17/05/2013

Resenha - A Queda dos Reinos


Nome: A Queda dos Reinos
No Original: Falling Kingdoms
Autor (a): Morgan Rhodes
Tradutor (a): Flávia Souto Maior
Páginas: 408
Editora: Seguinte
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Numa terra em que a magia havia sido esquecida e a paz reinara durante séculos, uma agitação perigosa ganha forma quando três reinos começam a lutar pelo poder. Entre traições, negociações e batalhas, quatro jovens terão seus destinos entrelaçados para sempre: Cleo, a filha mais nova do rei de Auranos; Magnus, o primogênito do rei de Limeros; Jonas, um camponês rebelde de Paelsia; e Lucia, uma garota adotada pela família real de Limeros que busca a verdade sobre seu passado. Morgan Rhodes constrói uma mitologia complexa e fascinante, que mistura amor proibido, intrigas políticas e profecias milenares.

Desde que vi o livro na lista de lançamentos futuros da Seguinte fiquei ansiosa para ler. Gosto bastante de fantasias nesse estilo e me vi estupefata diante da história desenvolvida por Morgan Rhodes. Para quem estava esperando uma fantasia juvenil a surpresa foi grande, mas muito bem-vinda visto que esse tipo de fantasia mais madura e adulta é dificilmente visto por aqui. Espero o juvenil, o que temos em mãos é uma fantasia épica, com traições, lendas, bruxas, ganância, espadas e muito sangue.

Três reinos, quatro protagonistas e o futuro da magia e dos reinos. Lucia, Magnus, Jonas e Cleo estão entrelaçados por um destino sombrio e assustador. Tudo tem início quando Cleo e mais alguns nobres viajaram de Auranos até Paelsia em busca do famoso vinho do reino. Aron nunca foi uma pessoa muito agradável, nobre e cheio de excessos. Já bêbado acaba entrando em conflito com o vendedor dos vinhos e assassinando seu filho. Em Auranos a versão é que Aron agiu em legítima defesa para proteger Cleo, mas Jonas viu tudo e quer vingança contra Cleo e seu reino arrogante. Decidido a convencer o chefe de Paelsia a se rebelar contra Auranos ele procura uma audiência com o chefe. Mal sabendo que o chefe Basilius já havia se aliado ao reino de Limeros e ao rei Gaius, conhecido por todos por Rei Sanguinário. Faz muitos anos que o rei de Limeros deixou claro sua rivalidade a Auranos. Ele sempre desejou conquistar e unir todos os territórios, e essa aliança será o começo de sua ascensão. O que muitos não sabem é que Lucia filho do rei Gaius não é uma garota comum e o rei anseia pelo dia que sua filha se tornará a arma que lhe foi prometido dezesseis anos atrás. Mas Magnus, herdeiro do trono e irmã de Lucia não vai permitir que o pai use sua irmã dessa forma. Ele não é igual ao pai e luta para manter a indiferença diante do homem terrível que o pai é. Magnus, Lucia, Jonas e Cleo pouco a pouco percebem que essa guerra é o começo de tudo, algo errado, muito errado, que levará os quatro a caminhos antes inimagináveis.

O ponto de partida é o começo do conflito. A história é narrada através do ponto de vista dos quatro personagens tornando a trama mais complexa e interessante. Intricados, cada um a sua maneira, nessa guerra que começa os personagens se vem em meio a mudanças e a autora acerta ao trazer para o leitor um misto de visões e sentimentos. É impossível não se ver ligado a história e ainda mais complicado escolher um lado. Desenvolvendo com cuidado trama e personagens Morgan Rhodes surpreende o leitor com uma trama mais adulta, com uma mitologia rica e criativa. Com descrições belas e pontuais a história ainda chama atenção pela ambientação vívida e pela alternância harmoniosa entre a ação, história do mundo, dos personagens e da trama.

Outro ponto que merece destaque é a distinção da voz dos personagens. Um dos maiores problemas de termos vários pontos de vistas é a semelhança entre eles e aqui Rhodes consegue quatro vozes narrativas não só interessantes, mas também ricas e originais. Cada um com suas peculiaridades e características conseguem conquistar o leitor sem soar nem um pouco parecidas. A narrativa tem um ritmo agradável e o entrelaçar das histórias é que instiga o leitor. Encontros, desencontros e revelações pontuam a história assim como a exacerbação de sentimentos que fomentam a guerra. Ódio, vingança e revolta permeia entre os personagens e temas fortes são desenvolvidos. O livro é bastante adulto, mas não diria totalmente. Em certos aspectos pode-se observar elementos juvenis, mas é algo sutil. Os personagens estão todos adentrando na vida adulta e a autora se valeu desse momento de transição com perspicácia.

