25/02/2014

Resenha - Enfeitiçadas


Nome: Enfeitiçadas
No Original: Born Wicked
Autor (a): Jessica Spotswood
Tradutor (a): Ana Ban
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará à idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos caçadores de bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?

Desde que conheci o livro sabia que iria gostar e por isso foi um dos livros que mais esperei nos últimos meses. Saber que a Arqueiro o lançaria só me deixou mais ansiosa. Chegando ao Brasil com um ótimo título a história da autora Jessica Spotswood pode não ter agradado a todos, mas me surpreendeu e sim está dentro das expectativas que tinha para o livro. Conheça Cate, e suas irmãs, num mundo que mescla passado, fantasia e toques de história alternativa semelhante a um steampunk mais suave.

Cate está preocupada com suas irmãs. Desde que a mãe morreu há três anos que Cate toma conta das irmãs, evitando perigos desnecessários e o contato com as fofoqueiras da cidade. O problema é que a hora de Cate escolher seu caminho está chegando. Ou ela casa com alguém de seu gosto ou os Irmãos vão indicar um marido para ela. Para complicar ainda mais Maura está irritadiça, quer treinar feitiços e usar sua magia, mas Cate sempre acha perigoso, segurando as vontades das irmãs. Quando o pai contrata uma governanta para ajudar Cate a entrar na sociedade, ela tem certeza que está sem saída. Ao mesmo tempo que procura respostas no diário da mãe Cate precisará de todo cuidado para não despertar o interesse dos Irmãos, que vem caçando sistematicamente trio de irmãs. Todos os dias garotas são arrastadas de casa acusadas de bruxaria sem provas ou julgamento. Muitas somem para nunca mais serem vistas. Com a chegada de Elena na casa Maura está cada vez mais incontrolável e a profecia que Cate descobre nos escritos da mãe vai deixá-la chocada. A Irmandade está interessada nas irmãs Cahill e farão de tudo para tê-las ao seu lado na luta contra os Irmãos, que matam cada vez mais garotas. Como escolher seu destino e cumprir a promessa que fez para a mãe? Conseguirá Cate fugir das chantagens e dos perigos que a cercam?

É a partir daí que a história se desenvolve através da voz narrativa de Cate. O ritmo no começo é lento e pode não agradar a todos, mas a premissa e o universo criado por Jessica Spotswood é muito interessante. Um mundo onde bruxas estava no poder e caíram sob o jugo dos Irmãos. Um mundo onde a Nova Inglaterra é um país fechado e controlado com extremo vigor e países como Emirados Árabes são liberais e a favor do direito da mulher. Spotswood foi ousada, mas sem mundo funciona muito bem, com sua prosa tenaz e extremamente forte a autora desenvolve muito bem os pesos e obstáculos que Cate tem de enfrentar. No meio de traições, chantagens e intrigas Cate amadurece e se vê diante de escolhas impossíveis, escolhas que deixam o leitor preso à trama desde o início.

A ambientação é fascinante, uma história paralela de 1980 nos Estados Unidos que é marcada por descrições pontuais e comentários ácidos sobre os costumes e a cultura imposta pelos Irmãos. Onde a mulher é pior do que animal, sem direito a pensamento ou escolha. Cate é uma das protagonistas mais tenazes que conheci em séries jovens adultas. A relação entre as três irmãs também é crível, com traços e diálogos que marcam com realismo o desenrolar da história. Gostei muito do romance, sem investir em clichês a autora desenvolve com perfeição a relação de Cate e Finn, instigando e cativando o leitor a torcer por eles desde o começo. O fim é de deixar o leitor com o fôlego preso e ansioso pelos próximos volumes. Forte e duro o fim coloca mais uma vez a força de Cate a prova.

