22/11/2013

Resenha - Metamorfose?


Nome: Metamorfose?
No Original: Changeless
Autor (a): Gail Carriger
Tradutor (a): Flávia Carneiro Anderson
Páginas: 320
Editora: Valentina
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Alexia Maccon, a esposa do Conde de Woolsey, é arrancada do sono cedo demais, no meio da tarde, porque o marido, que deveria estar dormindo como qualquer lobisomem normal, está aos berros. Dali a pouco, ele desaparece – deixando a cargo dela um regimento de soldados sobrenaturais acampados no jardim, vários fantasmas exorcizados e uma Rainha Vitória indignada. Mas Lady Maccon conta com sua fiel sombrinha, seus artigos da última moda e seu arsenal de respostas mordazes. Mesmo quando suas investigações a levam à Escócia, o cafundó do Judas onde abundam abomináveis coletes, ela está preparada e acaba provocando uma verdadeira reviravolta na dinâmica da alcateia, como só uma preternatural é capaz de fazer. Talvez até encontre tempo para procurar seu imprevisível marido. Mas apenas se lhe der vontade.

Desde que conheci a série da autora Gail Carriger sempre soube que seria uma série diferente daquilo que eu esperava e quando a Valentina publicou o primeiro tive certeza disso. Se o primeiro livro não ressonou como o steampunk que imaginei, nesse segundo a autora muda o tom surpreendendo o leitor de forma elegante e audaz. Uma história ácida e astutamente construída.

A vida de Alexia como nova lady Woolsey ia bastante bem e sua nova função junto ao conselho da rainha a mantinha muito ocupada com as preocupações de sempre. Até o dia em que é despertada pela voz ressonante de seu marido, aos berros com alguém. Provavelmente alguma notícia que o conde não estava esperando, mas ela quer saber assim mesmo. Saindo de casa em tempestiva e sem deixar claro o que está acontecendo o conde desaparece rumo ao norte. Quando Alexia se inteira do problema no conselho e recebe tanto acusações, quanto autorização para descobrir o responsável pelo estranho evento que deixou vampiros e lobisomens momentaneamente de volta a suas formas imortais ela não imagina que teria de lidar com tantos problemas juntos. Desde um enorme regimento acampado em seu jardim de frente, passando pelo noivado de sua melhor amiga e a companhia inesperada da meia-irmã. Depois de conhecer madame Lefoux, uma inventora francesa que se porta de forma mais escandalosa que ela mesma e apurar não só com lorde Akeldama, mas com professor Lyall que seja lá o que for que está causando a mudança de estado dos sobrenaturais está rumando para o norte junto com seu marido, Alexia decide viajar para a Escócia rumo à antiga alcateia de Lorde Maccon. Com companhias até demais Alexia precisará de toda sua astúcia para descobrir não só os mistérios por trás do evento como quem anda espreitando sua vida. Surpresas, segredos e traições.

É a partir daí que a história se desenvolve. O universo criado por Carriger é ao mesmo tempo ousado e descontraído. A autora, no primeiro livro, ao mesmo tempo que desenvolveu uma trama intrincada narrou o lado trivial, desfocado da trama e que tornou a história bastante única. Nessa continuação a autora de forma sutil traz o foco para a trama e surpreende a todos mostrando a força de seu universo. Carriger possui um tom verdadeiramente vitoriano, nítido através de sua narração fluida e ácida. Ao desenvolver as intrigas e tramas da história aliada ao social de seus personagens a autora consegue algo único. A forma como ela entremeou uma conspiração a vida de seus protagonistas merece todo o destaque. Acima de tudo é necessário ressaltar que Carriger é uma escritora astuta e elegante, construindo a trama central de sua história de forma sutil. A singularidade de resolver intrigas, mistérios e desvendar segredos enquanto se saboreia uma bela xícara de chá é brilhante.