Leitura rápida, fluida e surpreendente. Morgan Rhodes constrói uma história rica que nos traz as melhores características da fantasia e não poupa personagens. Não apenas ação, espadas, sangue e guerra, mas personagens fortes e resolutos. Uma história de honra, amor, amizade, traição, dor e perda. Uma trama bem entrelaçada que remete aos melhores do gênero. O final é tenso e estou ansiosa para ler a continuação e presenciar o encontro desses personagens maravilhosos.

A edição da Seguinte que tenho é de prova, mas a fonte é boa, eu adorei que mantiveram a capa e a tradução está excelente. Recomendado a todos que gostam de uma boa fantasia, com elementos inovadores, que desperta sentimentos e um mundo a ser descoberto. Recomendo também para aqueles que querem começar no gênero e não sabem por onde. A história vai surpreender e conquistar você. Leiam! Até mais!

Queda dos Reinos - Morgan Rhodes
1- A Queda dos Reinos
2- A Primavera Rebelde
3- Sem Título Ainda
4- Sem Título Ainda

32 comentários:

  1. Oi! Eu sou uma das pessoas que achou que seria juvenil mesmo quase infanto-juvenil tipo outros tantos como Harry Potter, Fablehaven e Magya, não sabia que era quase adulta não. Adorei quando fala dos personagens e da construção da trama. A capa é mesmo bonita. Ótima resenha =)

    ResponderExcluir
  2. Estava curiosa com esse lançamento e sua resenha tirou a maior parte das dúvidas, e também vi seu comentário no twitter dizendo que era uma espécie de A Guerra dos Tronos mais jovem. Gosto bastante de fantasia e quero conferir antes que saia o dois. Adorei a resenha, abs.

    ResponderExcluir
  3. Não fiquei tão interessada na história. Parece interessante mais não leria agora.
    Gostei da resenha, beijos...

    ResponderExcluir
  4. Também gosto bastante de fantasia nesse estilo e estou super ansiosa para ler.
    A capa é muito linda, e a historia é bem interessante.
    Gostei do livro ser narrado por vários personagens.
    Quero muito ler.
    Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  5. Estava curiosa com esse livro, está sendo indicado por muitos blogs e eu achei simplesmente incrível. Adoro tudo que envolva magia, bruxas e esse mundo. Espero lê-lo em breve, adorei a resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um bom livro, não sei se o compraria mas se caísse nas mãos eu leria.

    ResponderExcluir
  7. Despertou minha curiosidade. A capa é atrativa.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha! Gosto bastante de fantasia, então achei a sinopse bastante interessante.
    Gostei bastante do fato de os personagens terem personalidades diferentes e narrativas peculiares, acho que isso os distingue bem um dos outros.
    Adorei a capa!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a capa, linda e gostei da sua descrição também! Leitura que flui, surpreendente, boas descrições, tudo isso torna fácil gostar da história!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro não tinha me chamado muito a atenção, mas depois de ler algumas resenhas comecei a me interessar bastante! Imagino que pelo selo a maioria pensou que fosse infanto-juvenil, incluindo eu...
    Gosto bastante de fantasia, principalmente distópicos ou com magia, mas épico mesmo acho que não li nada. Senti que foi pra mim a recomendação pra quem quer começar o gênero e não sabe por onde! heheh ainda mais que a trama que desencadeia os acontecimentos me atraiu bastante!

    ResponderExcluir
  11. Adoro fantasia, mas não juvenil então sua resenha me esclareceu bastante. Vou procurar mais resenhas e ver se leio. Afinal fantasia por aqui é tão raro que tem que ler todas mesmo. Adorei o blog e a resenha. Abraços!
    Nati Souza.

    ResponderExcluir
  12. Adoro fantasia e o livro também me chamou atenção faz um tempinho, assim que o vi fui correndo ler a sinopse e adicioná-lo na minha lista de compras.
    A capa é linda e adorei a resenha com ótimas descrições =0

    Beejo

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é lindo,e estou doida pra ler.Sua resenha me despertou minha curiosidade com relação a história,pois adoro fantasias e aventuras.Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Ótima resenha!! Eu já havia visto uma resenha desse livro, me fez ter vontade de lê-lo, parece ser um livro interessante e a capa também é convidativa, espero poder ler ele, pois fiquei muito curiosa sobre a historia. rs

    ResponderExcluir
  15. Super resenha! Adoro esse tipo de livro. Seja infanto juvenil ou adulto.

