26/09/2013

Resenha - Fale!


Nome: Fale!
No Original: Speak
Autor (a): Laurie Halse Anderson
Tradutor (a): Flávia Anderson
Páginas: 248
Editora: Valentina
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer. Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra (insultos e deboches, sim) ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Desde que conheci os livros da autora com a chegada do primeiro deles ano passado aqui no Brasil que fiquei curiosa para ler o restante de seus livros. A história do livro anterior dela foi um retrato visceral e incomodativo de algo que eu mesma vivi e desde então queria conhecer seus outros livros. Laurie Halse Anderson foi uma das primeiras a discutir de formas diferentes assuntos sérios para os jovens e quando a Valentina anunciou Fale! mal pude esperar para ler.

A história é narrada por Melinda e logo no começo temos um vislumbre do que tem sido sua vida desde a fatídica noite que mudou tudo. Ela está começando no ensino médio e sabia o que lhe aguardava nos corredores da escola. Suas amigas viram as costas para ela, os outros alunos fofocam, riem, jogam bolinhas, comida e ofensas em sua direção. Melinda resolveu desde aquela noite falar apenas quando for impossível ficar em silêncio. Sua atitude é vista por alguns professores como malandragem. Suas notas estão caindo, ele se sente não só excluída, mas em suspensão, um corpo em funcionamento, mas sem vida. Tudo por causa da noite. As pessoas podem pensar que está assim por ser excluída depois de ter chamado a polícia, acabado com a festa e feito vários alunos serem presos, mas o silêncio de Melinda é mais doloroso e isso reflete em sua aula de artes. A medida que o ano passo Melinda está em guerra consigo mesma, cansada da exclusão, cansada de tentar, mas ainda assim a medida que o ano passa Melinda se vê tentando, a aceitar, a conversar a dizer a verdade.

Essa é a premissa da história apresentada pela autora. Através de uma voz narrativa compelida conhecemos a história de Melinda, através de seus pensamentos e suas ações pouco a pouco enxergamos e compreendemos a dor da personagem. O que no começo parece mais um silêncio proposital contra o falatório sobre ela ter chamado a polícia com o desenrolar da história a autora deixa claro o misto de dor e raiva que se abriga debaixo do silêncio de Melinda. As palavras não ditas e as perguntas de quem não quer realmente ouvir, com descrições precisas e um retrato vívido Anderson cria uma história sem dono, que se repete na vida real, seja qual for o motivo do sofrimento.

A protagonista consegue cativar o leitor e é nítido o crescimento da história ao longo dos capítulos, foi possível notar o amadurecimento da autora ao longo da história. Melinda cresce e se adensa, transparecendo mais do que angústia e dor. Os personagens secundários também são bons, apesar de alguns terem soado estereotipados infelizmente é possível correlacioná-los com a realidade. O final foi a melhor parte do livro, coerente e realista, sem resoluções permanentes, e sim uma promessa no ar. A libertação das palavras tão dolorosamente guardadas.

Leitura rápida, que envolve e prende o leitor até as páginas finais. Laurie Halse-Anderson construiu uma história única, um retrato realista que ajudou muitos leitores ao longos dos anos e que merece ser conhecido no país. A edição da Valentina está ótima, fonte boa, capa bonita e um cuidado especial desde o texto, a tradução e a diagramação. O livro é tocante e muito bem pensado desde a introdução feita pela autora para marcar os dez anos de lançamento do livro até a entrevista no fim e o pequeno aviso nas páginas finais. Recomendado a todos, desde jovens a adultos. Uma história que ensina a compreender além do que é visto e dito. Uma história que passa a dor de não conseguir viver dentro própria pele e uma história que fará o leitor entender que o silêncio das pessoas a sua volta nem sempre é o que parece. Leiam e se surpreendam! Até mais!

20 comentários:

  1. Fiquei bem interessada nesse livro, já que é um tema polêmico. Lembra um pouco aquela história da moça que, acho, era estagiária e foi numa festa dos caras grandes da advocacia e lá foi estuprada e não podia fazer nada. Acabou se matando. As consequências dessa história nao são tão catastróficas, mas a ideia é a mesma, é ninguém querer ouvir.

