09/05/2013

Resenha - A Síndrome E


Nome: A Síndrome E
No Original: Le Syndrome E
Autor (a): Franck Thilliez
Tradutor (a): André Telles
Páginas: 368
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Um estranho caso vem atrapalhar as férias de verão de Lucie Hennebelle, tenente de polícia em Lille. Seu ex-namorado ficou cego depois de assistir a um filme mudo, anônimo, com um roteiro enigmático, concebido por uma mente doentia. Simultaneamente, o comissário Franck Sharko, veterano da Divisão de Homicídios e analista comportamental na Divisão de Repressão à Violência, passa por um tratamento na tentativa de curar a esquizofrenia. No norte da França, cinco cadáveres não identificados foram encontrados sepultados a dois metros de profundidade mutilados de maneira atroz e em estado de decomposição avançada e Sharko cede ao chamado da aventura. Enquanto Lucie descobre os horrores escondidos no estranho filme, um misterioso informante do Canadá aponta-lhe o elo entre aquele rolo e os cinco cadáveres. Um único e mesmo caso, graças ao qual Lucie e Sharko, tão diferentes e ao mesmo tempo tão próximos em sua concepção do ofício, irão se encontrar. Das favelas do Cairo aos orfanatos do Canadá nos anos 1950, os dois colegas irão se deparar com um mal desconhecido, batizado como “síndrome E”. Uma realidade assustadora que revela como o ser humano pode ser capaz das maiores atrocidades.

O título em si já chama a atenção, mas foi quando li a sinopse do livro entre os lançamentos da Intrínseca é que fiquei intrigada com a história. Primeiro livro do francês Franck Thilliez a chegar ao Brasil, A Síndrome E nos apresenta uma trama intricada e misteriosa que mergulha nos mistérios do cérebro para construir uma das histórias mais intrigantes e complexas que li nos últimos tempos. Um thriller excepcionalmente inteligente que conduz um leitor fascinado pelos mistérios da neurociência e das conspirações.

Lucie Hennebelle estava no hospital visitando sua filha de oito anos internada quando recebeu o telefonema de um antigo namorado desesperado. Ludovic é um cinéfilo apaixonado e tinha acabado de adquirir um lote de filmes do filho de um colecionar belga que havia acabado de morrer. Filmes raros, antigos e muitos até sem nome. Ludovic estava na metade do filme quando ficou cego. Não enxergava nem um palmo adiante do nariz e por acidente ligou para Lucie, a ex-namorada policial. Nesse meio tempo no norte da França cinco cadáveres são desvendados e o caso encaminhado para Sharko, um dos mais bem-sucedidos investigadores e analista comportamental. Ele vive um pesadelo desde que sua esposa e filha morreram, mas resolve casos como ninguém mergulhando na podridão e na escuridão de cada crime. Sharko está intrigado com o caso. Por um lado parece cirúrgico e controlado, por outro uma matança sem sentido. Quando Lucie ao investigar a casa do colecionador belga em busca de pistas sobre o filme que cegou Ludovic recebe um misterioso telefonema do mesmo número que ligou para o colecionador minutos antes de este morrer o caso de Sharko cruza o caminho de Lucie. Pondo fim as férias e indo ao encontro do investigador em Paris Lucie precisa descobrir e rápido de que forma os dois crimes estão ligados antes que mais pessoas que tiveram contato com ele venha a morrer. Que segredo pode estar oculto entre as cenas daquela película? E quão escabrosos podem ser para valer a pena matar para manter o segredo?

A premissa básica é essa, mas o enredo é muito mais intricado e bem elaborado do que meu pequeno resumo. Franck Thilliez me surpreendeu com um dos melhores e mais instigantes thrillers policiais que já li em todo meu tempo como leitora. A narrativa é ágil, ao mesmo tempo que é penetrante e sutil. Audaciosa, repleta de voltas e reviravoltas e a cada minuto uma nova ponta e uma nova reviravolta sacode o leitor. Um conjunto harmonioso que desenvolve uma trama única e para lá de criativa. Cenas escondidas em um filme, pessoas mortas com o cérebro retirado, experimento em crianças, o efeito de imagens escondidas em filmes na mente humana. É fascinante a destreza com que o autor desenvolveu um assunto complexo e ainda manteve um ritmo ao mesmo tempo tenso e eletrizante.

