20/08/2014

Resenha - Túneis da Morte


Nome: Túneis da Morte
No Original: Sorrowline
Autor (a): Niel Bushnell
Tradutor (a): Denise de C. Rocha Delela
Páginas: 280
Editora: Jangada
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Quando Jack Morrow descobre que não é um menino comum, ele é arrastado quase imediatamente numa aventura surpreendente, muito além de qualquer coisa que um dia tenha imaginado. Isso porque Jack é um Viajante, alguém com a capacidade de viajar através das Necrovias, túneis que ligam cada lápide ao dia em que a pessoa morreu. Ao se ver na Londres devastada pela Segunda Guerra Mundial, na companhia de David, seu avô, na época ainda adolescente, Jack percebe que sua chegada a 1940 não passou despercebida. Forças malignas de um mundo secreto são convocadas a encontrá- lo. Enquanto Jack luta para sobreviver nessa aventura cheia de perigos e surpresas, ele acaba por desvendar o segredo sombrio da sua família, e se empenha, numa corrida contra o tempo, para tentar mudar o seu destino...

Quando soube que a Jangada lançaria a série do britânico Niel Bushnell fiquei muito feliz, primeiro porque não resisto a histórias de viagem no tempo e segundo porque a premissa é bastante criativa. Ligar túmulos pela história abrindo vias para viagem no tempo? Incrível. Nesse primeiro volume o autor faz mais do que introduzir seu universo, intrincando mistérios e suspense e nos conquistando com personagens e elementos curiosos. Conheçam o primeiro livro da trilogia Necrovias.

Mais uma vez o pai de Jack o levara ao túmulo da mãe para um de suas despedidas. Nos últimos tempos o pai dele ficava mais fora de casa do que tudo e Jack estava cansado de ficar na casa de um e de outro. Não ia facilitar as coisas para o pai e seus desaparecimentos, ao se ajoelhar do lado da lápide de sua mãe, contornando com a mão todos os detalhes que já estão gravados em sua mente algo muito estranho acontece. Uma luz gélida em sua mente, e de repente, Jack se vê envolto em memórias de sua mãe, mas de uma forma diferente e quando o ar escurece e para, Jack já não está no cemitério com seu pai. Ainda tonto ouve uma voz ao seu lado. Um homem, mais velho, que diz ser seu avô e mesmo com uma conversa maluca, Jack sabe que ele está falando a verdade. Ele estava em 2008, tinha voltado para a data exata da morte da mãe. Sem tempo seu avô lhe conta sobre as necrovias e como é possível viajar de uma lápide a outra. Escolhendo uma lápide de 1940 seu avô o manda fugir, Jack quer respostas, mas tudo o que ouve é algo sobre uma rosa e sobre ter que protegê-la, ele não sabe como fazer aquilo de novo, mas ao ver criaturas estranhas atacando sabe que precisa partir. Chegando a Londres em meio a Blitz alemã, Jack encontra a versão mais jovem de seu avó, Davey, que fica surpreso ao saber que ele vem do futuro, geralmente viajantes não voltam tanto ao passado, quando Jack cita a Rosa, o nome de Rouland e as Paladinas surgem no bar caçando um menino recém chegado, Davey tem certeza que ele está envolvido em algo muito maior. Entre fugas arriscadas, túneis subterrâneos e viagens no tempo, Jack descobrirá um mundo novo, assustador e verdades dolorosas.

É a partir daí que o autor constrói sua trama, criando uma nova versão de viagem no tempo criativa e perspicaz, que funciona bastante bem, sem deixar os buracos que sempre surgem quando o assunto é viagem no tempo. É um tanto sombrio essa ligação entre as lápides e o fato que é preciso delas para viajar, tornando a velha vontade de voltar no tempo para salvar alguém impossível, mas gostei muito dos elementos que Bushnell inseriu na história. Os papões, as paladinas, os homens pó e muitos outros que tornam a leitura deliciosa e cativante. O suspense e a ação mantém o leitor preso as páginas assim como a relação estranha entre Jack e Davey, que leva o leitor em uma viagem realista de como a amizade pode ser difícil.

Aliando a inovação do universo, com os ótimos personagens e vários elementos criativos temos uma ambientação marcante, com descrições acertadas que só fazem enriquecer o conjunto todo. Jack é um ótimo protagonista e a narração em terceira pessoa envolvente de maneira única, o clima da história é sombrio, ambientação noturna que aumenta o suspense deixando o leitor alerta. Bushnell não escolheu o caminho mais fácil, em nenhum dos aspectos simplificou, indo além com as complicações na vida dos personagens e com o rumo da história surpreende o leitor. Estou ansiosa para a continuação.

Leitura rápida, instigante e que fascina com elementos criativos, um universo inovador e interessante, Niel Bushnell desenvolveu muito bem a história que criou. A edição da Jangada está ótima, fonte agradável, boa escolha de título e uma ótima capa. Adoraria ver a história no cinema, além do clima sombrio os elementos são bem interessantes, o cenário e tudo, renderia um filme ótimo. Recomendado a todos que procuram uma trilogia jovem que instiga e cativa, com mistérios, ação, segredos e um ritmo vertiginoso. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Necrovias - Niel Bushnell
1- Túneis da Morte
2- Timesmith
3- Sem Título Ainda

5 comentários:

  1. Adorei conhecer, vi quando cadastrou no Skoob, mas não sabia do que se tratava, acho viagem no tempo ótimo e o negócio de misturar morte ficou legal, sempre gosto de livros juvenis com um toque sombrio, tipo Gaiman, mas nunca acho, esse parece perfeito nisso. Adorei a resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  2. Oieee.
    Estou com a impressão de que livros de viagem do tempo estão na moda. Não conhecia essa série, e pela sinopse ele não me chamou a atenção.
    Mesmo depois de ler sua resenha ainda não fiquei atraída por ele, acho que não o lerei.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  3. Oiii, adorei a resenha. Adoro quando os livros possuem uma leitura rápida e cativante. Gostei muito da história e... adivinha! adorei a capa rsrsrs :D

    ResponderExcluir
  4. Estou amando esse estilo de livro, mistérios e mais mistérios

    ResponderExcluir
  5. Lendo a resenha eu achei meio parecido com alguma coisa que já existe, mas não consegui identificar. Mas ao ler os comentários, acho que é Doctor Who que lembra mesmo!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.