30/07/2014

Resenha - Antes da Forca


Nome: Antes da Forca
No Original: Before They Are Hanged
Autor (a): Joe Abercrombie
Tradutor (a): Alves Calado
Páginas: 496
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: O futuro da União está em três frentes de batalha – e nenhuma delas parece nem perto da vitória. Sand dan Glokta se tornou o todo‑poderoso de Dagoska e tem de impedir que ela seja tomada pelos inimigos – tarefa difícil em uma cidade com muralhas decadentes e escassez de soldados. Além disso, o ex‑torturador também precisa desvendar uma conspiração no conselho governante e salvar a própria pele. Enquanto isso, nas terras congeladas de Angland, o coronel West tem pela frente uma complicada missão: proteger o príncipe herdeiro no campo de batalha e evitar que a inexperiência e a arrogância dele levem todos para a morte. Ao mesmo tempo, Bayaz, o Primeiro dos Magos, lidera uma expedição que cruzará o continente até a borda do Mundo. Passando por terras amaldiçoadas e esquecidas no passado, ele precisa encontrar a Semente – uma relíquia do Tempo Antigo que poderia pôr um fim à guerra, ao exército de comedores que se multiplica no Sul e aos bandos de shankas que atacam no Norte.

Quando comecei a ler a trilogia não esperava uma história muito diferente das fantasias que estava acostumada e por isso mesmo a história de Joe Abercrombie foi uma das melhores surpresas que tive ano passado. Mais dura e realista do que muitas outras histórias, o primeiro livro da trilogia A Primeira Lei deixa o leitor fascinado e enredado não só no universo criado pelo autor, mas também pelos personagens. Que personagens! Por isso minhas expectativas para essa continuação eram as mais altas possíveis e de forma certeira o autor mais uma vez deixa o leitor embasbacado com sua história. Conheçam.

Antes de você decidir ler essa resenha tenha em mente que sim, é o segundo da trilogia, mas você pode conhecer a trilogia por aqui. A obra de Abercrombie é complexa, profunda e brilhante. Continuando do ponto onde paramos acompanhamos Glokta, o torturado que virou torturador em seu novo cargo em Dagoska, uma cidade quente ao sul conquistada há pouco tempo pela União, e que enfrenta a ameaça iminente de um ataque massivo de Ghurkul. O imperador move suas legiões enquanto Glokta enfrenta um conselho governante cheio de corruptos. Seu antecessor sumiu sem deixar vestígios, Vitari, uma de suas subordinadas envia relatórios constantes ao arquileitor Sult, qualquer falha custará sua cabeça. Com seu mau humor sombrio Glokta sabe que é questão de tempo para a cidade cair na mão dos gurkenses, sua vida depende de quanto tempo isso demorará, quanto mais tempo ele segurar a cidade, maior a chance de não ser encontrado boiando no rio, afinal Sult não é de perdoar.

Do outro lado tempo o grupo heterogêneo que acompanha Bayaz, o primeiro dos magos através do antigo Império em sua busca misteriosa. O capitão Jezal Luthar, o rapaz mimado que nunca esteve em batalha, Logen, o Nove Sangrento, o nortista com um legado infame e cicatrizes para duas vidas, Quai, o jovem aprendiz de Bayaz, Ferro, a estranha guerreira do sul e o navegador Pé Comprido, um tagarela sem tamanho que guiava o grupo. Enfrentando o clima estranho do antigo Império e a política de um lunático, o grupo seguia para seu destino fugindo de perseguidores, passando pela rota mais perigosa e com poucos que realmente lutavam.

Por último temos West, agora coronel, no norte congelado, enfrenta a burrice do jovem príncipe, que comanda uma companhia de homens sem ter a menor ideia do que é uma batalha. Dez mil homens com equipamentos cegos, passando frio, congelando enquanto espera as margens do rio. Bethod, o rei declarado do norte ataca os exércitos da União com facilidade avassaladora, e West assiste o desastre sem poder fazer nada, afinal Ladisla é o príncipe, a ordem dele é tudo, mesmo que signifique a morte certa. O grupo de Cachorrão, que era liderado por Logen, que eles acreditam estar morto, oferece ajuda a União, e não acredita na estupidez dos exércitos da União, eles querem evitar que Bethod vença, mas como se a União facilita a vida do brutal exército de Bethod?