Uma trama que passa da França ao Egito chegando ao Canadá, mas expande-se em uma surpreendente rede de crimes que sempre esteve associada aos segredos escondidos na fita. Um filme desconcertante e sem motivo aparente e que age na mente de quem assiste. Tanto Lucie quanto Sharko foram muito bem delineados, construídos com cuidado e casando de forma perfeita a trama do livro. Sem negligenciar os personagens em favor da trama Thilliez conseguiu desenvolver ambos de forma excelente. Uma história viciante, densa e assustadora que mantem o leitor preso até no fim tanto pela riqueza e inteligência da trama como pelos mistérios. Imprevisível e surpreendente.

Leitura rápida e deliciosa, uma escrita fluída e carregada de informação, um thriller harmonioso e inteligente. Ansiosa para o próximo livro com o detetive Sharko que a editora promete lançar ainda esse ano. Li a edição de prova da Intrínseca, mas não encontrei erros e a tradução é feliz em manter o ritmo sem travas. Uma história que sem dúvida ficaria perfeita no cinema. Um daqueles filmes que iria manter quem assiste preso de tensão e curiosidade. Recomendado a todos que buscam uma leitura diferente, com trama e desenvolvimento inteligente e que surpreende por todos os lados. Romance, mistério, suspense e ação. Leiam! É hipnotizante. Uma história que ficará rodando em sua mente por bastante tempo se você conseguir dar uma pausa entre a leitura. Até mais!

30 comentários:

  1. Estava curiosa para ver sua resenha. Achei o tema, mensagem subliminar do seu texto de ontem muito interessante e fiquei com vontade de ler o livro. Sua resenha está ótima, me deixou mais curiosa ainda. Adoro livros com reviravoltas e espero ter uma chance de ler em breve. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que livro demais! Cheio de suspense, mistérios desenvolvidos à partir de outros. A curiosidade parece que envolve o leitor a querer descobri cada vez mais o que vai acontecer nesse thriller super diferente!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! O livro deve ser demais mesmo! Adoro thrillers tensos e até mesmo os policiais. Trama inteligente tá tão difícil de achar sendo bem sincera. =D Amei a resenha, sincera e direta. Abs!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, quero taaanto ler esse livro, mas tem muitos na lista de espera ainda...

    ResponderExcluir
  5. Nunca me interesso muito por livros policiais de suspense. Mas esse, bem, ele parece ser muito instigante e criativo. E quer saber? Gosto de originalidade, de frio na barriga enquanto leio! Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  6. Adoro esse gênero, quero muito ler!

    Parabéns pelo blog

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Acho que vou amar o livro não só pelos vários gêneros que o envolvem, mas sim também no jeito que ele construiu os personagens.
    Como você falou eles parecem ser bem reais e complexos.Sem contar que a história não se passa nos EUA
    Gosto de conhecer novas culturas, não só os fatores positivos mas também os negativos. E a ideia do autor ter colocado isso no seu livro me fascina.
    Quero muito ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Esse livro me chamou muito a atenção, fiquei com os nervos à flor da pele só de ler a resenha. Não me recordo se já li algum livro do gênero, mas este parece ser tão bem escrito, tão forte e viciante que já estou entregue à história. Quero muito saber o que está por trás desse mistério, beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro thrillers mas nem sempre é fácil encontrar um realmente bem amarrado e bem escrito, pela sua resenha acho que vou gostar.

    ResponderExcluir
  10. Adoro thrillers e estou adorando a semana de thrillers da intrínseca. Um livro bem escrito e envolvente. Estou ansiosa para lê-lo, adorei a resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oo
    caramba!
    Eu me senti alucinada apenas lendo sua resenha imagina lendo o livro!
    É difícil encontrar um autor que consegue surpreender e não deixar o ritmo da leitura cair e este parece que chegou lá.
    Curiosa.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei curiosa, gosto de livros desse tipo ;)

    ResponderExcluir
  13. Goato de livro de suspense,quando li a resenha,eu pensei eu quero,eu quero rs.....

    ResponderExcluir
  14. livro de suspense é vida<3 amo demais, e recebi várias recomendações desse autor!

    ResponderExcluir
  15. Lembrei de o chamado rs. Quero mt ler esse livro, deve ter muito suspense, muito mesmo, nunca li um livro desse nivel, por isso quero ler ele. A historia é muito boa.