    Quero na minha estante e vou marcar como desejado com certeza. :)
    Beijocas

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha...adoro esse tipo de livro! beijos

    ResponderExcluir
  17. Amo ler livro de fantasia, cheio de magia e muitas surpresas. Então tenho certeza que vou adorar ler esse livro, principalmente agora que li sua resenha que está maravilhosa. Também amei a capa.

    ResponderExcluir
  18. Ao ler um pouco da sinopse do livro não tive muita vontade de ler, mas essa resenha despertou o desejo de ler! Espero ler em breve ^^
    Muito boa a resenha.

    ResponderExcluir
  19. A sinopse não retrata a boa trama. Sua resenha, ao contrário, leva a querer ler o livro. A narração de 4 personagens sem que se caia na repetição de modo narrativo ou conteúdo é uma grata surpresa.

    ResponderExcluir
  20. Eu estava sentindo bastante falta de livros com esse tema no mercado literário. Já bastou saber do que se trata pra me deixar loca por essa saga. O trabalho da editora Seguinte está MARAVILHOSO como sempre! Muito legal essa sacada da autora em colocar quatro pontos de vista diferente no livro. Mew preciso e MUITO desse livro \o/

    ResponderExcluir
  21. Achei bem interessante, curioso para lê-lo.

    ResponderExcluir
  22. Muito boa a resenha. Desde quando vi o seu lançamento já queria comprar. Só a sinopse já prende o leitor.

    ResponderExcluir
  23. Estou gostando cada vez mais de fantasias e sua resenha tirou meus receios da história ser jovem ou romântica demais. Achei a capa linda e pelo que fala o mundo da história é bem interessante. Fiquei curiosa, e quem sabe ganho o livro? Seria ótimo ter mais uma fantasia na minha lista. Ótima resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  24. Uau, gostei bastante! Acho que já tinha ouvido/lido algo sobre o livro, quer dizer, só a capa mesmo. Achei bem interessante isso das trevas X luz, nossa… até hoje mesmo na aula de teatro eu estava comentando sobre isso, falando do tanto que eu gosto disso, dessa oposição, dessa dupla personalidade. No caso, na historia, não chega tanto a ser dupla perso…. etc etc..
    O que mais gostei foi o fato da autora deixar misterios vagos que só lendo podemos ter uma ideia de como a historia de desenvolve até o seu fechamento. Quero muito ler esse livro. Dá até para se inspirar haha. Eu quero!!

    ResponderExcluir
  25. Gente, ainda não tinha lido nada sobre esse livro e adorei. Achei extremamente original, cheio de aventura e fantasia. Gostei muito mesmo. Não sou muito fã de livros com vários narradores, mas sabendo que o autor fez uma distinção eficiente entre as narrações, fico feliz.

    ResponderExcluir
  26. Toda vez que leio suas resenhas fico curiosa sobre. Seja ela negativa ou positiva. Mas consegue deixar bem claro quanto aos pontos bons e ruins, e isso acaba despertando uma curiosidade mesmo o livro não sendo tão recomendado por você. Enfim, estou louca pra ler e amei a resenha.

    ResponderExcluir
  27. Doida pra ler também, esse livro parece ser bom demais! Que trama não é? Adorei tudo nele.

    ResponderExcluir
  28. Olá,nossa esse livro me parece ser apaixonante. Intringas,amizades isso tudo é muito legal.Nossa essa estória deve ser demais,com muita vontade de ler com certeza!bjos'

    ResponderExcluir
  29. Até agora só tenho lido resenhas bem positivas em relação a esse livro. Eu achei essa história bem interessante, e assim como muitas pessoas, imaginava que era algo mais infanto-juvenil. O bom é que é bem escrito. Fiquei bem curioso pra ler. Outro ponto forte é essa capa. Arrisco a dizer que é uma das mais bonitas do ano.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  30. Esse livro é pra mim! Fantasia épica, lendas, bruxas... *_*
    Muito bom saber que essa é uma fantasia com elementos inovadores, que show!
    Amei a resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  31. Sou apaixonada por distopias, fantasias, lendas e bruxas... tudo que meche com a nossa imaginação. Fiquei encantada com a capa e depois de ler a resenha quero ler.

    Bjs|!

    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.