18/12/2012

Resenha - Nuvem de Morte


Nome: Nuvem de Morte
No Original: Death Cloud
Autor (a): Andrew Lane
Páginas: 288
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Conheça a Origem da Lenda: Você acha que o conhece? Pense duas vezes. Dois Cadáveres. Um Herói Extraordinário. Sherlock Holmes tem apenas catorze anos quando, ao caminhar por um bosque, descobre um cadáver. Trata-se de um homem. Está coberto de pústulas. É então que Holmes começa uma nova vida. Sua mente destemida e a sede de aventuras conduzem-no por uma jornada capaz de deixar qualquer um sem fôlego: da tranquilidade da vida no campo ao submundo das docas londrinas, enfrentando fogo, espionagem e sequestros, até o cerne de uma aterrorizante trama que poderá mudar o futuro da Grã-Bretanha.

Desde que descobri essa série através do catálogo da editora Intrínseca que fiquei intrigada com a ideia. Trazer a juventude de um dos mais famosos investigadores do mundo. Não só era uma insanidade como uma grande audácia colocar em prática a ideia de um Sherlock Holmes na adolescência. Convenhamos que só esse detalhe é mais do que suficiente para os que adoram o personagem. Passou um bom tempo entre ter a vontade e ler, mas cá estou. Andrew Lane conseguiu fazer um grande trabalho, é como se ele estendesse tudo o que sabemos sobre Sherlock e suas aventuras. Se subitamente alguém surgisse com histórias esquecidas no fundo do baú, mas que sempre estiveram ali.

Sherlock estava esperando por seu irmão no jardim do colégio interno para garotos quando o diretor o chama em sua sala. Seu irmão Mycroft o esperava com novidades nada agradáveis. Sua mãe piorou e ao invés de ir passar as férias na casa da família seria encaminhado para o tio no interior. A pequena cidade de Farnham é estranha, mas por sua sorte em sua primeira exploração conhece Matty Arnatt, que também tem quatorze anos e vive um um barco, viajando de cidade em cidade desde que o pai morreu no exército. Quando um estranho cadáver surge no meio da floresta perto da mansão dos tios, coberto de enormes manchas vermelhas Sherlock logo liga o fato a história que Matty lhe contou mais cedo na cidade. Já é a segunda morte no mesmo estilo e apesar de todos acharem que é a praga Sherlock tem certeza de que não é. O estranho pó amarelo recolhido no segundo corpo e a nuvem negra vista por Matty confirmam isso. Contando com a astúcia de seu tutor Amyus Crowe, da esperteza de Matty e da inteligência de Virgínia, Sherlock se envolverá em uma trama de vida ou morte com um esquisito barão, sua sede para derrubar o Império Britânico e um meio de ataque para lá de suspeito. O que será a nuvem que Marry viu? O que está causando as manchas nos mortos?

A partir dessa premissa a trama alterna o ritmo entre as partes de ação e as partes de desenvolvimento. A narrativa de Andrew Lane conseguiu capturar a essência do Sherlock que conhecemos sem parecer uma cópia. Um dos pontos altos do livro são a inteligência e rapidez de pensamento do personagem. Com descrições objetivas e informações interessantes sobre vários assuntos a história se desenrola sem voltas, de modo intrigante e criativo. A trama envolvendo o barão e a nuvem suspeita ficou bem criativa. Confesso que não havia imaginado a causa das mortes. O autor foi bem engenhoso ao misturar elementos e criar diálogos intricados. A forma como os personagens chegam às conclusões conseguiu trazer o velho ar conhecido de Sherlock Holmes.

Os personagens merecem destaque por seu desenvolvimento. São todos muito bem construídos e que funcionaram perfeitamente bem na trama. Crowe como tutor serve como uma ligação com a realidade, visto que jovens de quatorze anos não saem por ai sozinho atrás de assassinos e conspirações. Além de resolver o problema da plausibilidade o autor também introduz o meio por onde Sherlock aprende e aprimora grande parte de seus dons. Toda informação que Crowe passou, ensinou a Sherlock são úteis. Adorei ler e aprender algo novo. O jovem Sherlock também foi muito bem concebido. Não é canastrão e nem clichê, não copia ao mesmo tempo em que retrata e dá um vislumbre certo do que ele é como adulto. O final acontece no embalo do ritmo forte da história. Conclui bem a história e surpreende na medida com mais astúcia e soluções criativas.

