04/09/2013

Resenha - Vidas Provisórias


Nome: Vidas Provisórias
Autor (a): Edney Silvestre
Páginas: 240
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Expatriados, separados no tempo e na geografia, Paulo e Barbara compartilham, além da experiência do exílio, o estranhamento pela perda de suas identidades, o isolamento e a sensação de interrupção do curso normal de suas vidas. Diferentes motivos os levam ao estrangeiro. Em 1970, Paulo, perseguido pela ditadura militar, é preso, torturado e abandonado sem documentação na fronteira, de onde segue para o Chile e depois para a Suécia. Barbara, com uma identidade falsa, deixa o país para trás em 1991 - durante o governo Collor -, fugindo de um rastro de violência, e se instala nos Estados Unidos como imigrante ilegal. Na Suécia, Paulo se apaixona por Anna, militante da Anistia Internacional, com quem forma uma família. Mas é perseguido pelas lembranças dos sofrimentos que viveu e por uma sombra em seu passado. Nos Estados Unidos, Barbara, ainda adolescente, sobrevive de faxinas e serviços de manicure, abandonando seus sonhos de entrar para a universidade e conhecer o mundo. Sem falar inglês, sob o medo constante de ser desmascarada, ela convive com uma rede de prostitutas brasileiras e esconde uma paixão impossível. Satisfaz-se em ser mais um rosto anônimo e estrangeiro na multidão, sem se integrar ao país que escolheu habitar.

Desde que vi o primeiro nacional da editora Intrínseca soube que seria a chance perfeita de conhecer mais a literatura atual do nosso país e principalmente a chance de ler obras diferentes, de finalmente sair dessa zona de conforto que surgiu acidentalmente nos últimos meses. Apesar de sempre ter tido curiosidade de conhecer os livros do Edney Silvestre este foi o primeiro dele que li. Sempre gostei do autor como jornalista e "Vidas Provisórias" acabou sendo mais do que uma surpresa. Todo o receio que tive sumiu em poucas páginas e o resultado é uma leitura de outro nível, diferente e impactante.

Perdoem-me se a resenha não sair da forma ideal, é um pouco diferente, fiz o possível para ser clara sobre minhas impressões do livro. A história apresentada por Edney Silvestre reflete com precisão a realidade de muitos jovens do nosso país em dois pontos cruciais da história do nosso país na segunda metade do século passado. A ditadura e o Plano Collor. Tanto eu como qualquer outro jovem da minha idade ou mais velho pouco conhece esses dois períodos. Tenho de confessar, e o faço com vergonha, de que sou sim grande entusiasta da História, mas não a do Brasil. Sim é vergonhoso, mas ao entrar em contato com o mundo de Paulo e Barbara vi o quanto é falho o meu conhecimento de épocas tão marcantes para tantas pessoas e para a nossa própria realidade. Ao mergulhar nas experiências sofridas e solitárias de Paula e Barbara tive a oportunidade vislumbrar com clareza as dores reais de tantos anônimos.

Edney Silvestre fala no e-book que complementa o livro, Aqueles Tempos, que contou com diversos depoimentos e a própria experiência para construir as histórias do livro, porém mais do que mescla de ficção e realidade, Vidas Provisórias é uma história vívida das incertezas que as mudanças no Brasil e no mundo causaram na vida não só dos protagonistas. A história paralela de muitos, os traumas sofridos ao ser preso por engano pela ditadura, a desilusão com o próprio país e com a família, o medo constante, a vida em suspensão que se vive no exterior, cheia de estranhamento e solidão.

Com uma narrativa de ritmo acertado e uma visão diferente para aqueles que estão distantes das realidades descritas, Edney Silvestre presenteia o leitor com uma trama equilibrada, um olhar crítico e aguçado dos diversos acontecimentos históricos citados e o impacto na vida dos protagonistas, com perspicácia repassa ao leitor vivamente as experiências daquela época pouco conhecida pelos jovens de hoje em dia. O cotidiano no exterior, as saudades e as impressões que muitos romantizam mostradas como realmente são por um escritor jornalista que acumulou em anos de profissão sensações e olhares únicos. Tudo isso aliado a um desenrolar de bom ritmo e um amarrar que deixa no ar a esperança de que a história continua.