    ResponderExcluir
  16. Quando a Intrínseca anunciou os lançamentos, esse livro me chamou a atenção pelo nome (pq a capa é horrível :P). Depois que li a sinopse fiquei bastante intrigada!! A trama é muito interessante, e gostei de ler sua resenha e confirmar minhas expectativas de que o livro é bom!
    O bom de séries policiais é que são histórias independentes, então não ficamos naquela 'obrigação' de ler os próximos e fechar o ciclo.

    ResponderExcluir
  17. O que tu chamas de MEU PEQUENO RESUMO foi muito bom. Resenha sem spoiler, certo? é isso que procuramos!!
    Queo ler e deixar na minha estante!

    :)

    ResponderExcluir
  18. Amo thrillers e esse parece ser bem legal. Gostei de ler a resenha e fiquei mais curiosa em relação a este livro. Vou ver se consigo ler em breve. Por enquanto está na minha wishlist :-)

    ResponderExcluir
  19. Tenho lido muitas resenhas em relação a esse livro, e por incrível que pareça, ele é uma unanimidade. Sou fã de thriller, e se ele for tão bem inscrito assim como esse, já está mais do que aprovado. Pelo que entendi, todas as pontas são amarradas direitinho, e não deixa nada sem resposta, e tudo isso mantendo um ótimo ritmo. Quero ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Quero muito ler esse livro,pelas resenhas que já li sobre ele sei que é muito bom,todas falam bem e pela sua posso garantir que vou adorar.Ele faz meu gênero,é empolgante e prende o leitor do princípio ao fim.Vou ler muito ele,com certeza.

    ResponderExcluir
  21. Quero muito ler esse livro,pelas resenhas que já li sobre ele sei que é muito bom,todas falam bem e pela sua posso garantir que vou adorar.Ele faz meu gênero,é empolgante e prende o leitor do princípio ao fim.Vou ler muito ele,com certeza.

    ResponderExcluir
  22. Oi flor
    Acredito que esse é um thriller altamente psicológico e realmente perturba a mente do leitor. Pela resenha acredito que é absolutamente assombroso.
    Quero devorar esse livro.
    Bjus

    ResponderExcluir
  23. Nossa, adorei a história. Livros policiais e de terror são os meus preferidos e esse parece um ótimo livro do gênero, quero muito ler. Desanimei um pouco quando li em outro lugar que ele é o terceiro de uma série, mas parece que não tem problema. E já me animei novamente em quando soube que ele será adaptado para o cinema, então só pode ser muito bom. Adorei a resenha. ;)

    ResponderExcluir
  24. Esse livro me encantou já pela sinopse. Estou louca para ler ele e a sua sinopse me deixou ainda mais enlouquecida! kkkkk
    Faz tempo que eu não vejo lançarem um thriller que realmente me atraia (tirando os do Harlan, claro), então estou muito ansiosa por esse.
    Bjos

    ResponderExcluir
  25. Nossa esse livro é tudo que eu gosto e só vejo o pessoal todo querendo ler esse suspense rápido de tão bom, eu só não sabia que se tratava de um trilogia já que estou fugindo de séries, mas nossa não vejo a hora de ler.

    ResponderExcluir
  26. Nossa esse livro é tudo que eu gosto e só vejo o pessoal todo querendo ler esse suspense rápido de tão bom, eu só não sabia que se tratava de um trilogia já que estou fugindo de séries, mas nossa não vejo a hora de ler.

    ResponderExcluir
  27. É um livro muito bom mesmo, MAS QUE BIGORNA DE FINAL FOI AQUELE?!!!! Oo
    Tipo, deixa muito a desejar...desejar o próximo livro! Nossa mãe, é bom demais e de um jeito meio leve. Não é aquela coisa de livros que te deixam sem fôlego e sim doido pra saber mais, onde isso vai dar. Gostei do jeito que ele escreve, é uma história bem envolvente mesmo não é? Recomendado.

    ResponderExcluir
  28. Eu me lembro de já ter lido alguma coisa a respeito desse livro mas creio que não prestei muita atenção na época. Agora li sua resenha e fiquei fascinada com a história. Quero muito ler o livro.

    ResponderExcluir
  29. Achei incrível a história. Uma das coisas que me chamou atenção é que além de ser um leitura extremamente contagiante, é também repleta de conteúdo.

    ResponderExcluir
  30. Policial não é o meu gênero preferido, mas gosto muito.
    Tenho certeza de que vou amar esse livro, tanto pelo mistério quanto pelo o suspense e a ação, o que amo!
    Acho que nunca li nada de um autor francês, mas vou conferir para ver se são bons mesmo.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.