07/06/2014

Resenha - O Segredo da Floresta do Pânico


Nome: O Segredo da Floresta do Pânico
No Original: The Secret Of The Dread Forest
Autor (a): Gillian Summers
Tradutor (a): Flávia Carneiro Anderson
Páginas: 238
Editora: Bertrand Brasil
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Agora que ela já derrotou um elfo diabólico e salvou uma floresta de uma praga misteriosa, Keelie Heartwood relutantemente se junta a seu pai na Floresta do Pânico. Seus amigos da vida humana se foram, seu pai está ocupado com suas novas responsabilidades como Senhor da Floresta e agora parece que seu recente romance com o namorado está em crise. Enquanto isso, uma questão antiga e profunda entre a família de Keelie e os elfos atinge um clímax perigoso quando humanos e forças mágicas das trevas invadem o mundo dos elfos. O destino da floresta e de todos aqueles que lá habitam está nas mãos da jovem protagonista.

A trilogia O Povo das Árvores foi interesse à primeira vista. Desde que vi o livro nos lançamentos da Bertrand soube que amaria sua história visto que eu amo elfos. É a coisa mais difícil encontrar uma trilogia, série, que gire puramente em torno deles e de sua mitologia, por isso Gillian Summers me conquistou antes mesmo de eu ler. Após o final do livro dois estava ansiosa para saber qual seria o final da história de Keelie, que em dois livros conseguiu me cativar e surpreender, seja pelo seu jeito ou por sua força. Conheçam a floresta do Pânico e sua história de família, tragédia e poder.

Keelie Heartwood finalmente estava na Floresta do Pânico, o lar ancestral dos elfos cujo liderança cabia a sua avó, Keliatiel, e agora que estava ali tinha mais certeza do que nunca que não pertencia aquele lugar e a lugar algum. Desde que chegara Keelie teve que lidar com a terrível notícia do noivado de Sean, além dos olhares e sussurros por onde quer que vá sobre o fato de ser meio-humana, uma "orelha redonda". Apenas Ariel, a falcão cega e Alora, a muda de carvalho princesa que a mantem firme. Depois de uma festa de boas-vindas tensa tudo o que ela queria era paz, mas o pai e a avó insiste que ela precisa conhecer a história e os costumes dos elfos, para isso terá de ter aulas com o Mestre das Tradições, que não é ninguém menos que Lorde Elianard, o elfo pai de Elia, que tentou e quase conseguiu roubar o chifre do unicórnio em Wildewood, levando uma doença que se espalhou pela floresta e pelos elfos. Keelie não confia no elfo, e o modo com que ele a trata na primeira aula fingindo uma cordialidade que não chega ao olhar só torna tudo mais difícil. Para piorar ela está preocupada com o pai e a avó. Ela enfraquece a cada dia e o pânico que mantém os seres humanos afastados da floresta está enfraquecendo cada dia mais com uma obra enorme que se aproxima da morada dos elfos. Quando Keelie encontra o sombrio Jake vagando pela floresta ela fica logo desconfiada, tem algo sombrio nele e mesmo com Alora, Knot e toda a floresta dizendo que ele é confiável, Keelie sabe que Jake esconde algo. Contando com a amizade improvável de Elia e se surpreendendo cada vez mais com suas capacidades Keelie se verá em uma encruzilhada quando suas ações a levam exatamente para onde os elfos que a querem fora da floresta queriam. Sem chances de uma luta justa, Keelie precisará de toda a ajuda que puder encontrar para salvar a si própria enquanto ajuda seu pai e sua avó a salvar a floresta dos humanos e das ameaças internas.

É a partir dessa premissa que o último livro da trilogia se desenvolve e desde o começo o livro surpreende o leitor com uma trama bastante fluida e direta. A escrita de Summers e o seu estilo narrativo continuam o mesmo, uma escrita bem leve e que cativa o leitor com naturalidade, porém o fato mais notável desse terceiro livro é a sucintez da trama. Esperava por algo mais complexo e a autora optou por uma história simples, que funciona muito bem, não me entendam mal, eu gostei muito dessa conclusão, mas merecia mais desenvolvimento. A mitologia por trás da trilogia é rica, pela primeira vez no lar original dos elfos a autora perdeu a chance de apresentar mais desse mundo, além dos festivais, ao leitor.