    ResponderExcluir
  2. De inicío não me interessei pelo livro, mas com as resenhas que tenho lido, mudei de opinião.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Já vi várias vezes, mas é a primeira vez que leio uma resenha.
    Gostei bastante e lerei assim que possível

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/ Segue lá

    ResponderExcluir
  4. Aquele outro livro dela quase fazia você sentir como a personagem, mostrava muito bem o que se passa com uma pessoa que vive aquele problema. Fiquei querendo mais também, a autora me conquistou. Esse novo tem outro tema muito bom e pelo que vi dele é bem abordado de novo. Dá uma mega vontade de ler.

    ResponderExcluir
  5. Protagonistas fortes e maturas assim são minhas prediletas! Alem disso, o título do livro me atraiu e muito. Já quero ler...
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas posso dizer que chamou a minha atenção! *-*
    Adorei! Estou seguindo aqui ><

    Beijos :*
    Blog ~~> kissofgloss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Amei a capa e gosto muito de histórias que se passam na época escolar, fiquei com muita vontade de ler esse livro!

    ResponderExcluir
  8. Vejo muitos elogios a esse livro. No início não tinha muita vontade de ler, mas estou ficando instigada.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser envolvente e bem intenso né? Já estava com uma vontade de lê-lo, agora então... Sempre achei essa capa linda! Espero ler ele logo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Estou doida pra ler este livro , já vi algumas resenhas positivas e negativas, mas não vou ler enquanto não ler o primeiro livro "Garotas de Vidro". hahahaha

    ResponderExcluir
  11. Oi! Eu quero saber o que aconteceu com ela e o pq dela chamar a polícia. O por que dela não falar e o que os pais falam sobre isso o que aconteceu? Não dá pra entender.

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler esse livro. O tema é algo bastante atual, diz respeito a exclusão e outras coisas mais. Um livro bem real, quanto ao que ocorre atualmente em várias ocasiões. Esse com certeza vou ler.

    ResponderExcluir
  13. A capa é uma graça e desde que li a sinopse fiquei interessada pelo livro!!
    Quando estava lendo sua resenha e me deparei com o trecho "que se abriga debaixo do silêncio de Melinda." na hora me veio na cabeça um filme que vi faz um bom tempo e gostei bastante. Pesquisei e confirmei, 'O Silêncio de Melinda', filme com a Kristen Stewart (eu achava ela boa atriz antes de Crepúsculo!), é baseado nesse livro! Achei que o livro fosse recente, mas como vc mesma disse, tem 10 anos já!!!
    Fiquei mais curiosa ainda pra ler, já que em geral o livro é melhor que o filme (que já é bom), e como não me lembro direito da história...

    ResponderExcluir
  14. Quando foi mostrado que esse livro ia ser lançado vi muita gente ficar feliz, e eu fiquei tipo o que tem esse livro, mas a historia dele parece ser muito interessante e que dó da garota deve ser triste não ter ninguém para conversar na escola, e tem filme né, eu ainda não vi, mas dizem que é bom.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. É um livro que tenho uma vontade incrível de ler..Os livros dessa autora me despertam uma curiosidade muito grande.
    Ela aborda assuntos comuns entre adolescente e queria muito ter a possibilidade de um dia lê-los.
    Adorei a resenha..
    Bjs'

    ResponderExcluir
  16. Nossa, amei a resenha, parece ser um livro bem forte. E essa capa é muito perfeita... Fiquei muito curiosa, e já vou procurar ele por esses dias aqui na livraria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Engraçado, eu nunca me senti com vontade de ler a resenha desse livro, embora já tenha visto várias na net. Hoje me esforcei par ler a sua e não é que gostei da história? Porque será que temos essa mania de barrar uma leitura? Talvez por causa da Capa? Por causa do título? Sei lá, preciso para com isso e ler todas as resenhas para saber do que se trata.

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha, parece um livro forte e daqueles que ficam com quem lê, muito bom! Ótima resenha, pretendo ler em breve e quero ver o filme. Beijo para ti!

    ResponderExcluir
  19. Adorei a premissa do livro, com certeza entro na minha lista de desejados. O drama da protagonista parece ser bom e fiquei curiosa para saber o que ocorreu na noite em que tudo mudou.

    ResponderExcluir
  20. Esse livro com certeza é um daqueles que marcam a nossa vida de alguma forma, e quando um escritor consegue transmitir uma realidade cruel em palavras tão bem calculadas, não há como não pensar que você poderia ser essa pessoa. Por isso vou ler esse livro.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.