Leitura rápida, que flui em um ritmo cadenciado e instiga o leitor desde o começo. Quem gostar da protagonista e do universo fascinante mergulhará na trama desde o início. Agora se você achar o começo lento sugiro que persista pois o desenrolar da trama é bem marcada e traz intrigas interessas, mudanças surpresas e desdobramentos inesperados. A edição da Arqueiro está ótima, desde a fonte até a adaptação da capa. Muito bonito que ficou o livro. Adoraria ver a história das três irmãs Cahill adaptada, visto que além do universo ser riquíssimo as personagens são bem interessantes. Recomendados a todos que procuram uma trilogia jovem adulto com personagens fortes, um mundo diferente e inovador, marcado por intrigas, segredos, manipulações sem escrúpulos e chantagens que colocam os personagens na balança. Leiam e se surpreendam! Até mais!

As Crônicas das Irmãs Bruxas - Jessica Spotswood
1- Enfeitiçadas
2- Amaldiçoadas
3- Sister's Fate

12 comentários:

  1. Eita!
    Eu já estava louco pra ler esse livro, agora, depois de sua resenha minha vontade só aumentou, parece ser uma ótima leitura, amo leituras rápidas... Sem contar que é da editora Arqueiro (sim, eu julgo o livro pela editora, me julguem. kkk). Ansioso para compra-lo.

    Até mais ver,
    Abraços

    http://decaranasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Yasmin, adorei a sua resenha pois estava em duvida se pedia este livro para a editora ou se pedia outro. Mas vou ficar com ele!

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi! Esse era um que estava esperando desde o começo do ano passado quanto você disse que ele ia sair e amei a capa, que eles manteram, mas desanimei porque vi uns 2, 3 comentários no twitter falando que não era bom, mas a sua resenha me deixa o outro ponto de vista e adorei, tá na lista de desejado e pela resenha certeza que vou amar, ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falarem muito bem desse livro mas ao mesmo tempo também ouvi comentários negativos por isso estou com muita vontade de conferir e poder dar minha opinião.
    A resenha esta ótima!

    ResponderExcluir
  5. O que me chamou a atenção primeiramente foi a capa. Ando um pouco decepcionada com histórias envolvendo bruxaria (culpa da série: bruxos e bruxas, que tem um ritmo bacana... mas nada de bruxaria né? bem fraco no quesito). Estou na expectativa que esse livro seja diferente!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro faz meu tipo. Quero muito ler!
    Sua resenha está muito boa, me fez querer ler o livro bastante, não tinha interesse nele.
    A capa é linda!!!! Só vou esperar lançar o último livro para começar ler a trilogia.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  7. Uau, livro com mistério e bruxas, um lado mais voltado ao sobrenatural com certeza tem lugar entre meus livros favoritos, todo mundo falando bem dessa saga e que também quero conhecer.

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler por vários motivos, a capa é linda, adoro histórias com bruxas e também adoro histórias que se passam no nosso mundo alternativo, não sabia dessa última coisa e adorei saber que é assim, amei mesmo saber porque é difícil achar histórias assim, gostei do que disse das personagens. Ansiosa pelo dois para eu poder comprar junto. Adorei resenha, abraços!

    ResponderExcluir
  9. Tá na lista de desejados desde o lançamento, amei a capa e a sinopse, das resenhas que li a sua foi a que mais gostei porque fala de outro lado, de outro jeito e gostei de tudo o que disse, ainda mais que tem bruxas. Gostei da resenha e quero muito conhecer.

    Beijos. Camis

    ResponderExcluir
  10. Esse livro eu quero ler desde que foi lançado lá fora e vi no GR e amei a capa, a mistura parece perfeita, não sabia que era alternativo e bruxas também, sua resenha esclareceu bem mais o livro. É um dos primeiros que quero comprar quando tiver a chance e antes do 2º sair. Bjo!

    ResponderExcluir
  11. O livro faz muito meu estilo e quero muito ler, só que acabou passando o lançamento, acho a capa linda e sua resenha só confirma que o livro é perfeito para mim. Parece mais interessante ainda. Gostei muito de conhecer mais, bjo para ti!

    ResponderExcluir
  12. Ganhei o livro em um sorteio, lendo a resenha fiquei com um pouco de receio de ler, por se tratar de bruxas e tals, não gosto muito do tema apesar de ter lido HP e gostado, espero que o livro seja leve e não foque tanto em magia negra ou coisa parecida.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.