08/05/2014

Resenha - As Treze Relíquias


Nome: As Treze Relíquias
No Original: The Thirteen Hallows
Autor (a): Michael Scott, Colette Freedman
Tradutor (a): Alice Klesck
Páginas: 416
Editora: Planeta
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Há mais de sete décadas treze crianças foram designadas para cuidar de artefatos antigos, dotados com um poder primitivo e letal. As relíquias, como foram chamadas, deveriam ser mantidas por seus guardiões em total segurança e afastadas umas das outras. Entretanto, agora um homem sinistro e sua amante estão atrás delas, roubando cada peça e eliminando seus protetores, deixando um rastro de crimes violentos. Aparentemente por acaso, a jovem Sarah Miller se envolverá nessa trama perigosa e terá que correr contra o tempo para elucidar os enigmas que rondam sua nova vida. Serão os guardiões seres de outro mundo? Qual será o segredo das relíquias milenares? Por que justamente Sarah foi atraída para esse jogo mortal? Uma história inquietante, povoada de lendas que até hoje rondam nosso imaginário, As treze relíquias mostra que há forças que nunca devem ser despertadas.

Desde que a Planeta anunciou o lançamento do livro da parceria entre Michael Scott e Colette Freedman que estava curiosa para ler. Tanto porque gosto do autor quanto pela premissa, que parecia bastante interessante, trazendo um pouco da mitologia da antiga Bretanha. Por isso quando tive a chance de solicitar o livro aproveitei e posso dizer que me surpreendi com o livro, é um livro adulto, bem longe de ser juvenil. Com cenas fortes e personagens sombrios. Conheçam a história das treze relíquias.

A história começa nos apresentando Judith Walker que, após notar o padrão de mortes que vinha acontecendo por todo o Reino Unido, sabe que sua hora está chegando. Se ela não tomar providências sua parte também será levada por aqueles que está matando os guardiões sistematicamente. Judith vinha coletando informações sobre as relíquias desde que se tornara guardiã da espada de Dyrnwyn, a espada quebrada e depois de mais uma visita a biblioteca ela se vê cercada por dois brutamontes. Aquilo não era mero assalto assim como a intervenção da jovem Sarah Miller não era coincidência. De todas as pessoas que passaram apenas Sarah correu em seu socorro e Judith já havia visto o bastante para acreditar em acaso. Já preparada para seu terrível fim, Judith parte depois de uma noite na casa de Sarah, deixando com ela a espada, um pacote e um pedido: que Sarah levasse a espada até seu sobrinho, Owen Walker. Seu único parente vivo. Porém antes de poder fazer isso Sarah acorda no hospital, onde descobre que sua família foi brutalmente assassinada. A polícia começa a suspeitar dela que foge do hospital. Sarah vai atrás de Owen, mas sabe que está sendo caçada. Sem entender o porquê ela sabe que as histórias de Judith eram verdadeiras. Owen reluta em acreditar, mas a cada passo que dá os dois serão caçados e precisam descobrir o segredo por trás da espada e dos diários de sua tia se quiserem sobreviver.

A partir dessa premissa os autores desenvolvem uma história diferente, que ao final revela um lado inesperado e que a cada capítulo toma rumos inacreditáveis. Uma história onde você espera um universo A e surge um universo B. Estava esperando uma fantasia, mas a história criada por Michael Scott e Colette Freedman tem mais de paranormal do que parece. A narração é em terceira pessoa, dividida de acordo com a necessidade do momento, traz o ponto de vista de todos os envolvidos na trama, o que no princípio parece estranho pouco a pouco começa a fazer sentido, visto que os autores usaram essa divisão para ter mais espaço para introduzir a história por trás das relíquias e da batalha de milênios que as envolve.

A ambientação é fluida, levando o leitor por várias ruas e cantos do Reino Unido, mas sempre voltada para os personagens principais, por isso mesmo aproveitamos pouco o cenário inglês. O tom da história me surpreendeu muito. Se de um lado temos Sarah e Owen, dois jovens para lá dos 25 anos por outro temos figuras sombrias, personagens ambiciosos em cenas que nada têm do conteúdo jovem que esperava. Além de assassinatos sangrentos e detalhados, a trama passa por tortura, sexo com toques sadomasoquista e muitos outros elementos adultos. O ponto de vista dos policiais no meio de tudo me intrigou. Esperava alguma coisa deles e no fim foi outra bem diferente. Fim que deixa aberto várias perguntas prontas para a continuação. Gostei do fim, e das revelações que foram feitas. Se por um lado esperava mais por outro a história é bastante criativa.

Leitura rápida, que nos instiga pela surpresa do tom mais sombrio da história e pela história em si das relíquias e o que está por trás dela, tanto no lado bom quanto no lado mau. A edição da Planeta está ótima, fonte agradável, capa bem adaptada e tradução fluida. Recomendado a todos que gostam de histórias sombrias. A parceria de Freedman e Scott rendeu uma história única, que pode passar a mensagem errada pela capa de tom juvenil, mas que vai agradar aos que gostam de histórias sombrias, com mistérios antigos sobre o bem o mal, demônios e guardiões. Não é uma história juvenil, é adulta. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Treze Relíquias - Michael Scott & Colette Freedman
1- As Treze Relíquias
2- Sem Título Ainda
3- Sem Título Ainda

7 comentários:

  1. Pensei que seria juvenil pela capa, e também estava errada quando pensei que seria fantasia. Pela resenha deu pra que é bem paranormal. Amei a premissa! Preciso deste livro!!! Gostei bastante do toque de suspense e mistério. Boa resenha!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da capa e a sinopse me deixou interessada! Eu achava que o livro seria só pelo ponto de vista da garota da sinopse, mas saber que é em terceira pessoa e sob o ponto de vista de outros personagens me deixa mais a vontade, eu sempre gosto de saber o que está ocorrendo com cada um! Pelo visto a caçada aos dois é algo assustador, já anotei aqui

    ResponderExcluir
  3. Mais um livro que entrou pra minha lista de desejados! 'As Treze Relíquias' tem um enredo bem aventureiro, sem falar que quero saber como a personagem Sarah sai dessa! #vouler

    ResponderExcluir
  4. O contexto de crianças que são guardiãs e são eliminadas me lembra a Série "Os Legados de Loiren", mas diferente dessa série, esse livro tem um ponto de vista que foge da fantasia, parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  5. Ual eu jurava que era um livro juvenil rsrs, nem prestado atenção ao livro e fiquei surpresa por descobrir que é mais adulto, eu esperava outra coisa, e amei saber que não é juvenil.
    Parece ser um livro bom, com toque de fantasia e misterio com outras coisinhas, ja me deixou intrigada, a capa me faz pensar em cavaleiros...
    Fiquei curiosa pelo livro, quem sabe se ele estiver em alguma promo do sub eu acabe trazendo para casa,
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. No momento não estou interessada em começar mais trilogias, por isso vou deixar passar mesmo a história parecendo interessante.

    ResponderExcluir
  7. Já me venceu pro se passar no UK!
    Tem sadomasoquismo? Xii

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.