29/12/2012

Balanço do Ano - As Surpresas Positivas de 2012

Olá! Como vai? O final do ano está passando rápido demais. E cá estou eu com dois dias de atraso. Culpem meu aniversário e a gripe inesperada. Hoje trago para vocês a segunda postagem do especial "Balanço do Ano". Já tivemos "Os Melhores de 2012". Depois dessa ainda teremos: "As Melhores Distopias do Ano", "As Melhores Estréias de Séries/Trilogias" e "De 2013 Não Passa". Não tem muito o que explicar. Nessa lista vocês encontra os livros que eu li sem esperar muita coisa, mas que foi uma completa surpresa. Espero que curtam a lista e lembrem-se o número não é muito exato, afinal é bem difícil filtrar entre tantas leituras. São apenas cinco e provalmente não estão na ordem exata de surpresa. Vamos aos livros:

5º. Renascença, de Oliver Bowden
Comecei essa série por acaso. Ganhei o livro de presente e a curiosidade venceu a dúvida. Sempre tive dúvidas sobre livros que se baseiam em games porque muitos deles perdem na hora da adaptação. Mas foi uma grata surpresa ler "Renascença" e descobrir que o autor conseguiu transportar bem todos as cenas, descrições e pormenores que fazem toda diferença na ambientação da trama. Não são muitos os livros que conseguem do leitor uma total imersão no cenário, mas Bowden conseguiu. Para quem conhece o game é mais complicado ainda ler uma adaptação, pois esperamos a mesma sensação em cada detalhe, em cada batalha. O livro não é perfeito, mas chega próximo. Entrou para minha famigerada lista de quase favoritos. 

4º. Sereia, de Tricia Rayburn
Quem diria que um dia ia ler algo com sereias no meio. Esse livro sempre está barato no Submarino e foi depois de várias, e vários promoções que acabei comprando para completar o preço que queria. E não é que foi uma imensa surpresa? Primeiro pela grande diferença entre "siren" e "mermaid", que infelizmente se perde na hora da tradução por não existir palavra no nosso idioma. Só isso já me mantinha afastada. Porque na minha suma ignorância julguei o livro pela máxima "que graça tem mulheres com rabo de peixe?". O problema é que o sereia no livro é o de siren, da mitologia grega e não tem nada a ver com mermaids e seus rabos de peixe. Confusão a parte a trama também não fica atrás apresentando um bom suspense e uma boa construção. Se você não dá nada pelo livro é capaz de se surpreender também.

3º. Viva Para Contar, de Lisa Gardner
Apesar de ser frustrante começar uma série pelo quarto livro a sensação poucas páginas depois do começo era de surpresa total. Gosto do gênero policial investigativo, mas tenho que admitir que o gênero anda bastante constante na criação de suas tramas. Com finais e reviravoltas bem previsíveis. A história apresentada por Lisa Gardner difere ao trazer junto com os crimes um assunto pouco explorado e assustadoramente real. Afinal psicopatas não nascem adultos. Toda a história de crianças violentas que sem o tratamento de contenção adequado crescem para serem os monstros de amanhã é tensa. Nua e crua. A forma como a autora interligou as três partes da trama foi ótima. Não esperava nada demais e foi uma grata surpresa encontrar uma trama inteligente, instigante e muito interessante.

2º. Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare
Sempre atrasada quando se trata de séries muito badaladas. Eu amo séries e trilogias, mas acontece. Vez ou outra alguma série badalada acaba ficando para muito depois que todo mundo leu. O caso da série de Cassandra Clare. Não só pela sinopse como pelo que ouvia falar da autora e da história em si. Meu problema com séries conhecidas demais é sempre ler o que os outros comentam e cair na dúvida. Nunca tinha lido nada underground e jamas me vi lendo um livro com mitoligia de anjos, demônios na trama. Mas podem ver que deixei cair vários conceitos esse ano. Assim como as sereias. A construção do mundo é muito boa e entrelaça elementos variados, de conhecidos e novos. Cenário ótimo e se não fosse pelo modo como a autora desenvolveu seus personagens o livro teria me surpreendido mais.

1º. Belo Desastre, de Jamie McGuire
A curiosidade venceu o que tinha lido sobre o livro no Goodreads. Lá mais da metade odeia. Outra parte ama loucamente. Poucos são os que veem o livro no meio termo, como parte da realidade. Meu caso entra por ai. Não amei, mas vi que parte do que falam é puro exagero. O livro me surpreendeu porque tratou de forma plausível o assunto. Afinal não existe apenas namoros perfeitos e normais. Também existe relações estranhas, com amor demais, e principalmente existe amor entre pessoas completamente opostas. A autora ao contrário do que dizem não elogia esse tipo de relação ou faz dele um sonho. Ela contou o que muitas pessoas gostam de fingir que não existe. O ser humano é diferente. O romance foge do clichê visto em livros. Os protagonistas são opostos, mas ainda assim nenhum deles é perfeito. Amor não se escolhe.

E ai? Concordam com algum deles? Sei que ficou bem pouco, mas procurei ser sincera. Tem outros livros que achei bom e não esperava, mas apenas isso. Nada que mereça entrar na lista. Escolhi livros que no meio da leitura parei e pensei "poxa é bem melhor do que pensava" ou algo do tipo. Daqui a pouco tem mais postagem. Atrasou tudo. Gripe do verão é bizarro, mas todo ano minha mãe tem e acabo contraindo porque venho para casa. Além disso já tenho dor crônica ou seja parece que uma manada de elefante passou sobre mim. Enfim. Espero que me perdoem. As postagens de ontem e hoje sairão tudo agora. Quer dizer as postagens sairão com data de três dias. São várias postagens e decidi fazer assim. Mas não esquentem, não são tantas a ponto de ficar estranho demais. Até mais!

6 comentários:

  1. Eu adorei Sereias, mas Belo Desastre é o meu queridinho *-*
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Um cliente meu me indicou o Assasins Creed e agora estou louquinha para lê-lo. Fora ele, ainda tem o Belo Desastre, que dizem que é ótimo!

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí

    ResponderExcluir
  3. oi eu queria saber se vc ja me enviou o livro conselho de amiga

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu tenho Sereias pra ler, mas essa capa me dá medo, então eu nunca peguei pra ler. Cidade dos Ossos eu pretendo ler, por causa do filme. Todo munda fala tão bem, espero não me decepcionar. Tomara que assim como você, eu me surpreenda.

    ResponderExcluir
  5. Adorei Sereia e Belo Desastre. Achei ambos maravilhosos. E, realmente, são surpresas.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  6. tenho um tamanho preconceito, e isso é muito chato! As vezes deixo de ler um livro por alguém ter dito que era ruim. e muitos livros são maravilhosos, e eu não li proque a capa era feinha, ou coisa do tipo.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.