Alexia acima de uma protagonista em busca de desvendar os mistérios por trás da recente mortalidade dos sobrenaturais é uma lady vitoriana, que se inteira das fofocas cotidianas da sociedade, que se preocupa com chás e casamentos. Nesse segundo volume a gama de personagens aumenta assim como suas personalidades intrigantes e o lado steampunk ganha mais contorno justamente através dos novos personagens. Madame Lefoux chega para agregar não só o lado steampunk com suas invenções como a trama central, revelando contornos do que promete moldar as descobertas dos próximos volumes, mostrando uma trama central inteligente e bem intrincada.

O final é ótimo em diversos os sentidos, mas absurdo por outros. Fique muito brava, afinal se quando Alexia encosta em um sobrenatural ele se torna humano é claro que ela poderia sim engravidar! Homem é tudo burro ou o que? Aliás, a autora não podia usar esse tipo de trama para levar Alexia à Itália. É injusto, o casal estava tão mais divertido e harmonioso nesse volume... Agora é rezar para a editora lançar o próximo rápido.

Leitura rápida, divertida, que flui com naturalidade e instiga o leitor, sempre com surpresas e personagens realista. Gail Carriger acerta os pontos que precisava e encontra o equilíbrio. Um steampunk delicioso, criativo e inovador, escrito em uma prosa ritmada que cativará o mais variado tipo de leitor. A edição da Valentina está perfeita, desde a adaptação da capa até a tradução. Ansiosa para ver como ficará a adaptação dos livros. Recomendado a todos. Se antes tinha ressalvas agora tenho certeza em recomendar a todos. Romance, ação, mistérios, traições, conspirações, muita elegância e sutileza mesclados a narração e a personagens fabulosos. Leiam! Até mais!

O Protetorado da Sombrinha - Gail Carriger
1- Alma?
2- Metamorfose?
3- Blameless
4- Heartless
5- Timeless

10 comentários:

  1. Amo as capas dessa série! Quero muito lê-la e é ótimo saber que a série está ficando cada vez melhor, espero que o ritmo continue assim, e para melhor.

    ResponderExcluir
  2. Poxa,pena que eu realmente não sou muito fã de steampunk,mas é sempre legal saber que coisas novas e diferentes.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li Alma?, mas tenho muita curiosidade de conferir esta historia pois sempre leio resenhas positivas sobre a historia. Estes livros são uma das metas de leitura para o ano que vem =)
    Mas confesso que não gostei muuuitooooooo da capa...Mas espero poder conferir em breve.

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma série que está dando no que falar, vejo muita gente comentando e eu ainda não li. :S
    Preciso mudar isso logo.

    Beijos!

    P.S.: Vote na minha enquete AQUI, please!

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha! Tudo o que disse me deixou curiosa, o negócio da sutileza e de que o steampunk tá mais forte, demais, estou bastante curiosa para ler, e quem sabe posso comprar os dois agora, o jeito que você fala da escrita e da protagonista me deixou bem ansiosa, Alexia para o tipo de protagonista que amamos e o fim? Super curiosa desde que comentou no twitter... Ótima resenha, beijo para ti!

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito dessa capa e quero muito ler a série, espero achar barato no black friday mas to achando meio difícil. Fico feliz que ela continua surpreendendo e espero que publiquem logo o próximo!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. quando foi lançado Alma? eu fiquei muito empolgada para ler o livro. Nem sequer cheguei a ler e já lançaram a continuação. Claro que quero ler todos os livros da série. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  8. Olá, bem como se trata de uma série, não conheço o outro(s), não sei bem. Não curti a capa, achei que a modelo não favoreceu, a sinopse digamos que me assustou hihi, mas deve ser porque não li a série, nem soube dela. Mas tua resenha é muito boa, e a história parece muito bem construida, uma trama cheia de mistério e bem escrita. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li Alma? Mesmo só tendo lido elogios eu não senti vontade de conhecer a série, não sei pq :/

    ResponderExcluir
  10. Ainda não tenho Alma?, e nem esse, mas morro de vontade de ler. A cada nova resenha a série parece melhor ainda, e pelo que disse o segundo melhora demais o que é raro, a maioria dos segundos livros são mais ruins que o primeiro, adorei o que disse da autora, de elegância e tudo, também gostei do lado steampunk, conhecer mais o gênero agora que vai começar a sair mais por aqui. Ótima sua resenha, abraços!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.