Leitura rápida, agradável e impossível de largar. Um belo e instigante começo para a série. A edição da Intrínseca está ótima. Fonte agradável, e capa mantida. A história ficaria perfeita no cinema. Jovem que mistura de ação, mistério e aventura trazendo para nós a juventude de um dos maiores ícones da literatura. Recomendado a todos que gostam de um bom suspense investigativo. Que ainda agrega muitas informações e curiosidades. Leiam! Até mais!

O Jovem Sherlock Holmes - Andrew Lane
1- Nuvem de Morte
2- Parasita Vermelho
3- Gelo Negro
4- Fire Storm
5- Snake Bite

17 comentários:

  1. Oi Oi!
    Adorei a resenha, sou completamente apaixonada por Sherlock Holmes e ler esse livro pra mim será ótimo já que agrega duas coisas que adoro Holmes e mistérios.
    Aparece no meu blog.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quero MUITO ler estes livros do Sherlock, pois é um tipo de mitério que eu realmente curto!


    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma série que quero muito ler. Amo ler tudo o que se refere a Sherlock Holmes e não poderia de jeito nenhum deixar de ler esse livro. Já anotei nos meus desejados para leitura posterior.

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma série que não poderei deixar de ler, pois adoro ler tudo o que se refere a Sherlock Holmes e já marquei como desejado ara leitura posterior. Gostei demais da sua resenha.

    ResponderExcluir
  5. E se eu disser que nunca me interessei por um livro de Sherlock?

    ResponderExcluir
  6. Eu não consigo conceber Holmes sem Watson... (U__U)

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Estou passando para avisar que tem selinho pra você lá no Vem Ler Comigo!
    http://vemlercomigovem.blogspot.com.br/2012/12/selinho.html

    Vaisy do blog Vem Ler Comigo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Estou passando para avisar que tem selinho pra você lá no Vem Ler Comigo!
    http://vemlercomigovem.blogspot.com.br/2012/12/selinho.html

    Vaisy do blog Vem Ler Comigo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler esse livro. É exatamente o tipo de livro que eu gosto.

    Meio sumida por aqui. Na correria de final de ano quase não tenho tempo para nada, mas mês que vem retorno com força total.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  10. Também achei uma audácia!!! hahahhah Um absurdo, na verdade. Mas, no final das contas, pela sua resenha, o livro é bem construído, inclusive os personagens. Já fico mais aliviada, rs...

    Luciana

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, estou com muita vontade de ler agora. Ganhei de aniversário recentemente e ficou um pouco decepcionado, pensei que não seria grande coisa. Mas deve ser bom.

    ResponderExcluir
  12. Eu achei super suspeita essa série, mas pela sua resenha parece ótima. Eu vi os dois filmes mais novos do Sherlock e a série britânica e amo ambos. Fiquei com muita vontade de ler a série por causa da sua resenha! Ótima como sempre. :D Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Sensacional! Sherlock é um ícone, e trazer ele para os adolescentes pode ser uma ótima sacada, ou um total tiro no pé. Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas não comprei por medo da história não ser boa como as da Ágatha Christie. Mas depois de ler a sua resenha, talvez eu compre pra ler. Na verdade, eu estou BEM tentada em comprar pra ler. Me diga, os livros tem uma ordem que devam ser lidos? Ou tanto faz? A ordem seria a que você colocou no final do post?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a ordem é a que eu coloquei no final do post. O ideal é ler na ordem certa porque o amadurecimento de Sherlock, as coisas que ele aprende, a formação do Sherlock que conhecemos com Doyle é nessa sequência. Aprender a lutar boxe, aulas com o tutor, disfarces, como ele começa no violino e várias outras coisas. Melhor ler na ordem. :)

      Excluir
  14. Eu adoro a série! Quando lançou comprei sem nem pensar se ia ser absurdo ou fiel. No fim estava apaixonada. Andrew Lane conseguiu como você disse o que vários outros já tentaram. Aproximar a juventude do Sherlock que todos conhecemos. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  15. Como eu disse em outro post, eu ainda não li nenhum livro dessa série. Mas sei que o autor vem conquistando muitos fãs ;) Adorei a sua resenha, e tenho certeza que quando eu tiver oportunidade também irei gostar muito dessa leitura.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Adoro o Sherlock, apesar de nao conseguir imaginar a figura dele adolescente, adorei a capa do livro colocar na lista.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.