Leitura que conquista o leitor nas primeiras páginas, rápida e instigante, com passagens marcantes, uma das que ficará na memória é sobre o pós 11 de setembro, relato que impressiona e com toda certeza não tinha parado para pensar. Um livro que merece ser descoberto por todos, uma história cheia de impressões e sentimentos que marca a já elogiada carreira literária de Edney Silvestre. A edição da Intrínseca está impecável, desde a fonte agradável, a diagramação diferente, o texto sem erros e os detalhes visuais da edição. Segundo entrevista do autor o livro é o primeiro de uma trilogia e estou torcendo para realmente ser. Adorei a história, a forma como ela é contada e a impressão de proximidade que a escrita do autor causa. Recomendado a todos, tanto aos que desconhecem os períodos que marcam a vida dos protagonistas quanto para os que procuram uma história vívida sobre os sentimentos constantes do exílio. Leiam e se surpreendam! Até mais!

24 comentários:

  1. Oie :)

    Olha o livro não faz muito o meu gênero apesar de se tratar de um assunto bem interessante, quem sabe um dia eu saia da minha zona de conforto como você mesmo disse, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ótimo! Adoro história do Brasil e quando os fatos são apresentados com uma linguagem simples e acessível é melhor ainda...

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Já baixei o e-book, agora só falta comprar o livro :D
    Adorei sua resenha (eu simplesmente não tinha ideia do que poderia ser a história do livro...)

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Nem tinha visto que era nacional! Ual, tá aí uma coisa bem interessante, pois achei o livro com uma história muito boa. E não decepciona né? Só tinha visto a sinopse dele e nada mais, com a resenha deu uma ideia melhor de como é e o que esperar. Gostaria de conferir se pudesse.

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh eu comprei esse livro hoje e agora entro no blog e tem uma resenha dele aqui *----*
    Confesso que não li tudo..pra não pegar nenhum 'spoilerzinho'..rsrs
    Mas adorei saber que você leu e recomenda..agora só esperar o meu chegar :)

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a resenha! Quero ler esse livro, com certeza :D

    http://recodificado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não fazia muito ideia do que falava o livro e não tinha vontade de ler não, mas você fala do livro de um jeito que fiquei me perguntando se não deveria ler. O tema é bem sério em alguns sentidos sabe, concordo que sabemos pouco dos horrores daquela época e que romantizamos a vida no exterior, não sei, fiquei curiosa agora. Ótima resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  8. Estou com muita vontade de ler os nacionais da Intrínseca pelo mesmo motivo que fala no começo da resenha, mas tinha gostado mais do outro por ser mais ficção mesmo, mas vi o livro na Bienal e achei lindo a borda azul e lendo a sinopse achei bem interessante. Sua resenha só confirmou os motivos para eu ler, por o autor ser jornalista me identifiquei bastante com o que fala da escrita e tal. Adorei, abraços!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da história, me interessou. Eu sempre gosto de ler sobre pessoas que mudaram de país (porque nunca viajo), mas li pouca coisa relacionada. Esse livro parece mostrar o lado triste de quem muda de país e é bom saber como é a experiência de quem faz isso. Adorei a resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ainda tenho um pé atrás com o autor,Edney Silvestre,mas depois da sua resenha fiquei com vontade de ler o livro.
    O enredo é interessante e me deixou intrigada, pois o achei bem verdadeiros sabe?!Isso é primordial,até pq adoro personagens e histórias que são o mais parecidos com a realidade.
    A capa tbm é bem bonita e, o melhor de tudo,é um autor nacional.Bjos

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é muito instrutivo. Boa iniciativa do autor desenvolver um livro com essa temática, de você por ajudar na divulgação, pois é de suma importância que todos nós tenhamos uma visão diferenciada das diversas épocas do país e também do que as pessoas passaram.