A ambientação é fantástica, mais uma vez uma bela floresta, um lugar vívido e que deixa o leitor apaixonado pelo local. A autora me surpreendeu com a revelação sobre as origens de Keelie. Gostei muito de saber sobre a mãe dela porque explica muito de seus poderes. As surpresas sobre Jake, e a família do pai dela também foram ótimas. A avó de Keelie também é uma personagem interessante e estou feliz por saber que ela aparece na próxima trilogia. Todos os personagens da trilogia guardam algo de único e interessante, e espero que a Bertrand lance a próxima trilogia, quero muito vê-los novamente. Summers a cada capítulo leva ao leitor uma nova faceta do universo e essa capacidade criativa é um dos pontos altos da história. A história na voz narrativa de Keelie encerra de forma satisfatória a trilogia, deixando a promessa de um futuro de aceitação para protagonista e que continua em uma nova trilogia. Acredito que por esse motivo a autora tenha sido tão concisa em relação a alguns aspectos, como o namoro dela com Sean. Esse fim foi como um começo para Keelie, finalmente aceita por quem ela é, mesmo não sendo elfa por inteiro.

Leitura rápida, que flui de forma natural, instigante e que amarra as pontas da trama central. Gillian Summers encerra bem a trilogia ao mesmo tempo que abre caminho para a próxima história. Satisfazendo tanto o leitor que vai parar por aqui como o leitor que quer conhecer mais o universo e mais histórias de Keelie e companhia. Sou suspeita para falar porque amo elfos, mas acredito que a mitologia criada pela autora ainda tem muito a oferecer. A edição da Bertrand está ótima, desde a fonte até a capa que casa muito bem com as outras. Adoraria ver a história de Keelie adaptada para a TV, renderia uma série ótima e criativa. Recomendado a todos que procuram uma fantasia jovem adulto leve, mas rica e que traz elfos em um universo repleto de elementos inovadores, bons personagens e um clima que vai do sombrio, com intrigas ao clima de amizade e companheirismo. Leiam e se encantem! Até mais!

O Povo das Árvores - Gillian Summers
1- A Filha do Pastor das Árvores
2- No Coração da Floresta
3- O Segredo da Floresta do Pânico

8 comentários:

  1. Eu adoro a série e estou super ansiosa pra ler esse livro só que eu não esperava que fosse ter outra trilogia porque eu estava ansiosa pra ler o final e agora que sei que vai ter outros livros vai ser como se não acabasse de verdade, eu adorei a resenha me deixou ainda mais ansiosa.
    Meu mundo particular

    ResponderExcluir
  2. Olá Yasmin!

    Gostei da capa, muito bonita!
    A premissa me conquistou, lerei se tiver oportunidade!

    http://www.viajenaleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nenhum livro dessa trilogia, ela parece ser ótima, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  4. Sempre tive vontade de ler "A filha do pastor das árvores" mas não sabia que ele fazia parte de uma trilogia! Gostei muito da história desse último.
    Essa capa com toda a certeza é a mais bonita das três.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. To doida para ler esse livro, mas não acho em lugar nenhum.... agora fiquei ainda mais curiosa rs

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  6. Já li os dois primeiros e adorei! Eu também adoro elfos e caço cada livro que encontro com eles, as capas são lindas e essa é a mais bonita da trilogia, mal posso esperar para ler essa conclusão, acho os elfos da trilogia fantásticos, adorei a resenha! Abs!

    ResponderExcluir
  7. Sou muito curiosa para ler essa trilogia, achei a capa desse terceiro a mais bonita e também sou curiosa para ler mais livros de elfos, os que conheci são bem legais, outra coisa parece que só tem eles na trama o que nunca acontece. Ótima resenha, me deixou mais curiosa ainda. Beijo para ti!

    ResponderExcluir
  8. OOOOOOOOOOI, Ya, boa tarde! Como está? Espero que bem! ♥ Meu Deus, eu estava procurando alguma resenha que realmente me interessasse por aqui(todas são óoootimas, viu? <3) e me deparei com esta! Caraca, só o nome me chamou a completa a atenção, sem dúvidas! Simplesmente amei a resenha, a história em si é muito intrigante! É tipo terror e fantasia, né? ADORO, hahaha! Eu amo livros que nos cativam do iníciuo ao fim, sendo o livro 1, livro 2, livro 3 e por assim em diante! Pois convenhamos: alguns livros são bons, mas depois que lançam o segundo do mesmo, acaba decepcionando, né? Eu adoooorei a resenha, de verdade! Leitura rápida... Hm, isso é óoooootimo! A história é bem bacana! Eu também gosto de elfos, hahaha! ♥

    Um grande e enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.