03/03/2014

Resenha - Poseidon


Nome: Poseidon
No Original: Of Poseidon
Autor (a): Anna Banks
Tradutor (a): Carolina Caires Coelho
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Além da beleza fora do comum, com seu cabelo quase branco e seus olhos cor de violeta, Emma chama a atenção por ser um pouco desajeitada. Ela não se sente muito à vontade em lugar nenhum... e não sabe que sua misteriosa origem é a fonte dessa sensação. Galen, príncipe dos Syrenas, vasculha a terra procurando uma garota especial, capaz de se comunicar com os peixes — e que poderá salvar seu reino. Quando ele se encontra com Emma, a conexão é imediata: embora não saiba, Emma parece ter o dom que Galen procura. Mas, então, por que ela não conseguiu salvar sua melhor amiga do ataque do tubarão? Cabe ao príncipe convencer a teimosa Emma a enfrentar sua real natureza e aceitar o desafi o. E nada pode impedi-lo de alcançar seu objetivo. 

A trilogia da autora Anna Banks foi uma das primeiras que soube que a Novo Conceito lançaria quando comecei a coletar dados sobre o que as editoras andavam comprando. E por esse motivo era uma das que estava aguardando desde o ano passado. Não apenas por isso, mas por trazer como trama central as sereias com base na mitologia grega. No Brasil não há palavra para diferenciar sereia da mitologia grega para sereia do conto das pessoas com rabos de peixe por isso é sempre maravilhoso encontrar uma série que recria as Syrenas de forma a misturar os dois conceitos. Anna Banks apresenta nesse primeiro livro um mundo com organização intrigante, com jogo de poder e segredos imprevisíveis, mas que poderia ter sido melhor.

Quando Galen encontrou Emma na praia teve certeza do que ela era. Mesmo com sua improvável aparência, Emma era uma deles, uma syrena. Galen não sabia como explicar o cabelo quase branco ou a pele clara, mas os olhos violetas de Emma não mentem nem a conexão que sentiu ao esbarrar nela. Emma estava aproveitando a praia quando encontrou o belíssimo Galen, mas os acontecimentos que se seguem impedem Emma de pensar nele. Uma tragédia tira sua melhor amiga e arrasada Emma precisa seguir sua rotina. Mas Galen insistentemente vem seguindo-a e os encontros dos dois se tornam mais do que desastrosos. Enquanto Emma não sabe o que fez para merecer a repentina insistência do garoto, Galen tenta pensar em uma forma de descobrir a verdade. Emma sabe que é uma syrena? E se não sabe, como pode viver tanto tempo longe do mar e de tudo. Por que seus pais a esconderam. A medida que a ligação entre os dois cresce Galen precisará decidir o que fazer. Se entregar Emma, Galen sabe seu destino, mas não consegue pensar nessa possibilidade. Sua ligação é maior do que jamais sonhou, mas Emma é diferente. Existe algo envolvendo-a que vai além de ter sido criada como humana. O que é?

É a partir do encontro de Emma e Galen que a história se desenvolve, o que a princípio leva o leitor a pensar que a trama é mais aliada ao romance do que tudo, mas logo nos primeiros capítulos a autora desfaz parcialmente essa imagem. A trama vai além do encontro de dois personagens, Banks criou um mundo subaquático imerso em guerras e intrigas seculares, entre reinos diferentes que nunca tiveram laços estáveis e que desde um acontecimento trágico anos atrás estão piores ainda. Galen é um embaixador do clã de Poseidon, príncipe, segundo na linha de sucessão e que estava em terra em busca de algo que ele não acreditava ser possível.

A história é boa, gostei da forma como a autora construiu o pano de fundo, os mundos e a sociedade dos syrenas, mas a história tem seus problemas. Pequenos problemas que pode incomodar mais alguns leitores do que outros. Por exemplo a sociedade dos syrenas é sexista, patriarcal pelo pouco que fica tanto pela trama envolvendo a irmã de Galen quanto a própria história de Emma e esse tom machista é um pouco irritante certos momentos. Emma é uma personagem boa, com ótimos momentos, bem-humorada e que pode ser forte e madura, mas em diversas cenas esperei mais dela. Galen também é ótimo, mas precisa deixar Emma mais livre. As descrições sob a água foram belíssimas e estou curiosa para conhecer mais detalhes. A ambientação de Banks é precisa e vívida, funcionando bem em ambos os cenários.

O fim era algo que foi ficando nas entrelinhas capítulo a capítulo, desde a primeira cena onde tal personagem apareceu, mas nem por isso foi menos bom. Anna Banks deixa o leitor preso em busca de mais respostas esperando o próximo livro. A leitura é rápida, com mistérios e segredos que instigam e personagens que cativam por si só o leitor. O universo é criativo e inovador, uma mistura de elementos refrescantes em meio a tanta coisa comum no gênero jovem adulto. A edição da Novo Conceito está muito boa, desde a fonte até a capa mantida e bem adaptada. Recomendo a todos que procuram uma série jovem adulto com mundo criativo, que traz um ar fresco além de mistérios, intrigas e romance. Leiam e se surpreendam com as syrenas. Até mais!

O Legado Syrena - Anna Banks
1- Poseidon
2- Of Triton
3- Of Neptune

8 comentários:

  1. Também me interessei muito por essa releitura do mundo e da mitologia das sereias, ainda bem que são apenas 3 livros, espero que a autora melhore os pontos fracos que pelo que vi são poucos e a história cresça ainda mais, tudo com mar e seres da mitologia se bem escrito é fantástico é essa impressão que a autora me passa de uma obra bem escrita.

    ResponderExcluir
  2. Yasmin, esse livro me decepcionou um pouco, principalmente pelo fato da personagem principal ser muito chata :C

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tava querendo ver uma resenha desse livro.
    Que bom que é sobre sereias, amo livros assim!
    Mistérios, intrigas e romance. s2
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  4. Estava doida com esse livro faz muito tempo porque adoro a mitologia das sereias, as da mitologia grega sabe e já vi gente comentando que a autora muda muito isso, mas ainda quero muito ler para ver o que ele fez, pelo que comentou na resenha vou gostar, mesmo com os detalhes. Adorei! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Linda a capa desse livro, to curiosa para ler, sua resenha me deixou mais ainda na mitologia da trilogia. Espero que o próximo seja lançado logo.

    Gostei da resenha.
    Beijos. Camis.

    ResponderExcluir
  6. Tá na minha lista de desejados porque desde que soube a diferença entre as syrenas e tal que estou atrás de livros assim, adorei a resenha, foi bem sincera e gosto de saber o que esperar dos personagens e tudo, mesmo a trama sendo ótimo. Ótima resenha. bJO!

    ResponderExcluir
  7. Sereias, mitologia grega, gosto muito dos temas e a resenha me deixou curiosa, pena que vi gente falando mal, quero ler porque sei que vou gostar mesmo assim mas vou esperar sair os próximos, adorei o que disse da história. Bjo para ti!

    ResponderExcluir
  8. Amo livros sobre sereias apesar de não curtir a mitologia grega em si. Desde que li "Sereia" de Tricia Rayburn esse gênero passou a ser um dos meus queridinhos. Poseidon já encanta logo de cara com essa capa perfeita, a sinopse também me deixou curiosa a respeito dos personagens e de como a história irá se desenvolver. Quero ler com certeza.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.