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li nenhum livro em que a historia se passasse muito no passado e ainda mais em uma época muito difícil como essa a ditadura militar, eu to lendo livros nacionais ultimamente, mas nenhum é como esse, e eu fiquei super curiosa para conhecer o livro do autor, pois aprendi a prezar muito os nossos autores e creio que não vou me decepcionar com essa leitura.

    ResponderExcluir
  13. Eu já sou meio apaixonada por esse livro só pela capa, o que é idiota, mas é verdade. Ler a sua resenha me deixou curiosa. Muito! Eu acho que fico curiosa com todas as suas resenhas, pra ser sincera, hahaha. Agora quero ler esse livro, não só pela capa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Amo História,mas como você falou e o que me entristece um pouco é que a própria história do meu país não me desperta muita curiosidade.Não sei ainda se leria esse livro agora,talvez deixaria para um outro momento!!
    Acho o Edney um baita de um jornalista,mas não tinha visto nem livro seu até agora..Gostei muito da resenha,quem sabe um dia desses eu não o leia!!
    Bjs'

    ResponderExcluir
  15. Desde que esse livro foi lançado se tornou uma das prioridades na minha lista de desejados. A capa é linda e a história é muito interessante, certamente é um dos livros que mais me interessou ultimamente. Adoro qualquer livro com esse tipo de temática, exatamente do jeito que eu gosto, então preciso ler pra ontem. Ótima resenha! ;D

    ResponderExcluir
  16. Não imaginava que era assim, pensava que era mais jornalístico e quero saber dessa época, principalmente da ditadura, quanto a era Collor eu só ouço a minha mãe comentar o quanto era difícil encontrar leite em pó para recém-nascido e que era muito caro. Espero que os próximos livros saiam logo.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Nossos autores estão com tudo, provando a cada dia que também são bons. Este livro eu não conhecia, mas já vou anotar o nome.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  18. Nossa! Que história! eu quero ler o livro e logo logo, pois me apaixonei pela resenha. Até esse momento eu não sabia desse livro. Já anotei para poder adquirir e ler.

    ResponderExcluir
  19. Eu tive a oportunidade de está na Bienal no dia em que ele foi lá conversar sobre esse livro, e outros assuntos, e eu acabei comprando o livro. Ainda não comecei a ler, mas é um dos próximos livros que eu vou começar. Adoro livros que misturam fatos históricos e ficção. Tenho certeza que é uma leitura bem prazerosa e assim que eu terminar de ler eu volto aqui para ver se eu tive a mesma opinião que a sua em relação ao livro.

    ;***

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia o livro, é a primeira resenha que vejo sobre. Mas parece ser muito bom, gostei do tema.

    ResponderExcluir
  21. É a primeira resenha que vejo fora as dos jornais claro e gostei muito do tom que usou e da forma que elogia o livro. Pensando em conferir, gosto do autor também e parece uma bela história. Parabéns pela resenha, sempre bom ver resenhas de livros diferentes do comum aqui, você escreve bem e fala muito bem dos temas. Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Estava bem na dúvida sobre os nacionais da Intrínseca porque os lançamentos foram tão pomposos e parecia livros mais adultos, de qualidade e diferente do que estou acostumada ler, mas amei a resenha, o jeito sincero que falou da história do livro e me pegou ali quando fala de conhecer a própria história. Os personagens parecem fascinantes e o autor é sem dúvida ótimo. Amei a resenha, espero ver a de Sal aqui. :)

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia esse livro, mas a capa já me conquistou, e sua resenha também! Entrou para lista dos desejados

    ResponderExcluir
  24. Eu já ouvido falar deste livro. Mas, eu acho que eu não o leria, embora a história pareça ser interessante. Apenas porque ainda tenho alguns livros que eu queira ler.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.