme de capas que preferia no original mas também tem algumas que melhoram na versão nacional. As vezes leio posts sobre lançamentos internacionais, vejo uma capa que me chama a atenção e/ou acho bonita, gosto a sinopse e fico louca para ler o livro, então quando descubro que alguma editora finalmente vai lança-lo aqui eles mudam totalmente a capa. Só acho pior fazer livros de série/trilogia completamente diferentes, sempre me pergunto se realmente custa manter a lombada padronizada pelo menos.
    Realmente a Novo Conceito é uma das que costuma fazer capas muito bonitas, A livraria 24 horas do Mr. Penumbra tem umas capas internacionais muito feias mas a nacional achei ótima, por exemplo.
    Bom, apenas posso concordar com o que já comentaram acima, acho que poderia ter as capas nacionais quando já disponíveis para podermos comparar melhor.

    ResponderExcluir
  4. Esse é mesmo um grande problema com capas! Esse exemplo mesmo da Galera Record foi um dos piores! Preferia a capa original.
    Mas a Novo Conceito sempre arrasa, como no caso da trilogia Estilhaça-me, resolveram o problema enviando as jackets! S2
    Agora não tô me lembrando de nenhum livro que eu gostei tanto da capa original quanto a nacional.
    Bjs, Min! Amei a coluna! Faz mais vezes, sim!

    ResponderExcluir
  5. Amei a coluna! Diferente e interessante. Fiquei muito feliz com a Novo Conceito (apesar de não ser mais parceira dela), por escutar os leitores e trabalhar nas capas. Vejo que melhoraram muito. Uma pena eu não receber mais seus livros :/

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a nova coluna e preciso concordar com tudo o que você disse. Acho que as editoras deveriam se esforçar mais em manter as capas originais nos lançamentos nacionais porque, por pior que sejam, elas se tornam uma forma de identificar o livro, ainda mais quando o título nem sempre é o mesmo. Eu, por exemplo, já deixei muito livro passar batido porque a capa simplesmente não tinha nada a ver com a original ou estava horrorosa! A identificação visual é a primeira que fazemos em um livro e, se não bate com o que temos em mente, como poderemos nos interessar pelo mesmo livro se sequer conseguimos identificá-lo como aquele do qual tínhamos gostado quando vimos a capa americana?
    E também odeio quando as editoras mudam o estilo de capa, título e seilámaisoque no MEIO da série. Simplesmente irritante e desnecessário porque nós saímos perdendo ficando com livros diferentes ou, então, tendo que gastar mais para deixar a coleção bonitinha. Acho que deveria ser proibido esse tipo de alteração até que a série terminasse. Depois, se eles quisessem fazer uma nova edição e mudar tudo, tudo bem. Mas no meio? Muita sacanagem com o consumidor e o leitor. Sem falar que nem sempre essas mudanças são felizes, né? Inacreditável como conseguem estragar capas!
    E acho que as editoras brasileiras estão, sim, estragando muitos lançamentos com capas medíocres. Grande exemplo disso é a capa minimalista de "Não Olhe Para Trás" da Jennifer L. Armentrout. Ficou péssima, perdeu todo o toque sombrio da original. E outra que eu odiei demais foi a de "Hourglass" (que aqui ficou "Amor Contra o Tempo") dentre outros taaaaaantos exemplos que eu poderia listar aqui.
    Acho muito legal essa coluna porque só assim, talvez, as editoras prestem atenção e parem de querer inventar moda com alguns títulos em que as capas originais são maravilhosas, sem por nem tirar. Amei, de verdade! Estarei conferindo sempre! ;)

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.