Essas são as frentes da trama, longo não? Mas foi necessário, nesse intercalado de tramas e personagens Abercrombie brilha, com destreza e perspicácia o autor nos envolve na vida de seus personagens, em seus mau humores e em seus pensamentos sombrios, a cada capítulo nos vemos mais e mais envolvidos com todos, sem conseguir decidir qual frente é melhor. Com descrições precisas e sem falhas nos vemos em três ambientes diferentes, tão vívidos e imersivos quanto, que casa com o momento da trama funcionando em favor de cada ação.

Abercrombie habilmente revela mais detalhes da trama central enquanto desenvolvia a história desse segundo volume. Seja na voz de qual personagem fosse, a trama avançou, envolvendo mais intriga política e mais manobras sujas. Sem poupar ninguém o autor conduz o leitor em um mar de desconfiança, de segundas intenções e mudanças bruscas que deixam todos pasmos. É impossível não se divertir e não ficar chocado com Glokta, ou ainda não rir de Jezal, se comover com Logen ou se apaixonar a cada vez que West fica mais e mais mal-humorado. Os personagens que o autor compõe para suas histórias são reais, palpáveis e irritantemente humanos, cheios de extremos, nem bons e bem maus, andam na linha tênue entre um e outro como todo ser humano real. E o fim deixa em aberto tantas questões na vida de todos que é impossível não estar morrendo de ansiedade para o último livro.

Leitura rápida, instigante e envolvente, que conquista e surpreende o leitor a todo momento. A escrita de Joe Abercrombie é marcante e confiante, com um equilíbrio vertiginoso ele conduz sua trama, e com frieza coloca todas as peças no lugar preparando o capítulo final da trilogia. Se tivesse de descrever o livro em uma palavra não diria perfeito para não soar clichê, diria assombroso. A edição da Arqueiro está ótima, fonte pequena, mas agradável, a leitura flui tão envolvente que a fonte vira detalhe. Uma pena que mudaram a capa, mas com uma história tão brilhante como essa podia vir sem capa que estava bom. Adoraria ver esse desfile espetacular de personagens adaptado para o cinema, um sonho. Recomendado a todos que gostam de um bom suspense e drama psicológico, com ótimos personagens, e também para os fãs de uma boa fantasia, com capa, espada, sangue e ação. Intrigas e traições. Leiam e se surpreendam, se apaixonem! Até mais!

A Primeira Lei - Joe Abercrombie
1- O Poder da Espada
2- Antes da Forca
3- O Duelo dos Reis

2 comentários:

  1. OOOOOOOOOOOOLÁ, Ya! ♥ Aaai, Deus, estou doidinha por esse livrooooooooo, por favor, hahaha! É extremamente demais, ao menos a capa! Hum, complexa... Não sou muito fã de obras complexas, mas tá, hahaha! E sim, a trama é beeeeem longa, hahaha! E olha que você somente resumiu o começo da história! Achei a mesma bem interessante, até que faz meu estilo! Mas não foi aqueeeeela coisa, entende? Hahaha! Eu nem sei o que discutir a respeito da sua resenha, a mesma está simplesmente óoootima! Hahaha, só o fato de o livro conter torturas e tudo o mais, haha! Ameeeei sua resenha, Yaaaaaaaa! ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  2. Eu achei o 1º bem diferente do que esperava, é mais tudo, e acabei envolvida com a história dos personagens tudo, estava meio na dúvida quando li sua resenha do 1º e tal, mas agora mal posso esperar para ler esse aí, odiei que mudaram a capa, mas fazer o que, vou ter que comprar de novo, super curiosa para saber do West, e de todo mundo, resenha tá ótima e me deixou ansiosa! Abs!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.